March 28, 2018

5 dicas para ler mais e melhor


Em miúda fui bastante estimulada a ler. A minha mãe comprava-me um livro da Anita por semana, sempre que ía à livraria do vizinho comprar as suas revistas cor de rosa. Era uma forma dela estar sossegada a ler enquanto eu estava entretida a entrar nas aventuras da Anita e os seus amigos. 
Para além disso "herdei" todos os livros de contos e não só do meu irmão, então cresci num ambiente de livros. Mais tarde vieram os livros Uma Aventura e depois Arrepios. Mas o que gostava mesmo eram livros com a temática da droga. Eu sei que é meio bizarro uma miúda de 12 anos a ler apenas sobre droga, mas fascinava-me aquele mundo tão diferente do meu. Mais tarde vim a licenciar-me em Educação e Intervenção Comunitária, actual Educação Social, para trabalhar com toxicodepência. 

Embora os livros fizessem parte dos meus hobbies, não lia mais de 4 a 5 livros por ano, isto porque sou de fases, ou começo a ler um livro e entusiasmo-me terminando naquele mesmo fim de semana ou passo largos meses sem pegar num livro. 
O ano passado estava determinada a acabar com isto! Se gosto tanto de ler então porque é que não o faço com maior regularidade? A verdade é que terminei 2017 com TRINTA livros lidos. Isto é uma vitória! 

Querem saber como consegui esta proeza? Então sigam estas dicas infaliveis para ler mais e melhor:

1. Inscreve-te no Goodreads
Como assim estou inscrita no Goodreads desde 2008, mas para além do perfil nunca lhe toquei? A minha amiga Claudia falava maravilhas deste site e como queria ler mais achei que deveria debruçar-me no site. E não é que fiquei fã? 
Para além de ser muito fácil de usar, está organizado em Livros Para Ler, Livros Lidos e Livros que estamos a Ler, podes ainda criar as tuas próprias pastas, por exemplo por tema, ou Wishlists, ou na Estante, etc. 
Há também um Desafio Anual em que inseres o número de livros que queres ler até terminar o ano e ele vai-te dizendo se estás no bom caminho ou quantos livros é que vais em atraso. Foi assim que fui percebendo se precisava de ler mais ou menos durante o mês, uma grande ajuda! 
Outra coisa que adoro no goodreads são os grupos. Actualmente sou mais activa no Clube dos Clássicos Vivos, pois foi a forma que encontrei de ler mais clássicos. Como temos encontros para discutir o livro que lemos em conjunto fico ainda mais entusiasmada! Estes encontros têm sido magnificos, tenho conhecido pessoas inspiradoras que partilham a mesma paixão por livros.
Dica: o site é um bocado rudimentar, o que lhe confere identidade e gosto imenso. Porém a app para android funciona mal, então quando utilizo o site através do telemóvel não é através da app mas do chrome. 
E bonus! Podes adicionar amigos e seguir o que eles estão a ler, ou seja, mais sugestões para futuras (boas) leituras. Podem adicionar-me no goodreads aqui. 

2. Bem vindos/as ao Booktube
Aqui tenho de agradecer à Mafalda do Nuts For Paper pois foi graças a ela que entrei na comunidade booktube, embora não tenha um canal :D 
O que é o booktube? É uma comunidade composta por canais no youtube que centram-se no tema literatura. Há imensos canais estrangeiros mas eu sigo maioritariamente os portugueses porque também partilham livros portugueses. E porque esta comunidade é enorme e tive de canalizar o meu tempo para um só grupo. Sinto que fiz a escolha certa! 
Nestes canais encontram tudo referente a livros desde Opiniões, Recebidos, Unboxing, Tags, Vlogs, Lista de X livros, etc. Admito que é raro o vídeo de opinião que vejo mas com as reviews nos blogs sou igual, gosto de ler um livro "às cegas", sem expectativas. Para terem uma ideia, estou a ler "Mulherzinhas" e nem sequer sabia nada da história, apenas sabia que era um clássico juvenil e que muitas pessoas à minha volta tinham adorado.  De resto, vejo tudo nos canais do booktube #megafã
Gosto imenso do facto dos booktubers iniciarem desafios como Ler os Nossos, Abril Contos Mil, Ler Sexo, Ler Harry Potter e por aí. Estes desafios fazem a minha pilha de livros na estante decrescer bastante. Ena, Ena!
Com certeza que todos os booktubers que sigo influenciam as minhas leituras e inspiram-me diariamente a ler mais e melhor. Obrigada malta! O único ponto menos bom é que passei a comprar muito mais livros :P Mas este ano fiz o cartão da biblioteca do bairro e não compro mais nenhum a não ser que algum amigo ou conhecido publique um livro.

Na Fonte da Telha a ler a edição muito fofinha de Mulherzinhas da Guerra e Paz

3. Menos Tempo nas Redes Sociais
Pois é, sem nos apercebermos, as redes sugam-nos o tempo. Quantas vezes não deste por ti no facebook ou instagram e passaram hora e meia? Tiveste a fazer realmente o quê? Nada. 
Assim que apercebi-me disto passei a "cronometrar" o tempo que gasto nas redes sociais. Normalmente o que faço é, "tens quinze minutos" e assim que passam os quinze minutos desligo-me do wifi. Este método tem-me ajudado imenso a focar no que realmente tenho para fazer sejam tarefas domésticas ou nas leituras e tem resultado lindamente. 

