January 13, 2017

Day trip | Óbidos


No Domingo passado tinha a minha mãe cá em casa e não sabia ao certo o que podíamos fazer juntas. Ela já cá estava há uma semana então tinha percorrido Lisboa de lés a lés. Até que me ocorreu irmos à Vila de Óbidos, nunca lá fomos e estava um dia solarengo e bonito demais para ficar em casa. Siga! 

Fomos pela A8 até Torres Vedras e aí fomos buscar a avó e tio do Bruno. Decidimos fazer a viagem de Torres para Óbidos por uma estrada nacional que nos levou a vistas encantadas, vilas tradicionais e muitas fábricas de cerâmica, algumas delas abandonadas. Certamente que, se não tivesse com a mãe, avó, tio, eu e o Bruno teriamos parado mil vezes o carro e eu teria tirado imensas fotografias, voltaremos! 

Óbidos é uma vila tipicamente portuguesa, situada no distrito de Leiria. Esta vila é sede de Conselho, sendo constituida por sete freguesias: A-dos Negros, Amoreira, Gaeiras, Olho Marinho, Santa Maria, Usseira e Vau.

É especialmente conhecida pela sua maravilhosa bebida ginginha, as ruas históricas e os vários eventos que acolhe como: Feira Medieval, Festival Internacional do Chocolate, Semana Santa, Óbidos Vila Natal, etc. 




Logo que entrámos na vila de Óbidos, peguei na camara fotográfica e não consegui parar de tirar fotos! É um local repleto de História com casas antigas bem conversadas mas que precisam de uma pintura, confinando aquele ar do Passado, sabem? Percorremos a calçada de cima a baixo e pelo caminho íamos parando para apreciar as janelas e portas das casas, dar uma vista de olhos pelas lojinhas e beber uma ginginha :D Sabem que agora dá para beber num copo de chocolate branco? 







Infelizmente actualmente não é possível visitar o interior do Castelo, pois foi transformado numa Pousada Histórica na década de 50, o que me parece um absurdo. Ainda assim é possível visitar a Cerca, o Jardim e o Terraço/ Miradouro que se situa em frente ao Castelo. A Muralha tem cerca de 1.5 kms e demora aproximadamente duas horas a ser percorrida. Fica para uma próxima vez!

Sabiam que em 2015, como parte do programa Rede de Cidades Criativas, a UNESCO considerou Óbidos como Vila Literária? Este projecto iniciou-se com a reabilitação de espaços degradados que foram transformados em livrarias.







Se me perguntarem se achei Óbidos demasiado turístico, sim, achei. Todas as lojas são voltadas para o turismo e os restaurantes praticam preços impensáveis. O Bruno e família já tinham estado por lá antes e consideraram que estava muito diferente, que outrora não havia tanta gente nas ruas (leia-se turistas) e que as casas costumavam estar pintadas e vistosas. 
Mesmo assim, gostei muito de passear pelas ruas da vila, de falar com as suas gentes! Fiquei pasmada com as árvores que trepam as casas, fazendo aquele lugar ainda mais mágico. 





Depois da visita maravilhosa a Óbidos fomos em direcção Foz do Arelho, que também desconhecia e, mais uma vez, fiquei encantada com esta vila com um enorme areal e mar imenso de um lado e a Lagoa de Óbidos do outro. 
Voltamos para Lisboa por Peniche, a apreciar o Por-do-Sol pelo caminho. Sem dúvida que foi um dia incrivel, deu-me aquela sensação de viajar por outros mundos, pois visitei sítios que nunca tinha ido, ao mesmo tempo que tirei muiiiitas fotografias.  Recomendo muito esta zona!
Voltei para casa com o coração a sorrir, cheia de inspiração e vontade de fazer coisas :) É isto que viajar me transmite, esta sensação tão boa de estar viva. 

E, claro, agora tenho mesmo de voltar para participar da Feira Medieval! Já foram? Só estive em duas: Silves e Mértola, mas por mim percorria todas estas Feiras, adoro passear pelo tempo  Recomendo muito esta zona! ^_^

Já visitaram Óbidos? O que acharam?

Join the conversation!

  1. Já visitei e gostei muito =) Fui na altura do Festival do Chocolate e, como podes calcular, as ruas estavam apinhadas de turistas pelo que as fotografias à vila terão de ficar para uma próxima visita.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lindissimo hein? Pois fiquei feliz de ter ido sem eventos para ter uma noção melhor da vila, mas agora quero ir a todas as feiras e festivais por la hehe

      Delete
  2. Nossa adorei
    tem ai lugares bastante bonitos
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ReplyDelete
  3. Sabes, Óbidos é um dos meus locais de eleição. Acho, como dizes, um lugar mágico, porque fora do tempo, e sabe-me sempre muito bem percorrer aquelas ruas, tirar fotos (muitas!) e olha que aparecem sempre cantos que nunca vi. É liiiindo! Mas, pois... tenho a dizer que nada tenho contra as atracções que por lá se praticam, nada mesmo, mas gosto de ir a Óbidos sem confusão, sem filas, sem gente a mais. Gosto de passar pela vila quando ela está mais sossegada, aprecio-a melhor ;)

