May 19, 2017

Queres viajar? Então bora!

(Foto tirada por mim no Encontro Nacional de Gappers)

Muita calma nesta hora. Não comecem já a saltitar de alegria, nem a mandar foguetes para o ar. Não, infelizmente não tenho uma fantástica viagem para vos oferecer, de graça, grátis, nada disso. Um dia quando for uma blogger famosa com milhares de seguidores pode ser que isso aconteça mas por agora tenho outra proposta para vocês :)

Sabem que este ano comemoro 10 anos a viajar e queria chegar aos 50 países, faltando 4 países para chegar à meta. Tenho andado a matutar uma forma de incluir os leitores do blog e os meus amigos, de alguma forma, nas minhas viagens. É tão mais fácil pegar no Bruno ou numa amiga e lá vamos nós. Mas desta vez quero que seja diferente. Já perceberam que adoro um bom desafio certo? Tenho uma paixão avassaladora de partilhar momentos com outras pessoas, de ouvir histórias de vida diferentes da minha, trocar ideias e opiniões, sinto-me tão mais rica interiormente. 

A maioria das pessoas não viaja porque diz não ter dinheiro ou tempo, mas já percebi que alguns de vocês não viaja porque não tem companhia. Vamos então colmatar essa necessidade? Isso mesmo, estou a convidar-vos para a minha próxima grande viagem!! Há meses que ando a reflectir sobre esta ideia, a avaliar os pros e os contras e decidi arriscar. Parece um bocado loucura convidar "estranhos" a participar de uma viagem comigo, mas visto que fiz boleia durante 3 meses na Europa e já fiz Couch Surfing dezenas de vezes, como poderei não incluir os meus queridos e adorados leitores depois de estar em carros e casas de estranhos?
Estou tão entusiasmada! Nem sei ao certo se alguém conseguirá conciliar as minhas datas com o trabalho, ou se terão dinheiro suficiente para ir mas não custa convidar e tentar certo?

Mas então conta logo o teu plano de viagem!
Para não variar tenho um plano por alto, só a partir do mês que vem é que irei debruçar-me mais afincadamente na organização desta viagem, juntamente com os meus companheiros de viagem. Mas saio de Faro para Cracóvia dia 3 de Julho e saio de Budapeste para Lisboa dia 2 de Agosto. Portanto a viagem será de um mês.


Este é o plano que tracei. Como um mês não é, para mim, muito tempo decidi viajar numa área que marquei a vermelho no mapa acima. Entretanto já vai haver mudanças porque muitas pessoas recomendaram-me Bratislava. A ideia é iniciar na Polónia (Auschwitz é uma certeza absoluta), passar na Ucrânia, daí para Eslováquia e terminar na Hungria. Penso que uma semana em cada país seria um tempo razoável.
Atenção que não existe uma obrigação de fazer este percurso inteiro comigo, a ideia aqui é juntarem-se quando quiserem, serão bem vindos para o mês inteiro, para duas semanas ou somente para três dias. Portanto, se há muito tempo anseiam visitar algum destes locais demarcados é a vossa oportunidade :)

Esta viagem é para ti se:
- Fores flexível. Um plano dá sempre jeito mas é importante irmos para as viagens sem expectativas e estarmos abertos a mudanças. Claro que se vieres apenas dois dias iremos tentar visitar o máximo possível... aqui ter um plano é fundamental.

- Gostares de viajar barato. Se não te importares de dormir num hostel, fazer airbnb ou até couch surfing, de comer onde as pessoas locais comem e evitar restaurantes turísticos, cozinhar por vezes onde dormes, apanhar autocarro, comboio ou quem sabe andar à boleia :) Aqui tudo depende quantas pessoas somos ao todo e quais os interesses de cada um, mas o que quero dizer é que hotéis, fazer tours, apanhar táxis e aviões não faz nada parte dos meus planos. É claro que cada pessoa é livre de fazer o que quiser, se te apetecer comer num restaurante mais caro força! Estaremos à tua espera no hostel ou noutro lugar combinado entre nós :)

- Gostares de visitar lugares não turísticos. Claro que faz parte visitar uma catedral famosa ou um museu interessante mas os mercados e feiras locais, os parques, os lugares frequentados pelas pessoas locais são uma grande oportunidade de estarmos em contacto com a cultura de um país e por isso não devem ser descurados.

- Respeitares o espaço do outro. Ou seja, imagina que a Maria não quer sair para jantar connosco pois precisa de descansar ou o Manel está a ler um livro ou a falar com a mãe no skype e não quer ser incomodado, compreender estas situações e não levar a mal.

- Perceberes que não vou ser a tua Líder de Viagem mas sim uma intermediária. Todos nós vamos organizar a viagem, cada um com as suas ideias e interesses, vamos juntar tudo e faremos uma viagem diversificada em que toda a gente ficará satisfeita. Não quero de forma nenhuma ser responsabilizada se lugar X é horrível hehe

Quanto custa a viagem?
Tudo depende da quantidade de tempo que estarás a viajar mas estes são todos países com custos de vida abaixo de Portugal, fora a Hungria que é um pouco mais alto que Portugal.
Sabem que do que depender de mim vai ser uma viagem económica, até porque vou viajar um mês e não uma semana. Podem ver quanto custou a minha viagem à Escócia de duas semanas para terem uma noção dos maiores gastos e da diferença de uma semana para a outra.

Com tudo isto referido, quem quer vir? Quem estiver REALMENTE interessado preencha este formulário até dia 31 de Maio. Iremos ter um grupo secreto no facebook (ou noutra rede social caso não tenhas conta no facebook) onde vamos debater cada ponto da viagem.

Join the conversation!

