August 4, 2016

Edimburgo: a não perder + informações úteis



Há imenso para vos contar desta minha última viagem à Escócia e Irlanda, então decidi começar pelo inicio: Edimburgo. Passear nesta cidade, que me recebeu de braços abertos, é como se estivesse numa Feira Medieval gigante, composta por casas de pedra de séculos passados. As pessoas são simpáticas e farão de tudo para te ajudar, o que trás um ambiente de grande aldeia. Fiquei apaixonada pelas casas e suas janelas e portas coloridas, pela decoração interior e exterior dos pubs, do verde dos inúmeros parques da cidade em consonância com o castanho das casas e seus telhados. 

Estive quatro dias sozinha a explorar Edimburgo, é por isso que tenho poucas fotografias minhas. No entanto, penso que é o tempo certo para absorver a atmosfera do local! 

Mas afinal, o que estive por lá a fazer? Quais são as minhas sugestões? Poderia vos dizer para irem ao Jardim Botânico, Old Town, Princess Street Gardens, St Giles Cathedral ou até à Scottish National Gallery, mas estes são locais que encontram com facilidade na internet ou guias de viagem, os que vou listar, já de seguida, são os menos óbvios, digamos. 

1. National Museum of Scotland

Começo logo assim com um museu turístico, mas deve ter sido o museu mais espectacular que já estive até ao momento e, por isso, tinha mesmo que constar nesta lista. Fica situado justamente no coração de Edimburgo, na Old Town. Se decidirem ir, deixem reservado uma manhã ou tarde inteira pois há muitas exposições e textos interessantes para ler e sim, o espaço é enorme. O que mais adorei é que há temas para todos os gostos, por isso, com certeza que vão ficar rendidos com, pelo menos, uma parte do museu. Desde História da Escócia na época pré-histórica até os dias de hoje, passando por arte, design e moda, não esquecendo o Mundo Natural, Ciência e Tecnologia, Antigo Egipto e o que mais me apaixonou, as Culturas do Mundo. 

Este museu não é só leituras, podemos encontrar vários televisores com vídeos interessantes, jogos interactivos, roupas de outras culturas/tribos e trajes típicos para vestirmos... Enfim, vale muito a pena. 

E espantem-se, este museu, tal como a maioria dos museus na Escócia, é gratuito. 

2. Water of Leith Walkway

Já que estava em Stockbridge, a minha área favorita de Edimburgo, resolvi fazer este passeio, que mostrou ser bem bonito, pois caminhas quase sempre ao longo do rio e tens oportunidade de observar casinhas típicas de Edimburgo. Podes fazer deste passeio uma actividade de 15 minutos ou duas horas. Eu iniciei no Stockbridge Market e terminei em Dean Village. 

3. Calton Hill 

Muitas pessoas que visitam o castelo de Edimburgo, vão também em busca de uma boa vista para a cidade. A verdade é que até ao dia de hoje ninguém me recomendou esse castelo, toda a gente disse-me que os 17£ de entrada não valem mesmo a pena. Então fui na mesma só para ter uma vista sobre a cidade só que estavam umas bancadas enormes e não consegui ver grande coisa. Não baixei a cabeça, e com um pouco de pesquisa, descobri que havia uma colina brutal que podemos subir sem grandes esforços, com uma vista à volta da cidade bem bonita. 
Uma vez lá em cima, existe a hipótese de subires uma torre para ficares ainda mais alto, sendo a entrada de 5£. 


4. Bookshops
Se são amantes de livros, preparem-se para delirar com as livrarias de Edimburgo. A maioria das bookshops são antigas, com aquele cheiro bem caracteristico a livro e uma decoração bem kitschy. Vale a pena fazer uma rota de bookshops, em que estejam incluidas: Armchair Books, Fruit Market Galley, Edinburgh Books, Looking Glass Books, The Old Town Bookshop, entre outros. Dica: Façam uma estimativa de quanto querem gastar para não se perderem :D 

