August 19, 2016

TAG | Fotografia

Sabem que dia é hoje? Dia Internacional da Fotografia! Viva! 
No final de Abril, a Catarina Sousa desafiou-me para responder a uma tag de Fotografia. Como sabem, adoro responder tags e adoro ainda mais fotografia. Para celebrar este dia tão especial, deixo-vos as minhas respostas a esta tag tão interessante. 

Com quantos anos é que tiveste a tua primeira máquina fotográfica?
Aos 5 anos tinha uma máquina fotográfica descartável, mas acho que a minha mãe não revelava as minhas fotos :P Eram fotografias que não eram pensadas, ficava mais fascinada com toda a dinâmica de clicar no botão e ouvir o rolo a terminar. Normalmente os meus pais e irmão entregavam-me a câmara fotográfica deles para tirar as últimas fotos do rolo, para poderem finalmente as revelar.
Preferes fotografar ou ser fotografada?
As duas coisas!! Mas se tiver mesmo de escolher prefiro fotografar. Quando tinha 14 anos entrei num curso de manequim e vibrei com as fotografias do book :) Eu e a Catarina fizemos duas sessões fotográficas este ano, em que eu fui a modelo (Photoshoot: A free bird called Marta e Photoshoot: Once upon a time in Mexico)
Mas fotografar é a minha verdadeira paixão. Passo a vida a fazer fotografias mentais e por isso tenho andado mais frequentemente com a câmara. Quando estou aborrecida em casa, pego na câmara e exploro o meio envolvente. Se por um lado considero fundamental aproveitar o momento sem internets nem câmaras, por outro adoro rever momentos do passado, através de fotografias. 

Tens uma boa máquina para fotografar?
Sim, tenho a Canon Rebel 5, o equivalente à Canon 1200D. Mas estou sempre insatisfeita em relação a câmaras fotográficas! Agora que terminei o curso de fotografia gostaria de adquirir uma Canon 70D, uma Fujifilm 100x ou XQ2 e uma analógica Pentax K1000. O professor sempre disse que a câmara não interessa, não é uma câmara toda XPTO que faz um bom fotografo. Right.
Também tenho a Holga, uma toy camera da Lomografia, Panasonic Lumix DMT-FT25 para tirar fotos debaixo de água e uma analógica vermelhinha Konica EF3

Fotografas e publicas as tuas fotos?
Sim, maioritariamente nos meus blogs e redes sociais. Sharing is caring :)

Tumblr, WeHeartIt ou Instagram?
Instagram! Embora o Tumblr também seja ótimo.

Cita uma pessoa que te inspira para tirar as tuas fotos.
Vou citar a Cláudia Casal, blogger no A Place for Twiggs. Gosto dos detalhes e dos objectos que tira fotos como portas, janelas ou carros/motas antigas. Ela consegue arrancar tão bem sentimentos, sorrisos, alegria, numa perspectiva peculiar. Acho que a Cláudia utiliza a luz a seu favor de uma forma bem inteligente.  



Editas as fotos ou preferes que fiquem no modo original?
Prefiro não editar pois sou preguiçosa e não gosto dessa parte da fotografia. Porém considero muito importante e fulcral para melhores resultados. Ainda assim faço pequenas edições de vez em quando especialmente na exposição e luz, e gostaria de me debruçar mais nessa parte no futuro. 

Qual é o teu programa preferido para editar as fotos?
O Câmara RAW, por ser intuitivo e fácil de usar. 

Sonhas em ser fotógrafa ou fazes isso por hobbie?
Ora aqui está uma questão complicada de responder. Neste momento estou na fase de reflexão em relação à Fotografia. Se por um lado gosto imenso de fotografar e considero uma excelente profissão que poderei exercer no Mundo inteiro, possibilitando continuar a viajar; por outro lado aprendi no curso que não gosto de ser obrigada a fotografar, ou seja, quando estou sem inspiração não gosto nada de fotografar, ou imagino se um cliente quisesse um trabalho fotográfico no qual não sou apaixonada, iria ficar triste e frustrada. 
Por enquanto é um hobbie, só o futuro dirá se o irei fazer de forma profissional, mas adorava!

Qual a última foto que tiraste?
No Festival BONS SONS mas como esqueci o SD card uma fotografa exemplar usei a reflex dos meus amigos, agora estou à espera das fotografias pacientemente :) 
Antes de ir para o festival, tirei esta foto aqui em baixo, para deixar no meu instagram, como forma de ilustrar a minha última publicação do blog.



Qual foi a última vez que foste fotografada por alguém?
Foi no BONS SONS quando estávamos a passar a tarde na barragem de Castelo de Bode, perto de Tomar.

És daquelas pessoas que quer sempre registar o momento e leva sempre a máquina na mão?
Como já referi mais acima, há momentos que prefiro vivê-los e deixar a câmara de lado, mas na maioria das vezes sim, ando com uma câmara, nem que seja para garantir que a tenho, no caso de aparecer uma vontade louca de tirar fotos. 

Mostra uma foto tua (ou que tenhas tirado) que gostes muito.
Como podem imaginar tenho muiiiiitas fotografias das minhas viagens, então para chegar a esta foto tive que pensar no meu país favorito: India.



Os meus nomeados para esta tag são:
>> Ana do Aonde não Estou
>> Karkova do Downtown Diaries
>> Catarina do Mundo Indefinido
>> Mafalda do Nuts For Paper
>> Margarida do Pano Pra Mangas
>> Lígia do A Crush On

 * A primeira foto é da autoria de Ralph Gibson

Join the conversation!

  1. Que bem! Caramba, nunca mais me lembrei de responder a isto!

    A foto que escolheste é muito tu - muita vida e cor, gosto tanto! <3

    Jiji

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois, eu ía te nomear até que percebi que a Cat já o tinha feito.
      Concordo, a foto que escolhi tem tudo a ver comigo, aliás tudo o que contenha cores ou India sou tão eu :D

      Fico à espera para ver as tuas respostas Jiji!

      Delete
  2. I shall do this soon! :3 obrigada pela nomeação! <3 a tua foto está maravilhosa! :O

    ReplyDelete
  3. Excelente ideia! :D
    Aproveitei a deixa e respondi no blog.

    ReplyDelete
  4. Epah, estou um pouco atrasada para responder a esta tag :o Desculpa lá Martinha, mas só agora é que vi isto... Irei fazer, espero que ainda durante Outubro! Fica atenta :D

    Gostei muito das tuas respostas. Acho é que a tua mãe devia ter revelado as fotografias de quando tinhas 5 anos! Quem sabe não tinhas ali imagens magníficas :D A forma como as crianças vêem o mundo é sempre tão interessante, não achas?

    ReplyDelete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.