  1. Marta, que grande iniciativa! Este ano a minha pausa para férias é bem mais tarde, caso contrário alinhava, gostava imenso de conhecer essa zona! Na verdade este ano nem sei bem quando vou poder tirar férias, com as mudanças de trabalho isto está a complicar a minha organização. De qualquer das formas vou fazendo viagens pequeninas, estou a planear conhecer umas cidades europeias naqueles finais de semana que se podem juntar com feriados! Pode ser que ainda passe por Budapeste este ano, é mesmo das minhas prioridades na Europa!

    Aonde (não) estou

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gostava muito de viajar contigo Ana :) Sim, estou muito curiosa com Budapeste, a minha melhor amiga teve lá o fim de semana passado e não fala de outra coisa!
      Essas escapadelas são os que nos safam. Próximo fim de semana vamos fazer um lá fora, cá dentro, mal posso esperar :D

      Delete
  2. Ohhhh Marta alinhava se fosse menos tempo. Para mim 1 mês não dá 😘

    ReplyDelete
  3. Gosto muito de toda a zona que vais explorar :) Mas este ano já vou ter a minha dose de Leste, nomeadamente voltar à Bulgária e República Checa. Parabéns pela iniciativa e boa sorte! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estou ultra exciteddd, mal posso esperar. Gostava de explorar melhor esses dois países que vais, só estive em Praga e passei a Bulgária à boleia de um camião =)

      Delete
  4. É uma região lindíssima... Certeza que você irá gostar muito da viagem... Já quero acompanhar...

    ReplyDelete
  5. Que ideia maravilhosa. Adorei :)
    Estou na Itália e não planejo ir a lugar algum nos próximos meses, mas se você passar por aqui, avise. Ah, e tente visitar Zakopane, na Polônia. Abs e boa sorte!

    ReplyDelete
  6. Adoro a ideia =D mas um mês talvez seja pesado para a carteira! Tens mais ou menos ideia do custo total da viagem? Claro que há sempre variações mas é só para ter uma ideia :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sempre há a opção de apenas uma semana ou uns dias =) espero não gastar mais de 1000€ já com os voos incluídos!

      Delete
  7. Que iniciativa linda. Espero que tenha sucesso nas suas empreitadas e que chegue logo aos 50 países. Abraços!

    ReplyDelete
  8. Oh Marta, que ideia fantástica! Adoraria ir, mas já sabes que nessa altura não dá para mim... Estarei em Budapeste mais parte, em Agosto, vê lá se deixas alguma coisinha por lá para eu encontrar :P A Eslováquia também está na minha lista há uns tempos, mas este ano será mesmo Roménia. Mal posso esperar!

    Mundo Indefinido

    ReplyDelete
  9. Finalmente! Este desafio tem mesmo a tua cara, Marta, e tenho a certeza de que vais tornar a viagem dos teus companheiros numa grande e maravilhosa aventura. :D Infelizmente, para mim um mês é muito (não tenho férias suficientes para isso já) e vai ser numa altura do ano em que não posso "desaparecer" por uma razão que já conheces. Eheheheh

    Força nisso! :D**

    Joan of July

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bota finalmente nisso, estou deserta para uma grande viagem, ou vá, uma média viagem :D
      Mas olha que ainda havemos de viajar juntas, afinal de contas temos o sonho de ir à Islândia, pode-se arranjar algo hehe
      Beijinhos*

      Delete
  10. Acho que será uma grande experiência! Quero acompanhar tudo!!

    ReplyDelete
  11. Achei muito legal convidar os leitores para viajar contigo! Uma pena que estou no Brasil e não consigo me programar com tão curto espaço de tempo, mas vou acompanhar essa viagem por aqui! ;) Curiosa para saber quem vai aderir! Boa sorte!

    ReplyDelete
  12. Ótima iniciativa, espero que vá compartilhando conosco as matérias ao longo da viagem.

    ReplyDelete
  13. Ahhhh que assim só aumenta a vontade de iiiir e conhecer o muuuundo!!!

    ReplyDelete
  14. Adorei a ideia! Vou compartilhar viu? Pena que não posso me programar por agora. Será uma experimenta fantástica!

    ReplyDelete
  15. Muito legal a iniciativa! :) Aguardando para acompanhar. :) - Edson

    ReplyDelete
  16. Marta esta iniciativa é maravilhosa e tem tudo a ver contigo mesmoooooooo, infelizmente nessa altura não consigo mesmo arranjar dias. tenho uns quantos na semana a seguir a que chegas e depois o resto está guardado para a grande viagem deste ano por isso não dá, mas quero acreditar que vais voltar a fazer isto mais vezes e que um dia consigo conciliar :)

    beijinhos grandes
    Vânia
    Lolly Taste

    ReplyDelete
  17. Sabes como eu adorava saltar já para dentro desse magnífico convite. Mas infelizmente ainda não o posso fazer. Mas está para breve, muito breve essa liberdade <3

    The Brunette's TofuInstagram

    ReplyDelete
  18. Olá Marta, gostava de saber se vais escrever sobre a viagem. Estou a terminar o curso e adorava fazer uma espécie de interrail nos países de leste.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Inês, estou um bocado a leste com o mundo online neste momento mas tenho imensos pedidos para falar da minha experiência em Chernobyl e em princípio só vou postar sobre isso porque não costumo escrever sobre viagens que aconteceram há quase um ano.. sou muito esquecida e além disso a inspiração para escrever não é a mesma de quando terminamos a viagem.

      Mas se quiseres podemos falar através de chamada de voz no chat do facebook ou posso dar te o meu nr e falamos directamente. Assim tirava logo as tuas dúvidas e dou te dicas práticas =)

      Delete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.