August 6, 2016

6 on 6 :: viagens


Já é dia 6 outra vez? Digam-me que não sou a única a sentir que o tempo este ano está a voar a mil à hora!
Sendo dia 6 já sabem o que vos espera: Projecto Fotográfico "6 on 6" com 6 fotografias de 6 bloggers magnificas. O tema deste mês surgiu tão natural, afinal de contas quem não vai de férias em Julho/Agosto? Ahh já sei, os moradores do Algarve, que é a única altura do ano que trabalham :D 
Vocês devem estar a pensar: "Boa Marta, tiveste a vida bem facilitada para o tema deste mês pois tiveste 3 semanas inteiras a viajar!". Estão enganados/as minha gente! Foi o mês de 6 on 6 mais díficil e frustrante para mim. Estas 6 bloggers que vos trazem o 6 on 6 todo o santo mês têm, para além da paixão pela fotografia, um gosto especial por desafios, então decidimos pôr em prática a ideia da Jiji de tirarmos fotografias apenas com o nosso telemóvel. Olhem que não é nada fácil, quando nos acostumamos à nossa adorada reflex, com todas as suas funcionalidades e qualidade.

Como sabem, estive duas semanas na Escócia e uma semana na República da Irlanda, e estes são países nada favoráveis para fotografias bonitas, uma vez que os seus dias são quase sempre cinzentos, seja Inverno ou Verão. 
No ínicio tentava tirar fotos para o 6 on 6 mas saíam sempre horríveis, escuras e nada a ver com o que os meus olhos viam. Durante dias a fio estive a obrigar-me a tirar fotografias com o telemóvel em condições e ainda não tinha conseguido uma única de jeito. Foi aí que decidi modificar o meu mindset, comecei a pensar no que iria fazer a seguir a esta viagem e deu-se o clique: "Viagens na Minha Terra" de Almeida Garrett. Iria passar uns dias no Algarve, antes de voltar para Lisboa, então decidi que estas viagens seriam na terra que me viu crescer. 

Depois de tudo explicado, e desde já agradeço por me deixarem desabafar aqui as minhas frustrações de fotografa-amadora-com-telemóvel-da-treta-em-apuros, deixo-vos com as minhas fotografias deste mês e explicações.

Vamos começar com a primeira fotografia deste post, que tirei no barco a caminho da Ilha de Tavira. Supostamente erámos para ter chegado às 18h30 para o jantar da minha querida Paulinha mas um comboio avariou, o que nos atrasou a chegada duas horas. Mas não me queixo, ao menos tive o prazer de assistir a esta maravilhosa conjugação de cores, a reflectirem sobre a ria. 

Todos os meses tento tirar uma fotografia a mim mesma para inserir no tema do 6 on 6 e este mês não foi expecção. Admito que tirei esta fotografia sem querer, mas quando a vi no telemóvel fiquei feliz que fazia parte da minha galeria, gostei do abstrato com a luz radiante. Assim já não precisava de tirar selfies ou felaborar todo um cenário. Aqui estou no speedboat para a Ilha Deserta, com a minha mãe, Bruno e Carla, que aparece numa foto mais abaixo.

Provalmente a foto mais cliché deste mês mas tinha que constar neste 6 on 6, pois foi tirada na Praia de Quarteira (onde nasci) e faz-me logo lembrar os meus tempos de infância que passava o dia na praia com os meus primos. Juntos aprendemos a nadar, a mergulhar de cabeça, a pescar, a construir castelos na areia com conchas, jogar às raquetes e a saltar das rochas para o mar. Sou, sem dúvida, uma menina do Mar e não posso ficar sem ele durante muito tempo.

Dormimos uma noite na praia, como manda a tradição, e acabámos por fazer uma fogueira. Nessa mesma noite fomos molhar os pés no mar e, para nosso espanto, havia plâncton por todo o lado! Aquelas luzinhas verdes que parecem pirilampos, isso mesmo. Foi lindo saltarmos e eles a brilhar nos nossos pés. 
Nesta foto o Sol já quase subia e a Carla pousou livremente... É precisamente assim que me sinto, quando fazemos fogo e adormecemos a ouvir as ondas do mar no nosso Algarve.

Um dos farois da Ilha Deserta. Ficam sempre tão bem aquelas riscas vermelhas e brancas com o azul intenso do Céu e do Mar. A água estava deliciosamente morna e tão limpida ao ponto de conseguirmos ver os peixinhos a passarem e as conchas na areia.

Como foi a nossa primeira vez na Ilha Deserta, resolvemos explorá-la, assim que o Sol estava menos forte. Fomos andando pelo mar com o objectivo de cruzar para irmos de encontro à Ria, até que caminhámos tanto que decidimos passar para o outro lado. Apenas tínhamos o biquini vestido, descalços e o telemóvel para tirar fotografias. Como podem imaginar metemo-nos numa aventura daquelas! No ínicio pareceu fácil, até que avistámos muita vegetação. O grupo concordou em continuar, sem olhar para trás. Mas rapidamente nos arrependemos pois picávamos os pés em cada passo que davamos. Admito que foi um bocado penoso, mas quando encontrámos esta passadeira de madeira na foto, demos pulos de alegria :)

Bem, espero que tenham gostado de acompanhar os meus dias pelo Algarve que, basicamente, foram passados na praia durante dia e noite. Notaram algo em comum nestas 6 fotografias? :) A cor azul está presente em todas. Já agora, onde passaram as vossas férias?