    ReplyDelete
  4. Ohhh que delicia de imagens Marta!!!
    Já fui tão feliz em Óbidos!!! Adoro adoro adoro! Gosto de ir a Óbidos em qualquer altura!!! Se tiveres oportunidade vai lá na altura da feira Medieval. É fantástico, e pelo pouco que conheço de ti acho que vais gostar bastante!!
    Beijinho grande e bom fim de semana!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah! Conheces-me bem então, porque vou a essa Feira Medieval faça chuva ou faça sol :P

      Delete
  5. Óbidos é uma vila tão linda!
    Já lá fui vezes e vezes e não me canso! :)
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ReplyDelete
  6. Já não vou a Óbidos à tanto tempo e confesso que tenho muitas saudades. Já lá estive na feira do chocolate e na medieval e adorei!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ReplyDelete
  7. Estive em Óbidos no festival do chocolate e no mercado medieval, mas gostava muito de regressar num dia em que nada aconteça. Passear apenas por lá, sem que haja pessoas em todo o lado. Voltarei, sem dúvida :)

    Mundo Indefinido

    ReplyDelete
  8. Estive em Óbidos dois meses atrás e achei a pequena vila encantadora. Passei uma noite na cidade porque queria aproveitá-la durante o dia e a noite, sem pressa. Foi uma delícia! :) Ana

    ReplyDelete
  9. Cada vez mais tenho vontade de visitar Portugal! E suas fotografias me despertaram a vontade de conhecer Óbidos! Que gracinha! Se for na época da feira medieval, melhor ainda!

    ReplyDelete
  10. que lugarzinho fofo Marta, sempre que vejo algo de Óbidos morro de amores, é um dos lugares que quero visitar em Portugal. E também acho incrível feiras medievais ♥♥

    ReplyDelete
  11. Estive em Óbidos em 1996 e apesar de fazer muito tempo lembro o quanto amei esse lugar. Voltei à Lisboa em 2012 mas infelizmente não voltei lá, arrependimento. Mas um dia volto.

    bjs
    Dani Bispo
    abolonhesa.com

    ReplyDelete
  12. Que visita interessante!!! Poxa, uma pena ser um lugar com preços elevados... tão lindinho e pitoresco!!!

    ReplyDelete
  13. A vila de Óbidos é bastante turistica sim, mas é tãoooo linda! Adoro! Para mim é das vilas mais bonitas do nosso país (Óbidos e Piódão são as minhas predilectas). Óbidos fica aqui bem pertinho de mim por isso já fui lá bastantes vezes (incluindo durante a Feira Medieval), mas confesso que sempre que posso fujo aos "mega-acontecimentos" da vila (Feira Medieval, Feira do Chocolate, Vila Natal), que, para mim lhe tiram todo o seu encanto... Já para não dizer que é quase impossível lá andar nessa altura, com tanta gente...
    Olha uma pergunta curiosa... Que máquina e lente/s usas para fotografar? :P
    Beijinho

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sou como tu, nada apologista de multidões, mas por vezes tem de ser :D

      Utilizei a minha canon rebel T5 (equivalente a 1200D) com a lente que veio com a câmara 18-55mm e já agora editei as fotos no picmonkey (GRANDE LOL)

      Já agora ainda não te disse isto mas adoroooo as tuas fotografias, transmites tão bem a alma do espaço/pessoa/objecto. Parabéns!

      Delete
    2. OOOOOOOOhhhhhhhhhh obrigada! Deixaste-me de sorriso nos lábios. :) Sabes que eu não percebo muito da parte teórica da fotografia, sei apenas o básico. Muitas vezes tenho ideias que depois são de dificil execução (algumas nem consigo mesmo)... Falta-me a teórica! Precisava de um um pequeno curso mas que não fosse online, nem um simples worshop. Ainda não encontrei foi nada do género.
      Olha, não sabia o que era o Picmonkey... Tive de ir pesquisar no google. :)

      Delete
    3. O picmonkey dá imenso jeito, quando tens umas quantas fotos para editar :)
      Eu tirei o meu curso de fotografia no CENJOR em Lisboa, com a duração de 2 meses, 4 horas diárias. Não paguei nada e ainda me ofereceram o passe, esta é uma parceria com o IEFP, para pessoas desempregadas. Portanto, uma grande oportunidade que não desperdicei :D

      Delete
  14. As fotos estão maravilhosas Marta! Adorei! <3

    Óbidos é muito bonito! A última vez que lá fui foi no festival do chocolate, uma perdição ;)

    Beijinhos e bom domingo
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  15. Adorei teu post, Marta! Ótimas fotos também!
    Óbidos foi uma das cidades que estavam na minha lista, mas que tive que retirar por causa do tempo (quis ficar mais dias em Lisboa).
    bjs

    ReplyDelete
  16. Lindas as fotos de Óbidos, infelizmente não conheço, mas numa próxima viagem ao Continente, farei uma visita. Aqui na Madeira, apesar de ser uma ilha pequena, também existem inúmeros lugares que nunca fui, mas ao Domingo adoro conhecer novas vilas ao longo da ilha, principalmente no norte da ilha.