5. Lojas de Segunda Mão e Vintage


Para quem não sabe, há muitos anos que não faço compras em shoppings ou nas típicas Zaras e Bershkas. A maioria da minha roupa é comprada em Feiras das Velharias ou lojas de segunda mão, quando não é trocada com amigas. Então, quando estou a planear a minha viagem, verifico sempre se há umas lojinhas interessantes. Qual foi a minha surpresa ao descobrir que Edimburgo é a terra das Charity Shops! Estas lojas denominadas de Thrift Shops nos EUA ou OP shops na Austrália, são utilizadas para angariar fundos para uma causa, seja para um projecto com sem abrigo, crianças portadoras de doença crónica, pessoas com cancro, etc, etc. Os residentes oferecem o que já não precisam e quem fica a lucrar: nós consumidores que gostam de reciclar roupa, as pessoas que trabalham na loja que normalmente são reformados voluntários sem nada para fazer e a população alvo de cada projecto. 

Pessoalmente gostei da maioria das lojas que entrei. A OXFAM normalmente tem livros e roupa de qualidade e ainda há a OXFAM books, uma delícia com preços de amigo :) Há também algumas Shelter, Barnado's, Salvation Army e Hospices of Hope. 
Como já vos tinha dito mais acima gostei muito da zona de Stockbridge, em parte porque tinha as minhas Charity Shops preferidas: Hospices of Hope e Bernardo's. Para além de terem uma excelente selecção de produtos, estavam deliciosamente decoradas e ficam situadas em casas antigas. Os preços são mais elevados que nas Charities habituais, mas pensando na causa, valem a pena. 

Por fim, não percam a Armstrong's Vintage na zona de Grassmarket, é uma loja vintage com produtos únicos e criativos. Vale a pena entrar, nem que seja para tirar umas fotografias e ficar maravilhado com a decoração exuberante. 





Informações Úteis sobre Edimburgo:

- Encontrarás voos mais baratos para Edimburgo com saída em Faro. O meu custou apenas 30€ com a companhia low cost Ryanair;

- Praticamente todas as lojas, cafés e museus fecham às 17 horas, então aconselho que comecem o vosso dia pela manhã. Esta dica serve para toda a Escócia, em que não consegui entrar em nenhum castelo;

- O autocarro urbano é de dois andares e custa 1.60£, não interessa a distância. Leva sempre trocado pois eles não te dão troco;

- O Scottish National Gallery é um óptimo local para WiFi grátis e casas de banho, mesmo que não vás efectivamente visitar a galeria :)

- Podes fazer o sotaque que quiseres ao dizer Edinburgh mas eles só entendem se disseres E-di-brá ou simplesmente E-brá;

- Prepara-te para subidas e descidas, um pouco como Lisboa e as suas colinas;

- Tal como em toda a Escócia, chove de vez em quando durante o dia, por isso tragam os chapéus de chuva ou uma capa/casaco para a chuva, para terem sempre convosco;

- Durante o Verão há luz até às 23 horas! Se gostam de dias longos marquem a vossa viagem para Junho ou Julho;

- Em Agosto há um festival na cidade inteira, é uma boa altura para a visitar mas organizem-se mesmo bem pois o alojamento acaba depressa.



















Fiquei rendida à beleza inerente da cidade, à sua história, ao facto de ser tão relaxante e tranquila, às pessoas que lá habitam, a diversidade cultural. Posso até afirmar que é das cidades mais deslumbrantes que fui e que toda a gente deveria experenciar pelo menos uma vez na vida.

Espero que tenham gostado das dicas e das fotografias aleatórias. Entretanto, se tiverem dúvidas ou quiserem perguntar alguma coisa, estejam à vontade :) Comentem aqui que respondo a toda a gente. 

Já foram a Edimburgo? Do que gostaram mais? Se publicaram sobre a cidade, deixem um link aí nos comentários.

Join the conversation!

