July 22, 2018

Turistar em Lisboa com a Yellow Bus

Quando visito uma nova cidade a minha escolha óbvia é caminhar para explorar os pontos mais interessantes da minha lista e encontrar novos que não estava à espera. Por isso, utilizar uma companhia turistica de transportes urbanos como a Yellow Bus normalmente não está nos meus planos. 


Quando morei nos Estados Unidos peguei na minha amiga Sílvia e fomos 3 dias para Toronto. Era apenas 10 horas de carro de onde viviamos e sempre tive muita curiosidade nesta cidade, só para não falar nas maravilhosas cascatas de Niagara. 
Para conseguirmos visitar e aproveitar ao máximo teríamos de organizar-nos muito bem e foi assim que decidimos no primeiro dia comprar um passe para um autocarro turistico. Desta forma poderíamos ver a cidade inteira e decidir onde voltar nos dias seguintes. Foi a escolha mais inteligente! Saíamos do autocarro nos locais de maior dificil acesso, os outros locais apontámos no mapa para visitar a pé no dia 2 e os mais longíquos de bicicleta no dia 3. 


Ora a minha mãe que adora passear ficou radiante quando convidei-a a ser turista comigo em Lisboa. Escolhemos o passe All in One da Yellow Bus, que incluí 72 horas nos 6 diferentes circuitos que a Yellow Bus oferece: 3 deles em autocarro, 2 em electrico e 1 no barco. 
Organizamo-nos de forma a não cansarmo-nos demasiado e aproveitar o momento. Assim, decidimos fazer dois circuitos diferentes por dia, estava com receio que alguns fossem repetitivos mas no final achei bem diversificado. 
Vocês devem estar a pensar que raio, então mas a Marta não vive em Lisboa porque carga de água vai andar nestes autocarros turisticos? Pois bem, eu adoro ser turista na minha própria cidade, acho que é uma forma diferente e divertida de conhecer melhor a cidade que vivo. Por outro lado, a minha mãe tem dificuldade em andar demasiado por isso achei a forma perfeita de passarmos um bom bocado a viajar juntas. 

~DIA 1~

Hills Tramcar Tour
 Iniciamos a nossa jornada com uma voltinha de electrico, daqueles vermelhos bem turisticos :) Saíu na Praça do Comércio e teve a duração de cerca de uma hora e meia. 
A rota deste electrico é parecida à do electrico 28 porque passa pela zona histórica da cidade, assim como pelas ruelas estreitas. Passámos por diversos restaurantes e cafés que não fazia ideia que existiam, numa mistura de local e tradicional, com moderno e ousado. 
Para além do castelo de São Jorge, faz paragens no Mosteiro de São Vicente, Basilica da Estrela, Catedral da Sé e Elevador de Santa Justa. Não podíamos começar de melhor forma :)





Elevador de Santa Justa
O passe All in One incluí no preço a subida e descida ao Elevador de Santa Justa, tantas vezes na minha vida que passei por ele e nunca subi, era agora a minha oportunidade! 
Esperamos cerca de 50 minutos na fila mas quem conhece Lisboa sabe a beleza extraordinária que é ver a cidade de cima, por isso acabou por valer a pena a espera. 



Olisipo Tour

Depois da volta de electrico de manhã, decidimos que era boa ideia experimentar o famoso Yellow Bus. Estava um Sol escaldante mas mesmo assim fomos para a parte de cima do autocarro onde conseguimos uma vista para a cidade fabulosa. 
A partida é na Praça da Figueira e tem a duração de cerca de 1h40m. Podemos sair em qualquer paragem e voltar a entrar quando quisermos, gosto muito desta liberdade. Mas desta vez queríamos apenas aproveitar a volta no autocarro. 
O Olisipo Tour passa pela zona de Entrecampos em direcção ao Parque das Nações com paragens no Campo Pequeno, Parque das Nações, Pavilhão de Portugal, Oceanário e Museu do Fado. Embora já tenha ido a todos estes lugares gostei da experência de observar a cidade de outra perspectiva ao mesmo tempo que ía ouvindo as histórias da cidade pelo guia-audio. 




~DIA 2~

Belem Tramcar Tour

O dia de hoje seria dedicado a Belém. Havia uma paragem que estava especialmente entusiasmada, o MAAT! Sim, ainda não tinha visitado este edíficio de arquitectura tão bizarra mas tão encantador mesmo ali à beira rio. 
Começamos a nossa jornada do dia no electrico que sai da Praça do Comércio e tem a duração de 1 hora e meia. Desta vez não faríamos o roteiro completo, ficaríamos na última paragem em Belém para almoçar e, de seguida, fazer a Belem Tour no mini autocarro da Yellow Bus. 
As paragens são: Mercado da Ribeira, Museu de Arte Antiga, Museu da Carris, Padrão dos Descobrimentos e Mosteiro dos Jerónimos, onde saímos para almoçar no Pão pão queijo queijo. 
Foi um passeio bonito, Belem é realmente fantástico! Só fiquei um pouco triste que o wifi deste electrico não estava a funcionar e assim não podia partilhar insta stories convosco. 