    Bitaites de um Madeirense | Facebook | Instagram

    ReplyDelete
  17. Que lugar querido! Belíssima maneira de passar um domingo com a mãe! :)

    ReplyDelete
  18. Fiquei encantada com essas casinhas branquinhas, que parecem ter tantas histórias! E esses azulejos? Óbidos parece ser uma cidade linda, pra passear sem pressa, descobrindo doces surpresas no caminho!

    ReplyDelete
  19. Olá! Que bom reviver as visitas de criança a Óbidos pelas tuas imagens! Acho tão encantadora essa vila! Em qualquer canto há um bom e lindo motivo para fotografar. :D Boas viagens!

    ReplyDelete
  20. Também já fui a Óbidos, mas na época de Natal e adorei! Tão bonito*

    ReplyDelete
  21. Acho lindo esse pequeno espaço do paraiso, por mim poderia bem morar ai numa dessas pequenas casas.
    Já não vou lá há alguns anos, mas é um lugar cativante e com um festival de chocolate de ir aos céus...
    Lindas fotos.
    Pinta

    ReplyDelete
  22. Eu nunca estive lá... Já tive alguma curiosidade, por causa da feira do chocolate e tudo, mas a maior parte das pessoas que vão lá ficam desiludidas, por isso a vontade de visitar Óbidos não é a maior neste momento :P
    Agora repensei isso, vendo a tua opinião tão entusiasta e as tuas fotos tão giras :)

    ReplyDelete
  23. Adorei revisitar Óbidos nas tuas fotos, que estão fantásticas. Captaste tantos pitorescos pormenores, que fazem de Óbidos a beleza única que é.
    Já não vou lá há alguns anos, o que me dá saudades, mas confesso que ir visitar um local pejado de pessoas, vulgo turistas, não me dá atrai muito.
    Das vezes que fui lá, Óbidos já era turístico, mas ainda não havia a Vila Natal e o Festival de Chocolate, por isso ainda se conseguia andar bem. Além disso fui sempre a dias de semana e de manhã, que acaba por ser a melhor altura.
    Parabéns pela fotoreportagem, está mesmo fabulosa!
    Beijinhos :*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada pelos elogios, és uma bacana Catarina =)

      Tal como tu tento evitar locais turisticos mas admito que alguns locais são tão bonitos, com uma alma unica que tenho mesmo de visitar. É o caso de Óbidos ;)

      Delete
  24. Gostei imenso de ler este teu post sobre este saltinho a Óbidos. Já lá fui em passeio de fim de semana duas vezes pela altura da Feira Medieval, e outras duas noutras épocas do ano, a primeira ainda em adolescente. Óbidos mudou muito desde então e concordo absolutamente que está uma vila tomada pelo turismo, mas é compreensível, assiste-se a isso pelo nosso país em geral. Tens mesmo de ir pela altura da Feira Medietal, Marta! Para a mim é mesmo a mais bonita do país! :)

    Qualquer dia se calhar faço um post com algumas fotografias de uma visita por lá.



    Um beijinho,

    Sofia | Monochromatic Wave

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim! Sim! Faz esse post, ainda não vi fotos dessa Feira. Sei que posso ir às imagens do google mas não é a mesma coisa 😁

      Sou fãzona de feiras medievais, estive na de Silves umas vezes e na de Mertola uma vez e adorei sempre! Portanto, está na lista de coisas a fazer este ano.

      Delete
  25. Já visitei Óbidos várias vezes, felizmente! 😉 Em dias muito calmos ou em dias de festival, Óbidos, é sempre mágico! E dormir no Castelo, como uma verdadeira princesa?! 😊 Adoro a ginjinha, as ruas, as cores, o cheiro a chocolate...
    Bem haja, por esta viagem!

    E Monsaraz?!...

    ReplyDelete
  26. Eu já fui, fiz uma passagem bem rápida em torno de 3 horas na cidade. Achei ela uma graça, mas como vc mesma disse achei bem turística, oq querendo ou não, tira um pouco o encanto do lugar.

    ReplyDelete
  27. Eu apaixonei-me por Óbidos a primeira vez que lá fui, há 3/4 anos. Acho que tem uma energia que nos transporta para um mundo de conto de fadas. É muito pitoresco. Por outro lado, a livraria da vila é absolutamente incrível. Gostava muito de voltar para três ocasiões especiais: o festival literário de óbidos, o festival do chocolate e, lá está, a Feira Medieval, também porque o João é de história medieval e acho que seria uma experiência maravilhosa a dois.

    Obrigada pela partilha e pelas fotografias que me deixaram com vontade de escrever uma publicação com as fotografias que tirei na altura.

    ReplyDelete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.