May 22, 2017

10 cidades para viver durante um ano



Não sei se já repararam mas eu não sou bem uma pessoa da cidade. Preferia viver no campo e de vez em quando visitar a cidade para participar de eventos culturais. Claro que quando viajo visito algumas cidades de renome ou que pareçam-me interessantes para explorar mas não me estou a ver a viver numa cidade para sempre. A poluição constante, a vida agitada, os prédios por todo o lado, não é de todo o que considere qualidade de vida. 
Por outro lado há aquelas cidades que me fascinam pela sua beleza e sinto uma boa vibração assim que as piso. Conhecem este sentimento? Sorris enquanto passeias nas ruas e sentes de certa forma que pertences ali. 
Assim, resolvi fazer uma lista de 10 cidades do Mundo que já visitei e que era capaz de viver durante um ano... ou dois.
Barcelona :: Espanha
Sou fã assumida das obras de Antoni Gaudí e a sua arte pode ser encontrada em diferentes cantos desta cidade (Parque Guell, La Sagrada Familia, Casa Batlló...). Barcelona traz o pack todo incluído: boas praias, arquitectura fantástica, comida deliciosa, bares e cafés interessantes e ainda um estilo de vida alternativo. Extra! Extra! Se falares espanhol a tua vida está facilitada :)

Berlim :: Alemanha
Apesar as temperaturas geladas durante o Inverno, estou completamente rendida a Berlim. É uma cidade relativamente barata para a média da Europa com muitos lugares para serem explorados. Tens uma festa todas as noites com estilos de música diferentes. Mal posso acreditar que aproveitaram um aeroporto que já está em extinção para transformar num parque onde podes andar de bicicleta, skate, patins, beber uma cerveja ou juntar a família/amigos para um piquenique. Podemos também encontrar lugares abandonados brutais como aquele parque de diversões que fui com a Cláudia e a Joana e tivemos de subir a vedação, que bela aventura!

Istambul :: Turquia 
Uma cidade dividida entre dois continentes: Ásia e Europa. Tens o melhor de dois mundos aqui e o resultado é uma riqueza cultural imensa. Poderia passar uma semana inteira a admirar mesquitas por dentro e por fora, não que seja religiosa mas a arquitectura é dos deuses. Muitos estudantes turcos decidem viver nesta cidade então é relativamente jovem com muitas actividades de dia e de noite.

Lisboa :: Portugal
Sinceramente, também gostaria de incluir o Porto nesta lista mas queria escolher apenas uma cidade de cada país. Lisboa está repleta de História e cultura, diria até que não é preciso um plano para visitar os famosos sítios da cidade, em vez disso perde-te por entre as suas ruas e ruelas e irás surpreender-te com: casas bonitas antigas, vistas de cortar a respiração (com a ajuda dos miradouros), a vida do Bairro Alto durante o dia e a noite, comida fabulosa, eventos sociais e culturais a acontecer o tempo inteiro e muito mais. Considero Lisboa uma das cidades capital mais bonitas do Mundo! 

Lyon :: França
Uma cidade que não tem um mas dois rios, só pode ser incrível! Adoro o ambiente multicultural que se vive nesta cidade, especialmente a zona turca e a sua gastronomia bizarra. Podes caminhar por todo o lado e ainda tens um dos parques mais bonitos que estive: Parc Tete D'Or. Os cafés e restaurantes da baixa são tão amorosos, decorados com flores e plantas muito ao estilo francês. 

Melbourne :: Austrália
Não é apenas a baixa da cidade que é maravilhosa com edifícios altos e modernos, qualidade da arte de rua, os artistas do Mundo inteiro a tocar música ou a fazer shows na avenida principal, arte e arte e arte por todo o lado, são também os dandenongs, o Great Ocean Road e um dos melhores festivais de sempre o Rainbow Serpent. Está muito bem organizada e os meios de transportes funcionam às mil maravilhas. Encontrei lojas em segunda mão com artigos em conta e de qualidade. Uma das minhas áreas favoritas é St. Kilda por estar perto da praia.

