April 7, 2017

Marrocos: a minha primeira vez em África

Por esta altura, há 3 anos atrás, eu e o Bruno encontravamo-nos a mochilar e a andar à boleia em Marrocos, uma viagem que durou um total de 5 semanas. Marrocos fica mesmo ali como assim ainda não tínhamos visitado? Dissemos "basta!" e decidimos que seria a primeira viagem de 2014.

A parte interessante de Marrocos é que podes chegar de barco, então não tínhamos uma data especifica para abalar. Decidimos dois dias antes e foi um pouco bizarro: fizemos a nossa mochila, os nossos amigos levaram-nos até Faro onde ficámos até às 6 horas da manhã a beber sangria, dançar e conversar. De seguida apanhamos o autocarro para Sevilha, depois uma boleia através do blablacar para o porto de Algeciras e quando demos por nós era já o por do Sol e estávamos em Marrocos, tudo no mesmo dia! Era a minha primeira vez a pisar o continente africano.
Comparo Marrocos à Índia no aspecto de ambos terem uma cultura rica e paisagens de cortar a respiração. Nos dois países temos de regatear o tempo inteiro, até mesmo pelo pão. As religiões são completamente diferentes mas, no geral, posso confirmar que tanto os marroquinos como os indianos são povos simpáticos e hospitaleiros.

Até à data Marrocos é o país que publiquei mais aqui no blog porque todos os dias sentia-me inspirada para escrever sobre os relatos da viagem, as aventuras e lugares encantadores que íamos passando. Foi também a primeira vez em 3 anos de constantes viagens que me senti exausta de viajar, mudar de localidade com tanta frequência. Aquela paixão intensa por viajar o tempo inteiro começou a desmoronar, mesmo assim continuei a viajar meses e meses até o ano passado.

Posto isto, hoje trago-vos um resumo desta viagem que ficou marcada pela minha primeira vez num deserto e a andar de camelo, às boleias mais inesquecíveis de sempre, aos dias feliz da vida e aos dias saturada com o regatear o tempo inteiro. A última semana passamos em Chefchouen a fazer nadica de nada, estamos com a energia a bater bem lá no fundo. Assim, posso dizer que foi a viagem mais intensa que tive até ao momento. 



Pergunto-me porque que raios não dediquei uma publicação inteira a Fez, a minha cidade marroquina preferida. A Medina Antiga é incrivel, todos os produtos feitos à mão são bonitos, quase perfeitos e são utilizados materiais como: pele, metal ou madeira. Senti-me como uma verdadeira local porque encontramos lojas para arranjar sapatos, lojas de vestidos de noiva, lojas de roupa interior e a medina é tão gigante que os turistas quase que pareciam inexistentes. As medinas de Marrakech e Tanger são fascinantes mas extremamente voltadas para o turismo, o que retira a verdadeira essência do sitio. 

Embora Fez seja uma cidade muito grande, dividida em 3 medinas com mais de um milhão de habitantes, consegues sair da confusão e encontrar tranquilidade nas montanhas verdinhas à volta da cidade. 
Na primeira foto está retratado o local onde são cuidadas as peles. O (mau) cheiro é intenso devido à pele morta mas vale a pena a visita para perceberes como funciona todo o processo.


Assilah perto de Tanger


De Tanger conseguiamos ver Espanha. É uma cidade com um misto da cultura marroquina com a europeia e não conseguimos perceber bem a cultura marroquina. Acreditas que quase todos os tangerianos falam espanhol? 


Queres ver mais fotografias do Deserto do Sahara? Clica aqui.


Esta foto foi tirada em Ourika Valley enquanto chovia imenso lá fora! Um vendedor convidou-nos para um chá de menta na sua humilde loja e nós aceitamos. Divertimo-nos imenso a mascarar-nos eu de berbier e o Bruno de rastaman hehehe

Essaouira é um lugar bem relaxante e tranquilo. Tem uma praia ventosa óptima para windsurf e é também a cidade da musica. 










Os Riads são as minhas casas de sonho. 








Tivemos o prazer de ficar na casa de um couchsurfer marroquino que vivia dentro da Medina de Marrakech. Olha bem para estas ruas estreitas! Durante o dia esta medina estava cheia de gente, muito movimento e durante a noite todas as lojas fechavam e era um silencio assustador.








Vejam mais publicações de Marrocos: (ainda não consegui traduzir todas)

1♥ TANGIER AND ASSILAH [MOROCCO]


2♥ RABAT AND CASABLANCA [MOROCCO]


3♥ SHORE TO SHORE FESTIVAL PARADE


4♥ MOROCCAN ARABIC JOURNEY


5♥ MAGICAL OURIKA VALLEY


6♥ AIT BEN HADDOU – TRAVELING IN HISTORY


7♥ THE ROCKS HEAVEN


8♥ SAHARA DESERT EXPERIENCE


9♥ CHEFCHAOUEN – BLUE TOWN [PART I]


10♥ CHEFCHOUEN – BLUE TOWN (PART II)


11♥ DICAS PARA ANDAR À BOLEIA EM MARROCOS (Post interessante para descobrir mais sobre a cultura marroquina)

Que tal, gostaram de conhecer Marrocos? Ou será que já visitaram este maravilhoso país? 

Pssst só um aparte para dizer que o sorteio do livro "Daqui Ali - de Portugal à África do Sul de bicicleta" está mesmo a terminar, se quiseres participar ainda vais a tempo :)

Join the conversation!

  1. That little calico! Every part of your trip here looks incredible :O

    ReplyDelete
  2. também já fui a marrocos e adorei!! gostei tanto que recomendo a toda a gente!
    vê aqui o meu post sobre a minha viagem a marrakech: http://www.mentamaischocolate.pt/2015/05/blog-post.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também recomendo à malta e é tão pertinho... Vou ler agora :)

      Delete
  3. Deve ter sido uma experiência única!!
    As fotos estão muito boas!

    Bom fim de semana :)
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ReplyDelete
    Replies
    1. Foi mesmo! Uma experiência intensa mas maravilhosa que repetia sem pensar duas vezes.
      Um bom fim de semana, beijinhos*

      Delete
  4. Tenho tanta vontade de visitar Marrocos! Espero poder fazê-lo um dia! :)

    A Marca da Marta

    ReplyDelete
    Replies
    1. Claro que vais conseguir, é mesmo ali ao lado Marta :D

      Delete
  5. Já tinha escrito por aqui que é uma estupidez ainda não ter ido a Marrocos, estando tão perto de Portugal. Tenho muito mais interesse em Marrocos do que em Espanha, por exemplo, e já fui mais vezes ao país do lado do que ao país de baixo... Vocês parecem tão felizes nas fotografias! Também quero ser feliz em Marrocos :D 2018, será?


    Mundo Indefinido

    ReplyDelete
  6. Nunca fui a Marrocos, mas parece ser super lindo :o
    Mas também é um sitio onde não ia sozinha haha
    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ReplyDelete
  7. Tenho muita curiosidade de ir a Marrocos :) Confesso que o deserto não me entusiasma muito mas essas cidades ao pé do mar sim. Já me disseram coisas muito boas de Essaouira :)

    ReplyDelete
  8. Marrocos sempre fascinou-me, não só pela cultura, mas também pela arquitectura e como designer, tudo inspira-me naquele país exótico. Mesmo aqui tão perto da Madeira, ainda não visitei o país, mas está na minha lista de viagens de sonho. Belas fotografias, parabéns :)

    Bitaites de um Madeirense

    ReplyDelete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.