4. Levar sempre o Livro contigo
Agora que moro em Lisboa muito do meu tempo é passado entre transportes ou filas enormes para os mais diversos serviços como correios ou banco. Normalmente o que fazemos enquanto esperamos? Sacamos do telemóvel e fazemos o quê? Nada. Claro que por vezes aproveitamos para comunicar com amigos ou familiares mas isso demora uns breves minutos, o resto do tempo pode ser ocupado a ler mais um bocadinho e acreditem faz toda a diferença! O meu livro anda agora sempre dentro da mala.
No caso de calhamaços ou livros de capa dura que pesam muito, escolham outro livro de pequenas dimensões. Eu sou aquele grupo de pessoas que só pode ler um livro de cada vez senão baralha-se com as histórias ou simplesmente deixa um dos livros a meio, então optei por ler um livro de cada vez. Mas agora que ganhei o hábito de ter um livro sempre comigo, sempre que estou a ler um livro com um quilo, acabo por escolher algo leve e de rápida leitura, funcionando muito bem os dois livros em conjunto. 

5. Determinar uma Hora Diária para Ler
Tens hora de almoço? Acordas mais cedo do que querias? Tens meia hora no lanche? Todos estes tempos podem ser aproveitados para ler. 
No meu caso gosto de ler antes de dormir pelo menos uma horinha e faço-o todas as noites, a não ser que esteja tão cansada que as letras fogem da vista :) Ainda por cima, desta forma, desligo-me da internet e tenho um sono mais tranquilo. 

Fazem alguma destas coisas? Têm mais dicas para adicionar? 


Join the conversation!

  1. Tirando a dica dos Booktubers, sigo-as todas religiosamente desde que me lembro, tirando o ano de 2016 em que quase não toquei em livros. Sou viciada em ler e adoro perder-me nos minutos, horas e dias entre páginas novas por descobrir, romântico e verdadeiro.
    Já pedi para te seguir no goodreads, porque, adoro ver o que as outras pessoas andam a ler, é algo que me motiva bastante a pegar no livro quando começo a procrastinar. Beijinhos!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Poucas pessoas sabem do que se trata o booktube, mas digo-te é uma comunidade maravilhosa. As booktubers interagem bastante nos comentários, às vezes fico perdida a ler discussões positivas que se passam por lá :D
      Também adoro viajar através de páginas, quem me dera ter um dia por semana só para ler o dia inteiro hehe
      Vou aceitar o teu pedido no goodreads, yuppie!

      Delete
  2. Belas dicas Marta. Acho que disseste tudo de forma muito clara. Obrigada por sugerires o meu cantinho e o nosso clube literário :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigadaaa! Exaltei-me na parte do booktube e ficou grande =) tinha de sugirir a grande master literária do booktube tuga né? =)

      Delete
  3. Adorei o post!
    Ler é uma das minhas paixões, gostava muito que mais pessoas (principalmente as gerações mais novas) se dedicassem mais a isso!

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ahhh também eu! Tento sempre incentivar os jovens a ler, sugiro livros e empresto com o intuito de lerem mais. Eles ainda o vêem como uma obrigação... Não ajuda sermos obrigados a ler o calhamaço dos maias na escola.
      Beijo grande!!

      Delete
  4. Estava mesmo a precisar deste post, Marta! É uma luta que também travo: adoro ler, mas sinto que perco TANTO tempo nas redes sociais que quando vou para a cama já não são horas...obrigada por este incentivo - e vou espreitar estes booktubers! :D (Perfil do Goodreads também tenho. usar é que não xD)

    Jiji

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olha que duas =P fico tão feliz que este post faça a diferença e que a malta comece a ler mais. Vá usa lá esse goodreads, a tua vida literária vai mudar pra bem melhor, si prepara minina =D

      Delete
  5. Dicas excelentes para ler mais. Não é uma questão de falta de tempo que impede as pessoas de lerem - é mais uma questão de prioridades. E sim - o tempo que foge da vsita quando se faz o scroll down no insta ou no face - do piorio! É uma boa ideia crononetrar tempo específico para isso.
    Ler antes de dormir - sigo religiosamente desde...2006, quando voltei a ler em condições após ter o meu filho. É uma óptima maneira de desligar do dia e entrar em descanso.
    Ah e obrigada pela menção ao meu cantinho��
    Elisa Santos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não podia concordar mais na questão das prioridades. Vou fazer copy paste da publicação que fiz na página do facebook para divulgar este post:

      "Ah e tal não tenho tempo". O tempo para aquilo que gostamos de fazer arranja-se. Se não for prioridade nunca se vai arranjar ;) É assim com as viagens, com as pessoas e com os nossos hobbies.

      Gosto muito de ouvir te falar sobre livros e do vocabulário que utilizas =)
      Boas leituras!

      Delete
  6. O Goodreads também é muito meu amigo :) Montes de sugestões para mais livros. Acho que o abro todos os dias. Aliás, basta-me escrever o "g" na barra do Chrome para aparecer logo o site :p
    Booktube não vejo assim muito, vejo os vídeos com desafios e projetos, vejo as TBR porque sou uma cusca e gosto de saber o que os outros andam a ler, e pouco mais... Também é muito raro ver uma opinião.
    O meu maior entrave são mesmo as redes sociais... Passo lá imenso tempo! E então se um livro não me estiver a agradar particularmente ainda é pior... Vou estabelecendo horas e adiando sempre, do género "às 16 saio da internet", chega a essa hora e adio para as 16:30 -.-
    Mas por outro lado, quando estou mesmo a gostar de um livro, quase nem vejo mais nada à frente :p
    Levo o livro comigo quando sei que vou para uma fila de espera ou a uma consulta em que já sei que vai atrasar. Não ando sempre com o livro atrás, porque cá é raro apanhar "secas".
    Também tento ler uma horinha por noite, mas agora tenho visto um episódio de uma série também à noite e às vezes corta-me um bocado do tempo de leitura. É bom quando dá para as duas :)

    ReplyDelete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.