December 24, 2016

ACMA | 5 actividades que podes fazer durante o ano, não só no Natal


Não se fala noutra coisa na blogosfera, e embora não viva o Natal intensivamente, acabo sempre afectada pelo vosso espírito natalício. Obrigadinha, sim? :) 
Na tentativa de me inserir na quadra natalicia dentro do Mundo dos Blogs, associei-me a três maravilhosos projectos com outras bloggers. A publicação de hoje está inserida no Projecto ACMA - A Cultura Mora Aqui - que nasceu com o intuito de juntar bloggers e publicar mensalmente sobre um tema cultural, seja sobre cinema, livros, viagens, fotografia, decoração, tecnologia... De fora ficam assuntos como beleza, maquilhagem ou moda, por acharmos que já existem demasiados posts sobre o assunto. Vamos enaltecer  a Cultura na Blogosfera!

Este Projecto tem mesmo a minha cara, não acham? E o tema para este mês? Acertaram... Natal! Como boa rebelde que se preze decidi enumerar 5 actividades que podes fazer o ano inteiro e que não tens que esperar que venha o Natal para o fazer. Malta super fã do Natal, não levem esta publicação a peito, esta é a minha forma de pensar e todas as pessoas vivem o Natal de forma diferente!

1. Oferecer Presentes aos que Amamos 
Porque é que tem que haver datas especificas para oferecer prendas? Sejam elas o Natal ou o Aniversário. Por vezes passamos por uma montra e pensamos: "Olha, é a cara da Joana", porque é que não pegamos em nós e compramos esse objecto que sabemos que vai fazer a outra pessoa feliz? O dinheiro que gastamos com os nossos amigos é o dinheiro melhor gasto, acreditem. Além disso, no Natal já esperamos receber prendas, mas durante o ano não. Olha que bom combinares um café com uma amiga e ela levar-te um presente sem estares à espera :) 

2. Jantares, Jantares, Jantares e mais Jantares
Haja dinheiro e paciência para tanta jantarada! Até entendo que é nesta época que todos voltam a casa e é perfeito para reunir os amigos, mas é preciso fazer jantar do trabalho? Jantar do Ginásio? Jantar do Clube de Leitura? Jantar de Turma? Já cheguei a ir a seis ou sete jantares durante o mês de Dezembro - todos eles em restaurantes - e estoirar uma pequena fortuna assim de rajada. Porque não combinar jantar com a malta do trabalho, durante o ano? Não precisamos de arranjar desculpas para ir comer fora com aquelas pessoas que mais gostamos. Só para não falar que aqueles jantares combinados à última da hora sabem mesmo bem. 

3. Juntar a Família
A não ser que tenhas uma família super unida, vais acabar por estar com os primos e as tias uma vez por ano. Tudo bem que há famílias que simplesmente não gostam de partilhar o seu tempo com os membros da familia porque não se identificam com eles, isso é compreensível. Agora, se estão sempre em contacto por telefone, porque é que não marcam dias de passeios, ou uma jantarada mais vezes? Não digo juntar a famelga toda, que essa é a verdadeira missão, mas alguns membros da família, aqueles que têm maior disponibilidade. Porque é isso, deveríamos arranjar tempo para a nossa família, sempre. 

4. Comer Iguarias Orgásmicas
No Natal passamos horas infinitas na cozinha, cozinhamos com mais vontade, com mais tempo, com mais amor. Temos direito a uma mesa repleta de iguarias, desde entradas deliciosas, a pratos principais diversos, sem esquecer as milhentas sobremesas de crescer água na boca. É claro que isto dá imenso trabalho, mas não seria tão bom organizarmos algo do género com os nossos amigos ou familiares durante o ano? Ao estilo de cada um traz um prato feito por si e uma bebida et voilá! Sentados à mesa um dia inteiro, a pôr a conversa em dia e a dar uma boa risada. Esta é uma tradição muito nossa, muito cultura portuguesa que não vemos tanto noutros países, então porquê deixá-la só para o Natal? Possuímos das melhores gastronomias do Mundo inteiro, há que aproveitar minha gente hehehe

5. A Época da Solidariedade
Devo confessar que este é o ponto que me faz mais comichão e até um sentimento agridoce. Se por um lado fico inspirada pelas obras de caridade desta época, sejam elas recolha de alimentos para pessoas carenciadas financeiramente, ou distribuição de cobertores aos sem abrigo, por outro lado, dá-me uma sensação de tristeza pois a solidariedade deveria ser algo que praticamos o ano inteiro, por livre e espontânea vontade e não algo que nos vemos obrigados fazer porque é Natal. É verdade que existem muitas associações que lutam todos os dias por melhores condições de vida para a população carenciada, mas será que chega? Fazemos a nossa parte enquanto cidadãos? Fica aqui a deixa :) 

Concordam com alguns aspectos do que escrevi? Ou há coisas que só se fazem no Natal? 