E vocês, Catarinas, Joanas e Vânia, não contavam com esta hein? "Ah e tal, a Marta deve estar a reservar as melhores fotos da Escócia e Irlanda para o 6 on 6 deste mês." :D Adivinhei os vossos pensamentos? Estou curiosa para ver as vossas viagens deste mês. 

____________________________________________

Join the conversation!

  1. hahaha É verdade! Então e não é que pensei mesmo que ias mostrar fotos da tua viagem? Em vez disso levaste-nos, e tão bem, em viagem pelo Algarve, pelas memórias da tua infância, pelas tuas aventuras ao longo dos dias que aqui passaste. E as viagens são isso: a nossa vida. :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muahahaha apanhada! Parece que transmiti bem a mensagem :)

      Delete
  2. Surpreendeste-me mesmo, confesso! Ahahah :D mas percebo a tua "mágoa" e deste a volta ao problema como só tu sabes fazê-lo: com a alegria de uma alma livre a voltar a casa, é assim mesmo, rapariga! Quanto Às fotos, adorooooo a primeira, está com uma vibe tão relaxada, e as cores são lindas!

    Jiji

    ReplyDelete
    Replies
    1. Jiji assim você mi deixa sem graça :D obrigada linda!

      Delete
  3. Admito que quando percebi que o tema era viagens, pensei: há aqui uma clara vantagem para a Marta :p Mas tu surpreendeste! E isso é espectacular! Ainda que a ideia tenha surgido dos problemas que tiveste em tirar fotografias durante a tua viagem, não deixou de ser um brutal twist que tu, menina das viagens por excelência, fizesses sobre a tua terra. Gostei do tema e da interpretação, porque apesar de termos esta ânsia por viajar e conhecer, há sempre um sítio a que chamamos casa que importa ser recordado. Adorei Marta! :)

    Aonde (não) estou

    ReplyDelete
    Replies
    1. Foi também uma forma de vós passar um pouco da minha infância e que o Algarve não é só milhões de pessoas no verão, ha tantas coisas para fazer e visitar nesta zona do país, praias praticamente desertas. E a liberdade de poderes ir para a praia a noite com amigos? Priceless!

      Delete
  4. eu adoro a ilha de Tavira!!! Que saudades! Acho q nao vou la ha uns bons 10 anos, mas traz-me muita nostalgia da minha infancia. Ferias ainda nao as tive, mas falta 1 semana para as ferias!!! Gostei imenso das fotos, especialmente a do guarda-sol :) Este ano pela primeira vez vou passar as ferias quieta em casa, ate porque nao posso ir muito longe mesmo estando a menos de 1 mes de ter a minha bebe. Vou aproveitar para fazer caminhadas junto ao rio, ler e dormir como se nao houvesse amanha e sonhar que estou com os pes na agua, no algarve no mes de Junho (sem a confusao toda), esse cheirinho que para mim significa casa :)

    ReplyDelete
  5. Ao ler este teu relato senti-me a viajar por esses sítios lindos do teu Algarve! Que bem que soube :D Adoro a fotografia da fogueira na praia! E pus-me aqui a pensar... Nunca dormi na praia! Vou ter de fazer essa "viagem" um dia :D

    ReplyDelete
  6. Muito bom este projeto! Interessante ver como cada pessoa, com base no mesmo tema, apresenta interpretações e imagens tão diferentes. O mesmo acontece com as nossas fotos. Podemos ir todos ao mesmo local, mas o que captamos é sempre diferente...tendo em conta muitos aspectos, entre os quais os nossos gostos e interesses! Parabéns a ti e às restantes bloggers! Beijinhos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sandrocas tão bom ver-te a comentar por aqui :) É uma das razões pelas quais continuamos tão motivadas, depois de quase um ano deste projecto. Estamos a desafiar-nos a nós e sabemos que temos mais 5 bloggers connosco. Adoro o feeling de ver as fotos delas e ler os seus textos. Reparamos que por incrivel que pareça muitas vezes damos o mesmo significado e depois há vezes que é completamente diferente.

      Grata por comentares,
      Beijinhos*

      Delete
  7. Sim, Marta, enganaste-nos a todas! ahahaha Eu estava mesmo à espera de ver fotos das tuas viagens mais recentes, mas ainda bem que nos surpreendeste desta forma tão boa! Adorei este diário fotográfico de verão e acompanhar a tua primeira ida à Ilha Deserta.

    Continua a surpreender, Marta, é um grande trunfo! ;)*

    Joan of July

    ReplyDelete
  8. Já não vou ao Algarve há anos! Nunca fui para zonas cheias de gente e as tuas fotografias fizeram-me lembrar isso mesmo - há Algarve sem enchentes, turistas por todos os lados, com praias a rebentar pelas costuras. Mostras isso muito bem aqui. Adorei as duas últimas fotografias, aquele céu está absolutamente fantástico! Fotografar com o telemóvel é sempre um desafio, mas conseguiste superá-lo :)

    ReplyDelete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.