September 25, 2019

O Algarve não é só praias | Alte



 Assim que o Filipe e a Catarina falaram em encontrarmo-nos em Alte disse imediatamente SIM! Desde que nasci que frequento esta pequena vila em pleno barrocal algarvio, seja para os ajuntamentos do 1 de Maio, piqueniques, visitas de estudo... É que Alte, embora pequenino e pacato, possui umas fontes naturais belissimas com mesas e bancos de pedra, árvores diversificadas, relva, enfim, é um local perfeito para passar um dia inteiro no convívio em família ou com amigos. 




Ao mesmo tempo que estava super feliz por estar com os meus amigos que moram longe, finalmente iria conseguir iniciar a nova rúbrica do blog "O Algarve não é só praias"
A ideia desta rúbrica surgiu enquanto ainda morava em Lisboa, porque já estava fartinha de ouvir a expressão "Ahhh vens do Algarve, o Algarve é só praia". Nem imaginam o quanto ficava irritada quando ouvia isto, sabendo que o Algarve para além de um litoral maravilhoso tem ainda todo um barrocal e serra incriveis. Mas ok eu entendo, a malta quando vem para o Algarve é de férias na praia então está completamente desinformada do que se passa no interior, que garanto-vos vão ficar admirados com tamanha beleza. 





Durante este Verão queria andar com esta rúbrica para a frente mas não estava nada fácil. Primeiro fomos ao Pêgo do Inferno e a cascata estava seca. Depois à Fonte da Benémola e tudo seco, talvez uma mini poça que dava para molhar os pés. 
Decidi então ir ao Zoomarine e Aqua Show mas cheguei à conclusão que estaria a divulgar algo que não concordo aka exploração animal. 
Então quase que desisti... mas não podia-me render e aquelas palavras soavam nos meus ouvidos "O Algarve é só praia" AHHH Nestas alturas deixo para o Universo e tcharannn surgiu um convite para irmos a Alte do nada. Assim, decidi que esta rúbrica não vai ser forçada, sempre que explorar um lugar giro no Algarve sem ser praia partilho convosco :) E vocês façam o favor de partilhar com todos os vossos amigos que dizem que o Algarve é só praiassssss :P 





As fontes de Alte são compostas pela fonte pequena que está localizada logo no ínicio e a fonte grande onde podem banhar-se... bem, se forem corajosos porque a água é gelada. 
Estas fontes são umas piscinas fluviais com um cenário à volta muito bonito. Não são enormes e tem pouca capacidade de espaço mas valem muito a pena! 
Tragam comida porque os dois cafés existentes só têm bebidas, gelados e snacks e nem sempre estão abertos.





Outro ponto alto em Alte é a Queda do Vigário, ou mais conhecida como cascatas de Alte. Aqui podemos nos estender na relva e tomar belas banhocas num mini lago com uma cascata. Mas adivinhem? Está seca. Desta vez não é por causa da falta de chuva mas sim porque o dono de um mega laranjal ali perto está a desviar a água que passa em direcção à queda do vigário para regar as laranjeiras. É uma situação muito triste mas acreditem já foram feitos muitos protestos e manifestações mas o senhor tem poder e não há nada a fazer. 

Mesmo que a Queda do Vigário esteja seca, quando visitarem Alte garantam que vão dar uma voltinha à vila. É pequena mas pitoresca e bonita. 


Que lugares no Algarve recomendam uma visitinha? 

Join the conversation!

  1. Que lindo! *.*
    Eu não conheço o Algarve nem tinha grande curiosidade para conhecer mas agora já tenho!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Porque o Algarve é visto como um local para irmos à praia mas há muitos mais lugares tanto na serra como no campo que são lindissimos, o complicado vai ser mostrar isso por fotografia :P

      Delete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.