April 13, 2017

10 anos a viajar, 50 países



É inacreditável! Finais de Julho de 2007 estava a rumar para a primeira viagem da minha vida, mas daquelas à séria de três semanas, com a mochila às costas e um orçamento curto. Tinha terminado a licenciatura, assim como  o meu primo Sam, portanto tínhamos a desculpa perfeita para os nossos pais "Ah vamos no InterRail como uma viagem de finalistas", colou como um selo num envelope :P Claro que não podia deixar a Ana de lado, a minha amiga inseparável que estava deserta para fazer uma viagem destas há tanto tempo, era agora ou nunca


Quando olho para trás nem posso acreditar que gastamos cada um 1100€ pelo bilhete de interRail + alojamento + alimentação + todos os extras e nem iríamos viajar um mês... Mas sabem de uma coisa? Foi o melhor a ser feito. Nenhum de nós tinha qualquer experiência em viagens, a não ser os diversos acampamentos que fazíamos no Verão e as idas aqui e ali com os pais. Precisávamos de uma ajudinha extra e ao termos um passe de comboio para 21 dias em toda a Europa, conseguimos nos organizar razoavelmente bem e a viagem correu às mil maravilhas sem grandes contratempos. 
Ok, ajudou um bocado o Sam ter levado um Guia de Viagens na Europa e o facto da Ana ser mega flexível com uma personalidade easy going. Heyyy todos nós éramos tranquilos e não houve uma única discussão daquelas que gritamos e que só nos apetece é mandar o outro para um certo sítio, mas houve ali uns quantos momentos de tensão. Só que éramos 3 e as decisões faziam-se democraticamente. Cheguei a ir a sítios que não queria e cheguei a comer num restaurante escolhido somente por mim. Amei este "trabalho de equipa" entre os 3 e nem vale a pena dizer que o raio do travel bug picou-me nas horas. A verdade é que desde 2007 a minha vida mudou, as viagens passaram a correr-me nas veias. Alimentavam a minha sede de curiosidade. 


Morei nos EUA mas voltei para Portugal
Entretanto morei um ano nos Estados Unidos da América onde tive a oportunidade de viajar no Canadá, Jamaica e Rio de Janeiro e ainda fizemos uma road trip de carrinha pela Costa Este toda. 
Voltar a Portugal foi fácil pois estava a rebentar de saudades da minha comida portuguesa, dos familiares e amigos. Foi aqui que percebi que tinha tantas histórias para contar e que parecia que nada se tinha passado na minha ausência. Mesmo assim dei uma última oportunidade a mim mesma de ser como toda a gente da sociedade: aluguei casa, mantive o meu carro e consegui um trabalho como Educadora Social. Devia estar feliz certo? Só que havia ali qualquer coisa que estava a faltar na minha vida só que não sabia bem o quê. Ainda não sei bem porque carga de água mas a Índia começou a estar cada vez mais presente na minha vida, até que não aguentei mais, trabalhei um Verão inteiro com o propósito de abalar para a Índia sozinha e acabei por viajar 7 meses pela Ásia e Austrália. 


Apaixonei-me e começamos a viajar juntos
A partir daqui o Bruno juntou-se a mim e fizemos a América Central inteira desde México ao Panamá. Descobri a beleza de viajar com a pessoa que amamos mas não foram apenas rosas. O primeiro mês foi de pura descoberta, eu e o Bruno discutíamos muito porque passávamos 24 horas por dia juntos e não estávamos a conseguir chegar àquele ponto de equilíbrio. Quando finalmente percebemos o espaço um do outro foi uma maravilha, tanto que hoje em dia quando viajo sozinha sinto imenso a sua falta. 
Juntos andámos à boleia na Europa durante 3 meses, vamos à Califórnia todos os anos, andámos à boleia em Marrocos durante 5 semanas, fizemos algumas road trips por Portugal, fomos à América do Sul durante 5 meses e ainda andamos pela Escócia e Irlanda. 



De repente passaram-se 10 anos. 
E continuo feliz por ter tomado a decisão de viver a viajar. Hoje em dia não viajo tantos meses seguidos porque agora tenho uma casa onde morar e um género de rotina, mas viajar continua sendo uma prioridade na minha vida. É por isso que quando alguém me diz que não tempo ou dinheiro para viajar torço o nariz. Óbvio que há casos e casos, mas acreditem, se querem mesmo muito uma coisa vão conseguir ultrapassar as barreiras do tempo e do dinheiro. 


