May 31, 2017

Off Sight | Regimento de artilharia de costa da 7ª bataria


Este fim de semana peguei no Bruno e fomos viajar lá fora, cá dentro. Por vezes estamos tão penetrados na cidade que esquecemos como é importante andar descalço pelo mato e praia, passeios por florestas, respirar ar puro, enfim fazer qualquer actividade ligada à natureza. 
Ainda não tinha conhecido Sesimbra e como temos um casal amigo a viver por lá pareceu-me um destino ideal. Não me enganei, foi mesmo um fim de semana vigorante! 

A Patrícia sabe que tenho esta paixão por lugares abandonados então disse-me logo que passaríamos por alguns sítios interessantes para umas belas fotos e eu pensei logo em quê? Pois claro, no nosso querido Projecto Fotográfico "Off Sight". Aproveito para vos comunicar que este será o último mês com tema de "Lugares Abandonados" para o mês que vem vai doer, o tema é bem desafiante, como nós gostamos hehe 

Continuando... ao passearmos pela Serra da Arrábida qual não foi o meu espanto quando paramos num género de base militar abandonada. Depois de cinco minutos por lá, muita boca aberta, estava decidido o sítio para este Off Sight.

Uma sessão de fotografia de casamento? Why not?


Pesquisando pela internet descobri o nome desta infraestrutura "Regimento de Artilharia da Costa -
7ª Bataria - Outão" do Exército Português, criada pelas Forças Armadas Portuguesas após a Segunda Guerra Mundial, entre 1944 e 1958. 
Servia para defender os acessos costeiros dos portos de Lisboa e Setúbal, mas na verdade, os seus 3 canhões nunca foram utilizados em conflitos, apenas para exercícios de fogo real. 
Uma vez que os misseis, aviões a jacto e artilharia portátil começaram a ser mais utilizados, esta Bateria deixou de fazer sentido, pelo que fechou portas em 1999. 









Esta foi uma maravilhosa surpresa, não só porque haviam muitos espaços para explorar como os 3 canhões, o edifício da 7ª Bateria que outrora era o antigo Forte do Outão (séc. XVII) e ainda um género de bunker enorme onde havia um elevador para transportar as bombas, mas também porque a vista para Troia é assim um vislumbre e tão incrível! 
Podes entrar dentro do canhão, inclusive há um que dá para rodar, como podem ver as "crianças" na foto acima a "brincar" :) O bunker é assustador, desces uma escada estreita e lá dentro é a escuridão total. Tens muitas divisões mas está praticamente vazio, fora o tal elevador, onde conseguimos comunicar com os nossos amigos que ficaram lá em cima a proteger-nos hehe 
A 7ª Bateria ainda encontra-se em forma, quer dizer, se ninguém cuidar vai entrar em estado de degradação claro, o que seria uma pena porque imagino um restaurante ou uma hospedagem ali, naquela localização privilegiada. 

Se ainda não foram à Serra da Arrábida vão! Podem fazer um day trip e aproveitam para visitar o Regimento de Artilharia de Costa da 7ª Bateria, prometo que irão ficar impressionados/as. 

Tal como referi mais acima, este foi o último "Lugares Abandonados", por isso aqui vai um wrap up das outras publicações, caso queiram dar uma espreitadela: 



Vamos ver o que as outras off sighters têm reservado para nós? 

Estão a gostar de acompanhar o Off Sight? Curiosos/as para o tema do mês que vem? 

Join the conversation!

  1. Bemmmmm que vista fabulástica!!!!!!
    É impressionante a quantidade de edificios que vou conhecendo através do Off Sight. Só por isso se torna bastante gratificante ter entrado neste desafio. :)
    Parabéns pelas tuas fotos. Nota-se bem que te divertiste ao mesmo tempo que documentavas a coisa. :)
    Beijinho

    ReplyDelete
  2. É tão bom sair da rotina e conhecer novos sítios.
    Felizmente vivemos num país aonde não faltam recantos bonitos. Mesmo que alguns abandonados. Como é exemplo este que nos mostras.
    Que bom que acima de tudo passaste bons momentos entre pessoas queridas, te divertiste e ainda tiraste maravilhosas fotos.
    Beijinho enorme e continuação de uma boa semana.

    ReplyDelete
  3. Beemm, quem diria? Como a Bela Dina já disse, nota-se que te divertiste a tirar estas fotos e, por isso, o resultado é sempre melhor!

    ReplyDelete
  4. Nunca visitei mas gostei e tenho que conhecer :)

    ReplyDelete
  5. Fiquei muito curiosa, Marta! E é um lugar cheio de arte e a vista da Arrábida é deslumbrante! Obrigada pela partilha :)

    ReplyDelete
  6. Que porreiro! E que vista brutal! Acho que já vi um documentário sobre estas instalações...a mania das guerras às vezes deixa umas coisas porreiras para trás!

    Jiji

    ReplyDelete
  7. Fiquei mesmo curiosa Marta! As fotografias ficaram magníficas! :D

    A Marca da Marta

    ReplyDelete
  8. Adoro estes locais, repletos de história, em que podemos dar asas á nossa imaginação e tentar recriar vida =)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  9. Uau! Incrível a diversidade que existe em termos de lugares abandonados neste nosso país. Adoro Sesimbra, tão junto à mar e logo ali tocada pela serra. Desconhecia esse lugar e pelas tuas fotos parece estar cheio de cor da street art. :) E o mais engraçado é como um local assim serviu de inspiração para as fotos de um casamento. Já imaginaste as fotos que se faria no palácio Fonte da Pipa (se uma noiva estivesse disposta a sujar o vestido de cinza, ou a rasgá-lo ao passar no "portão" improvisado?). :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Haha a noiva sairia de lá com o vestido negro! Agora o palacio como era antigamente deveria ser assim um sonho, tanto a parte de fora como de dentro. Ao menos são noivas que primam pela criatividade e não vão tiar fotos bonitinhas aqueles parques todos lindinhos cliche :P

      Delete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.