OFF SIGHT | CASA ABANDONADA EM SINTRA


Último dia do mês é dia de... muito bem, acertaram! Dia de Off Sight. Este foi o mês que percebemos que seria mais enriquecedor trazer a este Projecto Fotográfico que nos é tão querido nada mais nada menos que convidadas. Houve um feedback bastante positivo no primeiro post que prtilhamos do Off Sight. Nunca sonhei que existissem tantas pessoas interessadas em fotografar locais abandonados. Pelo andar da carruagem mantemos este tema por uns largos meses. 

Eram 9h da matina quando me encontrei com a Guida, Raquel e Lucie na Estação de Comboios em Entrecampos para rumarmos a Sintra. A Guida disse-nos que haviam imensas casas abandonadas por lá e eu que ainda não tinha reparado. Pois é, o Off Sight mal começou e já sinto algumas mudanças, nomeadamente o meu alerta quando avisto uma casa abandonada. Parece que quando passo por uma, o meu cérebro faz um género de pi pi pi e actualmente vejo casas abandonadas em tudo o que é canto :P 




Meio a medo entrámos nesta casa situada nas Escadinhas do Hospital. Perguntámos se estava lá alguém, silêncio. Subimos as escadas (última foto) e fomos divisão a divisão, garantindo que realmente não se encontrava ninguém a viver naquele espaço. 
Os quartos e as salas estavam vazias, apenas com as janelas de vidros partidos e suas cortinas. Entusiasmamo-nos um bocado aqui e fartamo-nos de tirar fotografias umas às outras com as janelas (Digam olá à Lucie na primeira fotografia). 







Já a cozinha e casa de banho continham os mesmos móveis de sempre, o que me fez sorrir. Olhem-me estes azulejos e digam que não são uma belezura. Mais tarde descobri que afinal os da cozinha são papel de parede, foi um choque mas mesmo assim não desiludiu :) 

Rapidamente começamos a imaginar como seria divertido fazer ali uma festa com amigos mais chegados, o ambiente da casa convida a isso mesmo. 
Havia um buraco no chão de um quarto que nos levaria para o rés do chão, mas não quisemos arriscar porque teríamos de saltar para cima de um frigorífico todo ferrugento com no mínimo 100 anos de idade. 


Como seguimos as boas condutas de um fotografo aventureiro, deixamos todos os objectos, móveis abertos, janelas tal e qual como encontramos. Deixem-me que vos diga que foi uma manhã bastante divertida em grande parte por causa da companhia maravilhosa, gargalhadas, queijadas e partilhas positivas. E que tal fazermos isto duas vezes por mês? ^_^ 

Curiosos/as com o que as outras meninas andaram a fotografar? 

27 comments:

  1. Fogo, essa casa era brutal! Tão cheia de vida ainda! Pena que esteja abandonada, pareceu-me que tem tanto potencial! Também mudei o meu radar e agora quando olho para as casas ando sempre a ver se estarão abandonadas. No outro dia estive no Porto e em Gaia e encontrei uma casa abandonada/queimada junto à ponte Luis I e tive pena de não ter nem tempo para fotografar (fui a trabalho e foi tudo muito a correr), nem máquina! Talvez as nossas meninas Cat Coelho e Joana a fotografem um dia destes? :)

    P.S. As tuas fotos estão cada vez mais giras! E é muito engraçado ver que "colocámos" tanta gente a fotografar connosco. Gosto muito.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essa está na lista de locais a visitar, Vânia :D eheh!

      Delete
    2. Esta casa é impecável para o off sight e só a descobrimos porque a Lucie perguntou a um senhor sobre casas abandonadas em Sintra. Os locais são os melhores informantes hehe
      Obrigada pelos elogios girl e siiiiimmm somos umas maganas que gostam de ver mais pessoas a compactuar connosco :D

      Delete
  2. Adorei as fotografias que escolheste. A de destaque tem uma luz muito bonita. Também gostei muito do panorama geral da casa de banho (a fotografia de mais perto) e a da luz/azulejos. Foi um prazer ir contigo e com as outras meninas a Sintra. Foi uma manhã muito bem passada e mal posso esperar pela próxima!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Há muito tempo que não tinha uma manhã tão divertida e ao mesmo tempo tão produtiva.
      Acho que fazemos uma crew maravilhosa e mal posso esperar para o encontro deste mês :D

      Delete
  3. Foi mesmo uma manhã muito divertida. Acho que o facto de não estar um dia cheio de sol ainda envolveu esta casa com uma vibração diferente que nos fez andar junto das janelas a fazer entrar a luz.
    Obrigada pelo convite!
    Um beijinho*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, dá aquele ar misterioso ao ambiente. Tive dificuldades tecnicas com a luz a entrar, imaginemos se tivessemos um sol radiante =)

      Delete
  4. Eu não sei como é que vocês não morrem de medo, a sério! Adorei o resultado, é giro ver a alma destas casas!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acredita Catia, na primeira casa estavamos nervosas e a ouvir coisas hehe mas nesta estávamos mais descontraídas, mas a adrenalina a bombar não passa. Acho que o factor medo faz do off sight um projecto ainda mais especial!

