December 16, 2016

10 cidades europeias para visitar em 2017


Estamos naquela altura do ano em que começamos a reflectir como foi este ano e a fazer planos, projectos e metas para o ano que se aproxima. Espero que desse lado já tenham começado a planear as próximas viagens para 2017 :D Como é óbvio já tenho alguns sítios pensados e posso até adiantar que tenho um voo marcado para Hamburgo, yuppie! 

Da minha experiência como viajante do Mundo, as cidades europeias são as mais encantadoras, por estarem carregadas de História, cultura e arquitectura tão diversificada de outros tempos. 
Então porque não, para o ano que vem, juntar feriados e fazer ponte ou até mesmo ir de fim de semana para uma cidade na Europa? Agora com as companhias aéreas low cost quase que não há desculpas! Com 50€ conseguem voos de ida e volta para os mais diversos destinos. Não façam essa cara, estou a falar a sério :)

Já toda a gente sabe que Barcelona, Paris, Roma, Amesterdão são cidades maravilhosas mas hoje trago-vos 10 cidades europeias que visitei e que recomendo muito!

1. Estocolmo, Suécia
A capital sueca é das mais bonitas que já estive. É enorme mas transmite aquela sensação de calmaria, pois não há poluição sonora e as pessoas vivem nela na maior das serenidades. Estocolmo tem mais de cinquenta museus, muitos deles grátis e com acesso fácil, mesmo os que ficam situados fora do centro da cidade. 
Esta cidade terá sempre um cantinho especial no meu coração pois foi a primeira vez que viajei sozinha e que fiz couch surfing. Por não ter ainda referências foi muito difícil aceitarem-me, até que um rapaz disse que sim e até hoje estou imensamente grata. Todas as manhãs acordava com ele a tocar viola e cozinhámos pratos tradicionais dos nossos países. 
Quando me fui embora prometi voltar na Primavera ou Verão. É claro que é mágico passear pela cidade coberta de neve, mas gostava de assistir à dinâmica das esplanadas e observar o verde das árvores. 

2. Berlim, Alemanha
Daquelas cidades que vivia, se não fizesse tanto frio no Inverno. Cidade alternativa, com muita arte urbana, feiras e lojas em segunda mão. A vida nocturna é diversificada e para todos os gostos! Inclusive há um bar/discoteca que se não fores vestido de uma forma alternativa és barrado :P Este mesmo bar abre na Sexta e fica aberto até Segunda de manhã... tudo seguido. Querem festa? Aqui vai. Ah! É permitido beber cerveja no metro e parece que muita gente o faz :D 
A maiorias dos habitantes andam de bicicleta, por isso não há aquela confusão de transito de cidade grande. Fiquei surpreendida com o custo de Berlim, para capital e localizada na Alemanha está bem em conta, especialmente na comida e transportes. 
Adorei o ambiente nos parques, as famílias inteiras a andar de bicicleta, patins ou skate, malta a tomarem banhos de sol de calções, piqueniques e as feiras ao fim de semana. Se gostam de explorar lugares abandonados há muita coisa interessante!

 3. Edimburgo, Escócia
Esta cidade surpreendeu-me tanto pela positiva! Fui este ano, em Julho, a pensar que seria a melhor altura do ano em termos de meteorologia, mas embora tivesse feito uns bons dias de Sol, houve também chuva e até trovoada. O tempo típico da Bretanha, sempre a mudar. 
No centro da cidade há muito para visitar, edifícios característicos da cidade com quase mil anos! As pessoas locais são simpáticas e muito prestáveis, senti uma vibe bem agradável. 
Vale a pena fugir do centro e explorar outras áreas da cidade, podem ver as minhas dicas aqui e já agora saibam quanto custou a minha viagem à Escócia

4. Brasov, Roménia
Tenho pena que os países do Leste fiquem meio esquecidos, quando pensamos em visitar cidades europeias. Talvez ainda tenham uma conotação negativa, da parte das pessoas, que consideram estes países pobres, logo são inseguros e existem mais roubos. 
Fomos à Roménia porque iamos participar de um Festival que era grátis para portugueses, naquele ano, então aproveitámos para conhecer um pouco do país. Bucareste é um pouco como dizem, não tem muito para visitar e nem é assim tão bonito. Mas Brasov vale muito a pena! 
Brasov fica localizado em plena Transilvânia, no meio das montanhas, um sítio catita e cheio de cor! Sim, é um pouco turístico mas vale a pena passar nem que seja um dia, a apreciar as casinhas e o movimento da cidade. 

5. Marselha, França
Fomos parar a esta cidade por acidente, porque ficava a caminho e fico tão feliz que assim tenha sido! Para além do ambiente multicultural que se vive, há cafés tipicamente franceses tão bonitos e aconchegantes, onde ficamos mais perto das pessoas locais. 
Admito que o turismo é imenso e que a poluição sonora é uma constante, mas mesmo assim vale a pena passarem aqui uns dias!
Podem apanhar o autocarro para Luminy e chegarão ao Calanque de Sugiton, onde foi tirada esta foto aqui em cima. Super recomendo! É um lugar maravilhoso, com paisagens de cortar a respiração e ainda fazem uma bela caminhada. 

