January 6, 2017

Balanço do projecto fotográfico 6 on 6

Faz hoje precisamente um ano que eu mais cinco bloggers anunciámos ao Mundo a realização de um Projecto Fotográfico em conjunto, que poderia durar uns meses, mas acabou por durar doze meses.

Este é sem dúvida um desses projectos que ficarão no coração, pois acompanhou-se durante o ano de 2016, até mesmo nas minhas viagens! Que bonito, olhar para o ano anterior através de fotografias. Mas o que o fez mesmo especial foram as pessoas por trás dele, aquelas que aceitaram o desafio e que juntas, caminhámos durante um ano para o grande objectivo de fotografar mais e melhor. 

 Tema: Infância | Autora: Vânia Martins do blog Raining Days and Mondays

Cada mês alguém propunha um tema para o mês seguinte, por isso os temas eram decididos um mês antes de sair a publicação. Posso dizer que a primeira semana de cada mês era a mais agitada no nosso grupo secreto 6 on 6 no facebook, porque era a altura de virmos com um tema novo (normalmente alguém sugeria algo que gostasse e nós confirmávamos) e porque faltavam alguns dias para a publicação sair e aconteceu, a algumas de nós por algumas vezes, estarmos a mil pois ainda não tínhamos uma única foto ou ainda faltavam duas ou três para terminar :D  Os desabafos naquele grupo eram uma constante "Sinto-me pouco criativa", "Não me apetece fotografar" ou "Faltam dois dias e tenho uma foto". Ao invés de ficarmos stressadas não, vínhamos com piadas engraçadas ou palavras encorajadoras e, como por magia, a motivação voltava. 

Tema: Movimento | Joana Sousa do blog Jiji

Ao escrever este texto as lágrimas vêm ao olhos e o coração está apertadinho, mas a verdade é que esgotámos este projecto. Nos últimos meses deixávamos tudo para o fim e trazer temas novos e interessantes passou a ser uma tarefa árdua. Por isso, posso dizer que o projecto terminou na altura certa :) 

O que aprendi neste 6 on 6? Oh tanta coisa. Nunca pensei que teria de sair tanto da minha zona de conforto, como fotografar pessoas ou montar cenários para fotografar. Também vi-me "obrigada" a sair de casa, mesmo em dias nublados, para encontrar a última fotografia. Assim que pisava a rua sorria, porque graças a este projecto estava no exterior e estava a adorar! Os dias cinzentos, frios ou chuvosos não são a minha praia e acabo por ficar em casa nos meus tempos livres. Agora tinha uma desculpa fabulosa para sair! Obrigada 6 on 6! 

Tema: Infância | Autora: Joana Claro do blog Às Cavalitas do Vento

Ao olhar para cada post, consigo ver claramente a nossa evolução, a nova forma de ver o Mundo, a utilização de técnicas para maior qualidade. Percebi ainda onde tenho de insistir mais (fotografias de pessoas aleatórias e detalhes) e finalmente aprendi a mexer no menu da câmara. Posso dizer que estou muito mais à vontade com a luz e que este projecto fez aumentar a minha paixão pela fotografia, tornando-o um dos meus passatempos predilectos. 

Foram várias as pessoas que serviram de modelo, fico muito grata por entrarem neste desafio! Também servi de modelo numa ou outra ocasião :D E ainda percebi que as fotos de flores inserem-se em qualquer dos temas! 

Os meus temas preferidos, ou aqueles que me deram mais gozo fotografar foram: Inícios, Padrões, Outono e Verbalizando. Os temas que gostei menos fotografar foram: Feminino e Arquitectura, os temas em si motivavam-me e gosto imenso, mas nesses dois meses estava com a criatividade em baixa. 

Tema: Viagens | Autora: Catarina Coelho do blog A Girl in Mint Green

Tal como vos disse no inicio deste post, o 6 on 6 esteve também presente nas minhas viagens, que foram quase um total de quatro meses em 2016. Não foi tarefa fácil, admito. Tanta coisa para explorar e ali estava eu, duas a três horas agarrada ao portátil a editar fotos e texto para que o post saísse no dia 6. Por outro lado foi giro, muito giro até, passear por lugares desconhecidos e pensar que aquele momento seria perfeito para o tema do mês. 

Ora, em Janeiro e Fevereiro estive no Camboja e Tailândia, daí as fotos do tema Feminino serem desses países. O mesmo aconteceu com o tema Movimento, em que estava a viajar pelo Myanmar, mas também pelo Camboja e Chiang Mai (Tailândia), já no inicio de Março. Em Agosto com o tema Viagens, podia perfeitamente incluir fotos da minha viagem pelo Reino Unido mas não, decidi fazer surpresa às minhas parceiras do 6 on 6 e acabei por fazer um "Viagens à Minha Terra", o Algarve. Para o tema de Novembro tínhamos em mãos o Outono e estava na California! Adoro a Natureza por lá nessa altura do ano, mas estive a trabalhar e acabei por incluir algumas fotos do Halloween. Por fim, no último mês de 6 on 6, encontram uma foto das palmeiras em Venice Beach, Los Angeles. 

Digam lá que não foi bem porreiro, o 6 on 6 a acompanhar-me nas viagens? :) 

Tema: Quatro Elementos | Autora: Marta Chan do blog Viver a Viajar (sou eu haha)

Assim, posso concluir que o balanço deste projecto foi bastante positivo! Poderia ser perfeito, se no final do ano uma de nós tivesse que abandonar o 6 on 6, mas é isso, por vezes não conseguimos mesmo e devemos ser totalmente honestos connosco próprios e com o resto do grupo e, simplesmente desistir. Ainda assim continuámos cheias de força até ao final do ano e os resultados estão à vista! 