Se já viajei quase 50 países vocês também conseguem! 
E é mesmo aí que queria chegar. Por enquanto viajei ao todo 46 países e acho que seria interessante viajar 4 novos países para conseguir chegar ao número redondo de 50 países visitados ainda este ano. Em principio isso vai acontecer em Agosto e na Europa mas ainda não tenho grandes planos. É só porque sei que vamos ter férias do cursos em Agosto. Mas gostaria de alguma forma incluir vocês nesta viagem, isto porque sei que gostariam muito de viajar, por isso leiem este blog com regularidade (obrigada, obrigada) em busca de inspiração. Por isso, vão pensado nisso, Agosto viajar, que brevemente trago noticias :D 

Espero continuar viajar até que a saúde e vontade me permitam, de preferência, para todo o sempre. Tenham um excelente fim de semana e para quem celebra a Páscoa, uma BOA PASCOA! 

Já agora, quais são os países europeus que estão no topo da vossa lista?

Nota: primeira fotografia em Copacabana na Bolívia em 2015 e as restantes fotografias tiradas no InterRail de 2007. 



Join the conversation!

  1. Que bom! Já viajaste tanto!! E que venham mais 50 pela frende :D

    Beijinhos**
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ReplyDelete
    Replies
    1. Simmmmm por favor mais 50 no mínimo dos mínimos :D

      Delete
  2. Lindo! Parabéns por esse marco. Apesar de já ter viajado mais do que a maioria das pessoas que conheço, sinto que ainda é tão pouco e também eu tenho sede para mais, muito mais. E estou a lutar para isso. És sem dúvida uma fonte de inspiração e obrigada por isso! ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ohhh obrigada Filipa <3 Eu faço o que posso para vos inspirar hehe
      Sinto precisamente o mesmo, em.dez anos podia já ter ido a 100 =)

      Delete
  3. Muitos parabéns Marta!!! Que venham outros tantos. :)
    Onde é que vamos em Agosto? :P

    ReplyDelete
    Replies
    1. Grazie* vamos para uns paises muiiiito interessantes =D tas numa de te juntares?

      Delete
    2. Era na boaaaaaaaaa, mas em Agosto não posso mesmo tirar férias. :(

      Delete
  4. Parabéns por esse marco :) Na Europa, tenho muita curiosidade de ir à Islândia e à zona da Croácia e Eslovénia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tambem quero tanto ir à Islândia, mas primeiro preciso reunir condições financeiras =) A Eslovénia é linda com paisagens de cortar a respiração.

      Delete
  5. Ena pah!! Tanto país!
    Como eu te entendo. Sabe tão bem viajar e conhecer novos lugares e pessoas. Não há nada melhor para o corpo e alma.
    Lembro-me perfeitamente da tua vivência nos Estados Unidos (ainda foi no tempo do livejournal/fotolog?).
    Espero que este ano consigas chegar aos 50 países :D

    Na Europa conheço aqueles que já falaste. Mas estou curiosa para saber quais vão ser as tuas escolhas ;)

    Beijinhos
    Kat
    6800milhas.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fotolog wooowww sim, foi nessa altura que estava pelos states.
      Vou falar nos proximos destinos em breve Kat, acho que vais curtir ;)

      Delete
  6. Adorei este resumo. Para quando um livro sobre todas as viagens?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Um dia, um dia! Tem de ser algo premeditado porque a minha memoria é mazinha =P

      Delete
  7. 10 anos, 50 países, que bommmm!!!
    Que vennham muitos mais!!
    Beijinho grande*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Catarinaaaaa, muitos muitos mais até chegar aos 200 hehe

      Delete
  8. O Interrail também foi o ponto de viragem para mim. Mas foi bem mais tarde, em 2015 :) Antes disso já me tinha mandado sozinha para Rússia em 2013, para um projecto de voluntariado. Na verdade sempre viajei, especialmente percorrendo Portugal de norte a sul com a minha mãe, com uma tenda atrás. O meu bichinho vem desde aí, ou seja, desde que me lembro de existir :D Mas com o Interrail passei a ir mais lá para fora (depois de já ter visto TANTO de Portugal). Vou nos 20 países, mas sem dúvida que chegarei aos teus (quase) 50! Em Agosto vou para Budapeste e depois sigo para a Roménia. Se passares por lá avisa ;)

    Mundo Indefinido

    ReplyDelete
    Replies
    1. O interrail é que lixa isto tudo mas os verdadeiros culpados são os nossos pais hihihihi
      Vais a Budapeste em Agosto?! Uaiiii olha que ainda nos cruzamos girl =D

      Delete
  9. Espero que consigas chegar aos 50 este ano =)

    ReplyDelete
  10. Que bom, 10 anos, 50 países!
    Que venham muitas mais viagens! :)

    A Marca da Marta

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muiiiiitas mais Marta até ter de repetir paises porque já fui a todos =D

      Delete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.