  1. Eu vivo numa cidade mesmo ao lado de edimburgo. Adorei a tua descricao da cidade, excepto o chove de vez em quando...:P
    Este pais chove tds dias 'e incrivel :P
    No meu ultimo fds em edimburgo tive de desistir. Estava um tempo que nao se conseguia andar na rua, chuva e vento forte. Quase fiquei a odiar a cidade por isso :p

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh que bom Daniela, vives na Escócia, um dos países mais bonitos do Mundo :)

      Concordo com o chove todos os dias mas não me posso queixar da minha estadia de 4 dias. Cheguei com uma chuvada mas dois dos dias que estive lá esteve sempre um Sol magnifico, podes ver isso nas fotos, muitas com céu azul.
      Por favor, dá mais uma chance a Edimburgo, é uma cidade encantadora! :D

      Delete
  2. Quero muito conhecer Edimburgo Marta! Já ando a planear há muito anos e pode ser que seja para o ano! :D Estas dicas vão ajudar muito! Boas viagens!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vai sim :) se precisares de dicas extra é só perguntar!

      Delete
  3. Adoro esse estilo medieval e gostaria de conhecer mais lugares assim. Amei suas fotos, realmente lindas.

    ReplyDelete
  4. Que lugares lindos.
    Tenho muita vontade de conhecer.
    Forte abraços,

    Fran @ViagensqueSonhamos

    ReplyDelete
  5. Uma cidade muito linda! Este post despertou muita vontade em conhecer Edimburgo. As fotos estão maravilhosas! Obrigado por compartilhar.

    ReplyDelete
  6. Excelentes dicas! E também adorei as fotografias... Só viajei a Edimburgo uma vez e já foi há vários anos. Fiquei com vontade de regressar e explorar a cidade com um olhar distinto e alternativo, como este que apresentas. ;-)

    ReplyDelete
  7. Adorei Edimburgo quando lá estive antes de fazer uma road trip pela Escócia. Foi uma cidade que me surpreendeu muito. Descontraída, bonita arquitetura, envolvente da natureza,... Vi o pôr do sol em Calton Hill. Obrigado por me recordar desta viagem.

    ReplyDelete
    Replies
    1. O por do sol em Calton Hill deve ser mesmo lindo <3

      Delete
  8. Gostei muito do post!
    Edimburgo é uma das cidades que desejo muito conhecer e espero poder realizar este meu desejo breve.
    Adorei as fotos com os detalhes das portas e janelas... uma graça!

    ReplyDelete
  9. Cada vez que quero organizar uma viagem pela Escócia penso principalmente na chuva. estou mal abituada entra Itália e Portugal ;)
    Parabéns pelas fotos, estão lindas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Chove o ano inteiro, então não há hipótese haha é um país mesmo lindo, imperdível!

      Delete
  10. Irlanda e Escócia já estavam na minha lista há tempos. Depois do seu post, ainda mais! Mas é sempre dificíl ver fotos com céu azul desses lugares, não? rs
    Abraços,
    Ana Christ

    ReplyDelete
    Replies
    1. É difícil sim Ana, mas como podes ver ainda consegui umas fotos de céu azul. Aliás, nem me vou queixar pois em quatro dias em Edimburgo tive dois dias maravilhosos de sol e os outros foram umas chuvinhas de vez em quando.
      Acho que inconscientemente ainda não tinha ido a estes países por causa do tempo, uma vez lá é que percebi isso.

      Delete
  11. Edimburgo é uma cidade que eu queria muito ter visitado durante meu mochilão, mas nao deu tempo :( espero poder conhecer logo! Suas fotos são lindas :)

    ReplyDelete
  12. Sem dúvida que vou consultar este artigo quando for visitar a cidade. Só pelas fotografias dá vontade de pegar na mala e ir para lá.

    ReplyDelete
  13. Oh não! Essas livrarias são uma perdição para mim! Se não quero sair da Escócia com uma mala a pesar mais 10kg, tenho de ter cuidado, muito cuidado... A cidade parece ser mesmo encantadora :)

    ReplyDelete
  14. Edimburgo tá na minha lista! quero muito ir nesse Calton hill no inicio da primavera, realizam um festival bem louco naquelas colunas!

    ReplyDelete
  15. Vou estar 2 dias completos em Edimburgo e não sei o que fazer.Se faço uma daquelas roadtrips de 1 dia fora da cidade ou fique os dois dias na cidade...Sou uma nerd de História :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dois dias em Edimburgo :) há tanto para explorar nesta cidade velhota e linda de morrer. Ainda por cima nerd de História, vais é perder o voo e ficar mais uns dias hehe

      Delete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.