Praga :: Republica Checa 
As estátuas negras descuidadas da cidade conferem alma ao lugar sendo das coisas mais bonitas que já vi na minha vida! Gosto bastante do ambiente da cidade e dos seus jardins escondidos. O facto da cerveja ser tão barata e haver tantos habitantes internacionais dá-lhe mais uns pontos.

Rio de Janeiro :: Brasil
Para muitas pessoas um dos lugares mais perigosos, para mim the place to be. Sempre tive este sonho de viver numa Favela do Rio e ajudar comunidades com projectos de desenvolvimento e cooperação. Adorei visitar o Jardim Botânico, a Floresta da Tijuca e outros tantos parques espalhados pela cidade maravilhosa. Os brasileiros são um povo simpático e amigo, que não perdem um bom momento de diversão. Poderia beber uma água de coco ou uma caipirinha uma tarde inteira enquanto observo uma roda de capoeira ali no meio da rua. Aprender a sambar, o Carnaval, o Ano Novo todos vestidos de branco na praia? Sim, sim e sim. 

São Francisco :: USA
Viver nos EUA não é algo que chame por mim mas há qualquer coisa de mágico nesta cidade. Toda a minha vida tenho ouvido falar nos anos 60 em São Francisco, como as pessoas queriam ser livres, a lutar pelos seus direitos, pela paz e pelo amor, foi a melhor década de sempre, quem me dera ter vivido nessa altura. Adoro o estilo de vida, as lojas artísticas e criativas, a comida internacional e as pessoas que nela habitam. Gosto da ideia de Flea Markets ao longo da baía. Facilmente tornaria moradora do Haight Ashbury (se fosse milionária) numa casa vitoriana e colorida e trabalharia com os sem abrigo em Sonoma ou na Market Str. Quando precisasse de paz iria até ao Golden Gate Park ou à praia. 

Toronto :: Canadá
Costumo dizer que em Toronto respira-se cultura e inspira-se culturas. É uma cidade alternativa com livrarias, lojas de antiguidades, lojas de artesanato urbano únicos e especiais. É tão bom perdermo-nos na Chinatown e explorar a cidade de bicicleta. Iria andar de barco todos os fins-de-semana :)

O que acham da minha lista de cidades? Quais cidades viverias durante um ano?

Join the conversation!

  1. Ora, neste momento, por aqui, até iamos para Istambul :: Turquia!... 😉

    Cá por casa, até andámos a fazer Turkish Delight, a propósito de um TPC do filhote, aqui: http://feltronasmaos.blogspot.pt/2017/05/martine-dona-de-casa-preparou-turkish.html?m=0 😁

    Beijitos,
    bem hajas por todas estas sugestões de viagens que, por si só, já são uma outra forma de viajar!...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estive em Istambul duas vezes e convidem me só para verem se não volto? :D é uma cidade sem igual, adoroooo o ambiente caotico e a culturalidade.

      Haha estou a lembrar me desses bolinhos, comi uns quantos nesses mercados imensos por lá. Que rico TPC :D
      Beijinhos e boa semana!

      Delete
    2. Também já provei os originais, que me trouxeram precisamente de Istambul... Uma verdadeira delícia! Os relatos que me chegaram de Istambul, foram precisamente esses sobre "o ambiente caótico e a culturidade"!...

      Quanto ao TPC, às vezes, é preciso ser-se um pouco criativo para não se desmotivar!... 😉

      Beijitos!

      Delete
  2. Não sou nada de cidade!! Em Portugal vivia ao pé de Lisboa e cheguei a trabalhar mas não gostava...numa cidade o ritmo vida é sempre mais acelerado, corremos sem saber porquê!! Aqui em França vivo entre Lyon e Genève mas numa vila muito calma :) A primeira vez que fui a Lyon perdi-me eheheh beijinhos minha querida!!

    ReplyDelete
  3. Eu adorava poder ir a Alemanha <3
    Beijinhos**
    Rose
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ReplyDelete
  4. Tenho muita curiosidade em relação ao Canadá e acho que iria gostar muito da típica Londres (mas a ideia de chuva todos os dias deixa de me atrair à medida que penso mais nisso).
    Acho que o Porto é uma cidade fantástica para se viver e eu sou de Lisboa!