      Delete
  5. Nice job!!! A "vossa" casa ainda tinha tantaaaaa coisa lá dentro; móveis, cortinas... Acho que não conheço nenhuma casa abandonada assim recentemente e que dê para entrar.
    Muitos parabéns pela iniciativa deste projecto e por me terem deixado fazer parte dele também. :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu bem te digo que tens de vir connosco uma vez! Um palacete também era brutal, andamos à cata deles hehe

      Delete
  6. A tua última foto é muito idêntica a uma que tirei. É curioso, porque as casas são tão diferentes!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também andas a fotografar casas abandonadas Marta? São mesmo diferentes, o que as torna unicas e especiais =)

      Delete
  7. Adoro, mas para mim parece uma casa meia assombrada por velhinhas simpáticas ahah
    Gostei bastante do teu bog, não conhecia mas tornei-me seguidora :)

    Beijinho ♥

    The Simply Ana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha Ana, adorei a descrição e não é que se adequa completamente? Não nos sentimos ameaçadas por fantasmas mas sentimos uma vibe de mistério no ar.

      Delete
  8. Acredita, eu teria morrido de medo ao fazer isso. Melhor, nem conseguia lá entrar. O resultado final ficou espetacular!
    Beijinhos

    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt

    ReplyDelete
  9. Conseguiram entrar numa casa, tão fixe! Não é muito fácil conseguir entrar numa casa que ainda está assim, com tanta coisa. Por norma ou está completamente fechada ou, quando está aberta, são só ruínas. Deve ter sido mesmo divertido! :D Gostei imenso das fotos com detalhes (cortinas, armários e interruptor)!

    ReplyDelete
  10. Não sei como não tiveste medo de fazer isso. Adorei o resultado final! :)

    A Marca da Marta

    ReplyDelete
  11. Adorei! Gosto tanto das fotos com os pormenores! Fartei-me de rir com "o meu cérebro faz um género de pi pi pi", porque até a mim está a acontecer! E quando disseste que na cozinha aquilo não eram azulejos nem quis acreditar! Foi super bom, gostava que não tivesse a enxaqueca para desfrutar mais. Mas está a dar-me cá uma vontade de irmos novamente! :)

    ReplyDelete
  12. Ahh aquela primeira foto <3 está mesmo bonita! E tu tens um olho impecável para a alma dos lugares, Martinha. Tu e esse teu espírito aventureiro! <3 Gostei mesmo das fotos!

    Jiji

    ReplyDelete
  13. Marta que coragem! Gostei muito da foto da janela com a cortina!

    ReplyDelete
  14. As tuas fotos ficaram tão boas, Martinha! E olha, fiquei a roer-me de inveja (da boa, sempre) por não ter podido ir com vocês.
    Mas por outro lado é giro termos mais "material" diversificado. Talvez para a próxima possamos distribuir entre nós casas em Sintra e mesmo assim visitá-las juntas? Eheheheh já é pedir muito, mas tentar não custa. :P

    Adorei ver que a casa ainda conserva intactos tantos pormenores. É incrível imaginar a vida e as pessoas que a casa já teve, não é?

    Joan of July

    ReplyDelete
  15. Que fotografias espectaculares.
    É incrível como uma casa abandonada pode ter tanto encanto.

    ReplyDelete
  16. Gostei imenso deste vosso projecto, se estivesse por perto entraria também, gosto de casas abandonadas para fotografar, mas sozinha confesso que tenho medo.
    Gostava de fotografar alguns projectos meus em casas abandonadas, mas tenho medo, faz-me lembrar fantasma.... eheheh!
    Parabéns pelas magníficas fotos, os ângulos estão muito giros.
    Beijinho e bom fim de semana.

    ReplyDelete
  17. Desde que vi esse vosso projecto que também ando mais atenta. Mas acreditas que aqui no Canadá, na cidade onde estou, ainda não vi nenhuma casa abandonada? Eu bem que ando a procurar, mas não as encontro... Gostei muito das tuas fotografias, e as tuas companheiras dão alguma vida a esse espaço, agora tão sem alma. É uma pena estar assim, porque a casa devia ser bem interessante quando arranjadinha.

    Mundo Indefinido

    ReplyDelete
  18. Medo... Só em grupo é que me atreveria! A ideia é muito interessante. bjs

    ReplyDelete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.