Belem tour

Depois de um belo almoço e fazer a digestão a passear pelos jardins de Belem e visitar a feira de artesanato e antiguidades de Domingo era hora de voltar à nossa jornada. 
Desta vez apanhamos o autocarro Belem Tour que inicia no Padrão dos Decobrimentos, tem uma duração de 50 minutos e tem paragens: no Mosteiro dos Jerónimos, Pilar 7, Museu dos Coches, MAAT, Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belem. 
Como é um autocarro menos requisitado há apenas autocarro de hora a hora, então tivemos de esperar quase uma hora. Penso que seria boa ideia haver um horário estipulado da hora de chegada do autocarro em cada paragem, especialmente porque neste caso estavamos na paragem do Mosteiro dos Jerónimos e não havia sombras nem lugar para sentar, se soubessemos a hora que chegaria poderíamos esperar confortavelmente num café ou no parque, por exemplo. 
Finalmente fomos conhecer o MAAT, mas que lugar mais relaxante! E ainda convenci a minha mãe a caminhar até ao Village Underground e ao Lx Factory. Dali apanhamos um electrico dos amarelos da carris, que está também incluido no passe All in One. 




~DIA 3~

Yellow Boat Tour

Deixamos o passeio de barco para o último dia, porque como podem imaginar, estavamos estafadas ao terceiro dia de turistar por Lisboa. E que ideia genial! 
O passeio demora cerca de hora e meia, inicia no Terreiro do Paço e tem paragens na Ponte 25 de Abril, Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém. 
Foi a minha estreia num passeio pelo Tejo, claro que as idas para Cacilhas de 10 minutos não contam, não é? :D Gostamos tanto deste passeio que um dia queremos repetir!
Mas fomos um bocados enganadas uma vez que no site da Yellow Bus dizem que fazem paragem ao pé do Cristo Rei e estava entusiasmada que finalmente iria subir ao Cristo, mas afinal já não o fazem à um ano... Ficamos um bocado desiludidas porque a forma como apresentam no site parece mesmo que essa é uma possibilidade. 






Tagus Tour

Para terminar a nossa grande jornada de turismo em Lisboa fomos de autocarro desta vez ao longo das avenidas, ao centro histórico e ainda a Belem. É, sem dúvida, o autocarro mais diversificado e o mais concorrido. 
Tem uma duração de 1h40m, parte da Praça da Figueira e faz paragens na Basilica da Estrela, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belem, Padrão dos Descobrimentos e Rossio. 
Foi interessante este passeio para entender melhor as zonas de Lisboa, por exemplo descobri uma forma diferente de ir do Rato para o Marquês :) E fiquei a conhecer melhor a zona da Avenida. 



Em jeito de conclusão, a experiência com a Yellow Bus foi positiva, as condições são boas e, no caso da minha mãe que não consegue caminhar durante muito tempo, foi perfeito! 
Também achei o staff simpático, tiraram todas as minhas dúvidas e sempre que solicitado ajudaram. Foi engraçado sermos as únicas portuguesas em toda a jornada, sinceramente acho que esta é uma óptima opção para pessoas mais velhas com problemas de mobilidade, quer sejam internacionais como nacionais. Aliás, se não souberem o que oferecer de prenda aos pais ou avós penso que esta é uma excelente ideia!

Outros aspectos: 
- Tal como referi mais acima, o passe All in One incluí a entrada no Elevador de Santa Justa e outros funiculares, assim como os electricos amarelos da carris, basta apresentarem o vosso bilhete;

- São oferecidos uns auriculares amarelos para ouvirmos o guia audio. Aprendi imenso sobre Lisboa, especialmente aspectos históricos, assim como boas dicas de lugares para visitar e comer. Durante a pausa do audio ouve-se música portuguesa, especialmente fado, o que achei um máximo!

- Todos os transportes incluem wifi rápido, mas em dois dos circuitos o wifi não funcionou;

- O bilhete para os 3 dias é um talão imprimido a laser pouco conveniente uma vez que é fácil de perder, ragar ou apagar as letras. Neste caso dos passes de 2 ou 3 dias penso que uma pulseira faria mais sentido;

- O passe All in One custa 45€ mas se comprado na internet custa 40.50€. Há ainda a opção de compra de apenas um circuito, combinado ou ainda bilhete de 48 horas. 

Espero que tenham gostado desta minha viagem a turistar por Lisboa com a minha mãe. Já experimentaram este género de transporte em viagem? Se sim, onde? 

*Ambos os bilhetes foram gentilmente cedidos pela Yellow Bus mas a opinião é minha e sincera. 

Join the conversation!

  1. Nunca experimentei, mas parece-me uma excelente uma opção.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É sim senhora, tenho a certeza que vais adorar :) Beijinhos

      Delete
  2. Adorei o teu post mas uma coisa extremamente americana foi "eram apenas 10 horas de carro" LOL Acho isso tão americano xD desculpa, mas apercebi-me com amigos dos EUA que acham bué estranho porque não vamos a um concerto no Algarve (estando no Porto) porque são apenas 8 horas de viagem xD Acho um máximo!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ReplyDelete
  3. Que ideia gira, Marta!

    Eu adoro turistar na minha própria cidade e faço-o frequentemente mesmo a fotografar clientes, mas nunca fiz nada do género e já me deste ideias! :)


    Um beijinho,

    Sofia Garrido • Photographer | Blog


    ReplyDelete
  4. I have added and shared your site to my social media accounts to send people back to your site because I am sure they will find it extremely helpful too. Toronto Party Bus Rentals

    ReplyDelete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.