    ReplyDelete
  5. Aiii também quero! Eu também vivia em todas durante um ano ou mais!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ReplyDelete
  6. Eu escolhia Lisboa ou Barcelona para viver durante um ano ou mais! :D

    A Marca da Marta

    ReplyDelete
  7. Sabes, eu sinto-me um bocadinho de todo o lado... Ainda não houve uma cidade ou localidade onde não tivesse pensado "eu conseguia viver aqui". Não conheço todas as que tens nesta tua lista, mas acho que me sentiria bem em todas elas. Claro que Lisboa continua a ser a minha preferida, mas isso é um outro assunto :P Lisboa será sempre Lisboa, ainda está para ser construída a cidade que tire Lisboa no meu (eterno) primeiro lugar <3

    Mundo Indefinido

    ReplyDelete
  8. Adorava viver sem dúvida em Barcelona e talvez em Melbourne :D

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ReplyDelete
  9. Só conheço 4 das que indicaste (Lisboa, Barcelona, Berlim e Lyon) mas sem dúvida que escolheria Berlim, acho que Berlim tem a minha cara. Foi uma cidade que adorei e me surpreendeu muito. É super alternativa, tem sempre coisas a acontecer, rica em história e cosmopolita! E mesmo no meio do turbilhão tens parques para relaxar e pequenas feiras para todos os gostos :)

    ReplyDelete
  10. Barcelona! O meu grande amor <3 Também mudava-me para o Porto já sem nem sequer pestanejar ahaha! Se a tua onda é o campo tens que ir à Toscana Marta! É que tens mesmo <3 beijinho

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vá mais um pra lista de 900 quilómetros =) Barcelona e Porto são muito parecidos em termos de ambiente, é o que sinto!

      Delete
  11. Olá Marta!!
    É impossível ler os teus post e não ficar cheia de vontade de fazer a mala e ir viajar!
    Viver um ano numa cidade grande não é de todo para mim, mas passar uns dias de férias numa cidade destas não me importava nada!!
    Férias que palavra maravilhosa, ihihihih! E nem de propósito entro de férias amanhã!!
    Beijinho grande minha querida!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Querida Catarina,
      Olha que noticia maravilhosa =) mesmo que não vás viajar fora do país uma escapadela é sempre bem vinda, Portugal é muito bonito e tem muito por onde escolher :D
      Boas férias!! Beijinhos

      Delete
  12. Ai que post mega giro! Adorei o teu blog e já estou a seguir :)
    Um beijinho

    https://diaryofalittlebee.blogspot.pt

    ReplyDelete
  13. Olá Marta!
    De todas estas cidades só conheço 4 (Barcelona, Berlim, Praga e Lisboa) e apesar de gostar de todas (cada uma à sua maneira) a única onde me via a "ficar" mais tempo era Barcelona. Adoro, já lá fui 5 vezes e sempre que puder volto. É uma cidade super jovem, artistica e criativa. De qualquer modo prefiro ir por curtos espaços de tempo. :)
    beijinho

    ReplyDelete
  14. Berlim é sem dúvida a minha cidade europeia favorita e a única que sou capaz de equacionar viver fora de Portugal. A carga artística que a cidade tem é incrível e os berlinenses são completamente diferentes do resto dos alemães :) Agora ando com muita vontade de conhecer Praga, mas acho que ainda não vai ser este ano :) beijinhos

    Vânia
    Lolly Taste

    ReplyDelete
  15. Adoraria (e já ponderei) mudar-me para Barcelona por uns tempos :) Sou fã incondicional de Gaudí. E Austrália então.. beijo

    The Brunette's TofuInstagram

    ReplyDelete
  16. São Francisco, Praga e Barcelona seriam as minhas escolhidas :D

    Beijinhos

    ReplyDelete
  17. Amsterdam!! Já cá vivo há 5 anos e todos os dias me apaixono por esta encruzilhada de pontes e canais. Barcelona e Praga também me estão no coração. Já agora, muitos parabéns por este blog tão inspirador e simples de se ler.

    ReplyDelete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.