6. Bruges, Bélgica
Ok, tenho uma queda para cidades com canais, deve ser do ambiente romântico e pitoresco. O que mais gostei de fazer na cidade foi explorar sem destino. Pelo caminho encontramos cafés que vendiam waffles e outros chocolates, bares tipicamente belgas com cerveja artesanal, parques fabulosos e bem cuidados para passear...
Se forem a Bruges, estão mesmo pertinho de outra cidade europeia igualmente bonita: Gent. E se forem na altura do Festival, no Verão, ainda melhor!   

7. Cork, Irlanda
 Uma cidade pequena mas cheia de vida e cantinhos para explorar. O centro da cidade está envolvido por dois rios, então parece uma ilha! Para além dos famosos bares irlandeses com muita cerveja para provar, tens uma zona comercial interessante com lojas para todos os gostos, charity shops com artigos em segunda mão e o Old English Market.
Em Cork encontras muitas zonas verdes, como o Parque Fitzgerald ou até mesmo os jardins da Universidade. Podem ler o meu post sobre Cork aqui.

8. Utrecht, Holanda
Com certeza que muitos de vocês nunca ouviram falar nesta cidade, que fica a meia hora de Amesterdão. Mas o facto é que mal pisamos Utrecht ficamos com aquela sensação de conforto e apaixonados, é uma cidade mesmo bonita! 
Mais uma vez os canais, eu sei, mas estes canais nunca os tinha visto. Têm dois níveis: o de baixo, onde se encontram cafés com esplanada ou casas e onde estamos em contacto directo com a água. E o nível de cima, onde é a rua e temos uma vista deslumbrante para o canal. 
Utrecht está todo ele decorado com flores e tem muito arvoredo! As casas são parecidas com as de Amesterdão, o que dá a sensação de estares em Amesterdão mas em ponto pequeno. 

9. Istambul, Turquia
Já estive duas vezes nesta cidade e espero ir mais algumas! Tal como Berlim, era uma cidade que era capaz de viver, durante algum tempo. 
É verdade que é caótica, é verdade que os homens olham-te demasiado tempo, que é uma balburdia e agitada, mas é uma cidade com tanta alma! Deve ser porque fica dividida entre a Europa e a Ásia, então consegues ter ambos os mundos num só sítio e o resultado está à vista, uma cidade diferente, com diversidade cultural e animada! 
As mesquitas são encantadoras, quer por dentro como por fora, há uma infinidade de mercados pela cidade onde vendem todo o tipo de ingredientes turcos como queijos, azeitonas e especiarias e ainda objectos de decoração, vestuário, etc, tudo a preços acessíveis e com direito a regatear :D Oh como adoro a arte de regatear e tentar sempre comprar com um preço mais baixinho. 
Se ainda não saíram da Europa, penso que seja a cidade europeia para visitarem, para terem uma ideia como será o mundo oriental. 

10. Praga, Republica Checa
Praga deve ser das cidades mais únicas que estive. Mal chegas não entendes nada das direcções, é como se estivesses na China, sem sair da Europa :) 
Ao passear pelas ruas da cidade, vais encontrando edifícios antigos bem restaurados, cafés e restaurantes típicos, muitos bares e discotecas e o mais impressionante: estátuas pretas! Dizem que é negligência e que aquilo não passa de sujidade, mas sinceramente? Deixem ficar assim. São tão bonitas e diferentes, adorei!

Já conheciam estas cidades? Quais são as cidades europeias que estão a planear visitar para o ano que vem?

Join the conversation!

  1. Só boas opções. Este ano que vai começar quero ter a oportunidade de viajar mais =)

    ReplyDelete
  2. Da listagem a que mais adorava conhecer era Praga mesmo! Mas todas elas devem ser incríveis!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ReplyDelete
  3. Eba não conheço nenhuma! Vou guardar este post para inspiração futura, se não te importas :p

    Jiji

    ReplyDelete
  4. Destas 10 só conheço 3 até agora (infelizmente, diga-se de passagem). A próxima delas que espero visitar é Istambul - e acho que vou amar!

    ReplyDelete
  5. Adorei a lista! Desejo começar por Marselha na França :D

    ReplyDelete
  6. Cada cidade que ia aparecendo na lista era mais uma para a bucketlist haha. Das que mencionaste, sem dúvida que adorava conhecer Estocolmo e Utrecht. Contudo, fiquei fascinado com a arquitectura de Brasov e Cork :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tás como eu Ricardo, "não fui? então está na lista" haha

      Delete
  7. Bela lista... apenas não conheço Edimburgo. A guardá-la para momento especial :) Felizmente, a Europa é fértil em bons destinos. Belo post. Boas viagens!!