Ah! E desengane-se quem pensa que acabou por aqui. Gostámos tanto de trabalhar juntas, foi tão divertido, aprendemos tanto que decidimos continuar a fotografar em conjunto! Sim, sim, o nosso grupo do facebook continua em acção para vos trazer um novo Projecto Fotográfico :D Mas o que será? Isso só ficarão a saber lá para o final do mês, por isso estejam atentos/as!

Tema: Feminino | Autora: Catarina Sousa do blog Joan of July 

Resta-me agradecer a cada uma de vós minhas queridas partners in crime, que estiveram sempre ali a caminhar do meu lado, pelo apoio, pela inspiração, por fotografarem com tanta paixão! A vocês leitores e amigos/as, pelos comentários positivos, por seguirem este projecto 6 on 6 que me é tão especial!

VEJAM TODOS OS POSTS DO 6 ON 6 AQUI

Ao longo deste post podem ver as fotos que mais gostei de cada uma de nós! Gostava que se pronunciassem, digam-me quais as fotos preferidas, os temas mais interessantes, no geral o que acharam do nosso 6 on 6, sugestões, o que podíamos ter feito melhor, etc etc críticas construtivas são mais que bem vindas! 

[Voltamos brevemente hihihi]


Join the conversation!

  1. Ai <3 acho que estamos todas na mesma onda, e é tão bom! Crescemos tanto neste último ano! E sem dúvida que, mês a mês, a sensação de compromisso e de objectivo cumprido era das melhores coisas de sempre. E ver que chegamos ao fim de sorriso no rosto e "dedo no gatilho" é do melhor que há! Mais uma vez, obrigada, Marta <3

    Jiji

    ReplyDelete
    Replies
    1. Conseguimos! E olha que nem acredito! Agora é meio estranho, passou dia 6 e parece que faltou alguma coisa. Já havia aquele hábito de falar com o Bruno sobre o tema do mês, quantas vezes ele virou-se para mim "Marta, olha! Uma boa foto para o 6 on 6 deste mês" :D Já sinto saudades disso! Obrigada por aderires Jiji, aprendi tanto contigo, inspiraste-me de uma maneira que nem imaginas!

      Delete
  2. Deixaste-me com vontade de entrar num projecto do género, digo-te. As imagens estão lindas!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ReplyDelete
    Replies
    1. Força Cátia, arranja aí um grupo de bloggers que queiram fotografar mais e pimbas projecto elaborado :D

      Delete
  3. É ao ver fotos assim que me dá vontade de fotografar mais e mais! Fiquei de boca aberta com a foto do tema movimento *.*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ainda bem que conseguimos vos inspirar a fotografar mais Catarina! A Dona Jiji é mestre da Fotografia :D

      Delete
  4. eu adoro esses tipos de projetos, no momento estou fazendo um 8on8 e posso dizer como você disse, às vezes é bem difícil encontrar fotos pra postar e você tem que sair e se virar pra achar a próxima foto. O seu projeto ficou realmente incrível e as fotos ficaram maravilhosas, espero que continue com o projeto! Abraços

    ReplyDelete
  5. Obrigada nós por nos desafiares para fazer isto. E por nos ires desafiando mesmo depois de começarmos, sempre com ideias novas e essa tua cabecinha pensadora. E obrigada por teres cumprido tudo, mesmo com as viagens pelo meio, que se sabe que são sempre o motivo perfeito para nos desligarmos do mundo. E como evoluíste também! Ganhámos tanto com isto! Incrível!

    ReplyDelete
  6. Vocês são uma fonte inesgotável de inspiração! E o melhor de tudo é que aderem às minhas loucuras e ainda ajudam à festa com ideias inovadoras. Estamos de parabéns, estou muito feliz de ter realizado este projecto convosco minhas partners in crime <3

    ReplyDelete
  7. Apanhei este vosso desafio fotográfico mais ou menos a meio, mas gostei muito de ver as várias interpretações que foram dando aos temas (sempre tão diferentes e tão pessoais, gostei mesmo disso!). Este tipo de desafios fazem-nos crescer muito, não é? Estou curiosa de ver que outros projectos é que vêm aí!

    Mundo Indefinido

    ReplyDelete
  8. Eu sou fã deste tipo de projetos! As imagens são lindas! :)
    beijinhos

    A Marca da Marta

    ReplyDelete
  9. Bonito projecto. Só podia ter corrido bem quando se combina uma paixão com pessoas inspiradoras. :)

    ReplyDelete
  10. Martiiiinha <3 só tenho de te agradecer imenso o convite para alinhar neste 6 on 6! Olhando para trás, consigo ver bem o que teria perdido se não fizesse parte deste grupo incrível que juntaste. Só me trouxe coisas boas, desde o sair de casa para fotografar, aprender novas técnicas, trabalhar com pessoas fantásticas... Enfim, tudo do melhor :D espero continuar nestas viagens fotograficas por muuuuito tempo!

    ReplyDelete
  11. Foi um projeto muito giro. Parece-me que é impossível não aprender imenso com um projeto assim, não só por 'obrigar' as pessoas a serem criativas e pensarem na fotografia mas também pelo espírito tão bonito de entreajuda e animação :)
    Gostei de todas as fotos, mas a do movimento foi possivelmente a que mais me chamou a atenção :)

    ReplyDelete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.