June 25, 2019

Opinião do livro: Os meus descobrimentos



Ao tempo que andava cheia de vontade de ler um livro de viagens, deve ser porque ando danadinha para pôr me a andar :) 
O livro "Os meus descobrimentos" veio mesmo a calhar, fiquei colada a este livro e enquanto não o terminei não descansei. Daqueles livros que viajas com o autor e quando voltas à realidade só tentas arranjar mais um tempinho para ler mais um capítulo. 

O João, autor do livro "Os meus descobrimentos" e o viajante em causa, fez uma viagem de 19 meses em que esteve em 5 continentes e 25 países. Só por aqui conseguimos logo apurar que a sua viagem foi lenta, o que se traduz em maior possibilidade de visitar mais lugares, mais económico e imergir na cultura de cabeça. Ele fez um pouco de tudo: couch surfing, voluntariado, andar de barco no amazonas, andar à boleia, andar de bicicleta de Barcelona a Lisboa... Revi-me bastante enquanto viajante, deve ser por isso que gostei tanto do livro. 
"Era a liberdade máxima de viajar sozinho, vivendo momentos como este, em que podia escolher para onde, quando e como queria ir." 

É extraordinario como o rapaz parte uma perna na África do Sul e mesmo assim não desiste de prosseguir viagem, devia ser porque tinha um pressentimento que iria apaixonar-se loucamente no Brasil :D Sim, podem contar com estas peripécias e muito mais!

Antes de iniciar cada capítulo podem contar com uma lista de recomendações com comida música, livro, filme, alojamento e/ou site que estejam relacionados com o capítulo, assim como o número do episódio de podcast! Sim, o João ainda foi gravando em voz as suas aventuras e podem ouvi-las aqui.

Foi tão bom rever determinadas cidades que já estive como São Paulo ou Rio de Janeiro (ai as favelas...) e ainda viajar por países que nunca pisei como o Chile e o Japão, onde o João faz descrições tão impressionantes que é quase impossível não reservar um voo o mais rápido possível para um destes lugares. 

Quando nos fala da sua visita ao machu picchu e como é que se decidiu pelo transporte para chegar até lá refere que "Seria a opção mais barata, mas mais importante que isso, seria a opção dos locais. A ideia era viajar como eles e com eles" Thumbs up! É mesmo assim que gosto de viajar, aqueles autocarros turisticos apilhados de estrangeiros não me dizem absolutamente nada. Quando quero conhecer pessoas de outros países faço-o na sala de convívio do hostel. Se estou a visitar um país diferente então que seja para experimentar os seus transportes mesmo que por vezes arrependa-me posteriormente desta decisão hehehe Falando disso, e já no Chile " (...) o autocarro avariou. E de que maneira. De repente foi-se abaixo (...) 


Podem contar com muitas fotografias a cores, um marcador de livros muito fofinho, episódios engraçados, palavras complicadas que te vão fazer consultar o dicionário, história mas sem ser massador e muitas aventuras. 
A única coisa que gostaria que o João tivesse aprofundado mais no livro é a história de vida das pessoas que passavam por ele, tanto outros viajantes como pessoas locais, como por exemplo do Rocco, Richard, Mike ou Milton. Penso que aprendemos bastante com a realidade de outras pessoas que muitas vezes desconhecemos e nem sequer imaginamos ser possível.

Podem adquirir o livro nestas livrarias ou online e também podem ouvir o podcast e saber mais sobre "Os meus descobrimentos" AQUI

Que livro estão a ler neste momento? Há algum livro de viagens que gostariam de indicar-me?

Join the conversation!

  1. Nunca li livros assim sobre viagens, mas vou definitivamente acrescentar à minha lista!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uiii então prepara-te Beatriz pois vais querer ler muitos mais livros de viagens quando terminares este :D

      Delete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.