    ReplyDelete
  8. que lista maravilhosa Marta, de todas da lista quero muito conhecer Estocolmo, fui a Malmo e gostei muito, agora quero ver mais da capital. Tenho uma amiga que é de Brasov e ela fala muito bem da cidade, deu mais vontade de conhecer.

    ReplyDelete
  9. Só cidade linda! Iria para todas em 2017!

    ReplyDelete
  10. Amei sua lista, várias destas cidades ainda quero conhecer. Sou louca para ir em Istambul e em Estolcomo.

    ReplyDelete
  11. Adorei a lista. Istambul e Praga são sonhos antigos, mas adorei as indicações de Cork, Utrecht e Brasov. Dicas anotadas. Abraços!!!

    ReplyDelete
  12. Dessa lista só conheço Bruges, Berlim e Praga e concordo com o que dizes de cada uma delas. Das três, para mim a maior surpresa foi Berlim que nunca me fascinou visitar mas quando lá fui mudei completamente a minha ideia... Adorei! E Praga... das cidades mais bonitas que alguma vez vi. Linda!
    Cheguei a semana passada da Tailândia e como é óbvio já ando com mil ideias para a próxima viagem. Para mim o mais dificil é sempre ESCOLHER o destino!!! Quero muito fazer pelo menos uma viagem para o ano. Gostava de fazer uma viagem "curtinha" na Europa mas gostava tanto de voltar à Ásia!!:)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai Bela como te entendo! Por vezes estou ainda na viagem a pensar onde ir a seguir :D Mas a Asia é aquele continente que ganhou o meu coração, por mim era metade do ano por lá, a explorar cada templo, cada cultura, cada praia, cada prato.

      Delete
    2. eheheheheh Eu tb sou assim. É vicio e não consigo controlar.... Ainda agora vim e já só penso em ir. :) Da Asia só conheço mesmo a Tailândia mas a vontade de ir lá explorar o resto é tãooooo grande!!! Pena que só tenho 22 dias de férias por ano. Este ano tive direito a mais 11 dias úteis, tantos (ou tão poucos) quantos gastei na Tailândia. 17 dias que deixaram muita água na boca. :)
      Beijinho e continua a postar coisas maravilhosas das tuas experiências a viajar.

      Delete
  13. vou ano que vem para a Europa e espero completar pelo menos mais 5 cidades dessa lista (já conheço Berlim e Praga)...estou super animada, adorei suas sugestões!

    ReplyDelete
  14. Quero muito ir a Estocolmo e a Berlim!
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ReplyDelete
  15. Dessa tua listinha já estive em Berlim e em Praga. Em 2017 vou à Roménia! Irei visitar várias cidades, incluindo Brasov :) Também tenho pena que o leste europeu por vezes fique meio esquecido... Eu gostei imenso da Polónia e da Bulgária.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Só passei à boleia pela Bulgária e achei um país tão lindo! Quero muito ir à Polónia e Hungria, já agora Lituânia e Estónia hehe Vais adorar a Roménia, a comida de lá é óptima!

      Delete
  16. Também não me importava nada !
    with love, KATE ❤

    ReplyDelete
  17. Concordo que as cidades europeias são as mais charmosas! Queria conhecer as cidadezinhas da Suécia!
    Destas já estive em Edimburgo e amei! Se pudesse voltava!

    ReplyDelete
  18. Todas essas cidades estão na minha wishlist, ainda que não seja uma a curto-prazo. Para o ano amava ir a Berlim, embora não seja muito provável. Pelo menos a Barcelona devo ir e também se fala numa viagem à Islândia. Vamos ver. ;)

    Joan of July

    ReplyDelete
    Replies
    1. "Não está na lista? Então quero ir" hehe Barcelona é uma cidade bem completa com praia, arquitectura de cortar a respiração e uma vida citadina interessante :D Ainda por cima tens lá casa e um amigo pronto a guiar-te, siiiiga!
      Islândia vinde a nós! Caraças pá, que este país já está na minha lista há demasiado tempo.

      Delete
  19. Nunca fui a nenhuma dessas cidades, mas as fotos e o entusiasmo com que falas delas vontade não me falta :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha falar de viagens deixa-me empolgada, tenho mesmo mesmo de iniciar um canal no youtube para verem melhor a minha cara de entusiasmo ^__^

      Delete
  20. Tenho de admitir que não conheço nenhuma :(
    Mas há muito que sonho em ir a Istambul e a Praga, não sei porquê mas são cidades que me cativam de uma forma inexplicável.

    Beijinhos e um Feliz Natal!
    http://aestilografa.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  21. Olá Marta!
    Desta lista apenas conheço Bruges e Utrecht... Ambas conquistaram o meu coração!!
    Ao ler te a minha vontade de conhecer outros sítios só aumenta.... Há tanto por descobrir!!!
    Bem lamentações não é comigo!!! Começo já em Fevereiro por ir passar uns dias a Roma!!! Vamos ver o que me espera!!
    Beijinho minha querida, continua a partilhar as tuas experiências que eu adoro ler-te!!

    ReplyDelete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.