Gostariam de participar do ACMA? Qualquer blogger ou youtuber masculino ou feminino pode se juntar. Já sabem, aqui não se fala de maquilhagem nem moda e não precisam participar todos os meses. Se estiverem insteressados/as enviem e-mail para corsemfim@gmail.com

Vejam também os outros blogs que participam este mês, com temas pertinentes:


E as/os bloggers convidadas/os:

Nerdy Chill Out – O Natal é um Filme

Bookaholic – O Natal pelo Mundo


Flor do Mar - Fotografias do Natal

Gaming Gear – Jogos no Natal

Let's Do Nothing Today - Memórias de Natal

Já agora aproveito para vos desejar um Feliz Natal, que o passem juntamente das pessoas que mais amam e que seja um feliz e memorável serão à volta da mesa.

Join the conversation!

  1. Pois é, essas coisas bem que podem ser feitas todo o ano. Eu adoro oferecer presentes "porque sim", embora não o faça tanto como gostaria. Acho que são os melhores, e sabem mesmo bem - exactamente porque não estamos a contar com eles. Este ano não tive assim jantares de natal, mas não sei qual é a necessidade de deixar tudo para esta altura. Parece quase uma obrigação, sabes? Enfim... A minha família junta-se quase todos os domingos, por isso já faço o ponto 3 eheh E comer coisinhas boas também! Ai, como eu adoro comer... A sério, é um dos maiores prazeres desta vida! Experimentar comidas diferentes, que maravilha! E concordo muito contigo em relação à época solidária... Há associações que fazem coisas boas, todos os dias do ano, mas a verdade é que as pessoas, no geral, não o fazem. E contra mim falo, porque sei que também poderia dar muito mais do que aquilo que dou. Já participei em alguns projectos de voluntariado, mas podia fazer alguma coisa com mais impacto, todos os dias. Algo a mudar em 2017, já está nos planos ;) Aproveito para te desejar um bom fim-de-semana, junto das pessoas que são importantes para ti! A palavra "Natal" não tem grande significado para mim, mas estarmos com que mais gostamos é de extrema importância :D Por isso aproveita esses momentos!

    Mundo Indefinido

    ReplyDelete
  2. Algo que podemos fazer sempre!
    Feliz Natal!!

    Há Q&A no blog, faz a tua pergunta!
    Beijinhos
    That Girl

    ReplyDelete
  3. Concordo completamente com a tua lista!

    Quanto aos jantares este ano também devo ter estourado uma pequena fortuna, mas acho que cada vez mais vou ganhando esse hábito de ir com os amigos comer aqui e ali. Acho que os momentos passados em sítios aconchegantes com amigos queridos, em conversas divertidas enquanto se degusta boa comida é um privilégio e um bom investimento. E os jantares partilhados também são sempre uma solução que adoptamos e bem mais económica. :)

    ReplyDelete
  4. Concordo plenamente com tudo o que disseste. Há imensas coisas que só fazemos no Natal e que podíamos muito bem fazer o ano todo, uma vez que o importante não é a data, mas sim a união, o significado. Gostei muito do teu post!

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    ReplyDelete
  5. Gosto imenso da tua lista,e confesso que sempre que posso tento fazer o que aqui dizes!
    Gosto imenso do Natal porque é a única altura do ano em que consigo reunir as pessoas mais importantes para mim!! E claro assim sendo aproveito para seguir todas as tuas sugestões. O que quer dizer que não o faça em outras alturas, clarooo!!
    Beijinho enorme querida!

    ReplyDelete
  6. Eu gostei muito do que escreveste, concordo que certas partes das tradições natalícias deviam ser espalhadas por todo o ano! Principalmente a solidariedade, claro, que não faz sentido desligar depois do Natal, mas também tudo o resto. É realmente exagerado ter tantos jantares nesta época, dar tantas prendas nesta época, e depois passar o resto do ano sem nada disso, sem reuniões com familiares,...

    ReplyDelete
  7. Gostei muito desta tua listinha. É por estas razões que adoro o Natal: a possibilidade de estar junto daqueles de quem mais gosto, destas pequenas tradições que nos aproximam. :)

    ReplyDelete
  8. Btw, espero que tenhas tido um feliz Natal, cheio de amor e paz no coração.

    ReplyDelete
  9. Oh pá, é impossível não comentar quase todos os teus posts...
    Eu concordo com tudo o que aqui escreveste. Apesar de gostar do Natal já não tem a magia do "antigamente", quando era uma miúda, e o Natal era sinónimo de bincadeira pela noite dentro com todas as minhas primas. Hoje em dia é sinómino e certeza da "disponibilidade" das pessoas mais próximas para estarmos juntos, sem pressas.
    As nossas acções podiam ser mais repartidas ao longo dos 12 meses do ano e não se resumir só a um dia em especial. Viveríamos num mundo tãoooooo melhor.

    ReplyDelete
  10. Tal como disseste no meu post sobre o consumismo (há já uns tempinhos), os nossos posts complementam-se e fico verdadeiramente feliz por não ser a única pessoa a pensar assim. A consciencialização em relação às compras desmedidas está a crescer e ainda bem!

    With love, Miss Melfe

    ReplyDelete
  11. Eu adoro oferecer presentes. Faço muitas vezes isso de ver algo que me lembra alguém e comprar para oferecer. O meu ex-namorado quase que herdou uma biblioteca de poesia à pala desse meu entusiasmo. Livros é algo que ofereço muito. Há algo de mágico em oferecer "um outro mundo" a alguém.

    ReplyDelete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.