August 23, 2016

Planos para 2016: reflexão de meio ano


Se seguem o meu blog em inglês Shanti Free Bird, recordam-se que no inicio do ano escrevi uma lista com os meus planos para 2016. E não é que já estamos em Agosto e ainda não voltei aqui para vos contar como vai? Adoro escrever no blog sobre os meus planos, parece que assim tenho uma responsabilidade acrescida. Por outro lado é sempre giro ler os vossos comentários e saber os vossos planos/objectivos, que por vezes, são idênticos aos meus. 

Vamos ver como se encontra a minha situação até ao momento?
1. Usar aparelho
Vai acontecer em Novembro e estou cheia de medo :P

2. Aprender mais sobre fotografia e video
Tirei o curso de fotografia, que teve a duração de dois meses, quatro horas diárias. Aprendi a mexer nas funcionalidades da minha reflex e comecei a olhar para o Mundo de outra forma. 
Ultimamente ando a consumir vídeos no youtube como se não houvesse amanhã! Gosto de aprender a ver primeiro e depois sim, a fazer.  


3. Trabalhar Part-time
No final de Março comecei a trabalhar para a plataforma online de hostels e voluntários Worldpackers. Este trabalho tem a minha cara, não acham? Tenho conhecido pessoas incriveis, visitado hostels em Lisboa lindos, com uma decoração fantástica. 
Espero fazer trabalho de babysitting até o final do Verão, para ganhar mais uns trocos.

4. Viajar mais na Europa
No mês passado estive na Irlanda e na Escócia, dois novos países para mim. Espero conseguir visitar novamente a Suiça no final do ano.



5. Explorar Lisboa
Deve ser o plano que estou a seguir mais à risca :D Tenho conhecido cantos muito interessantes da capital, restaurantes, cafés, feiras, parques... Estou deslumbrada com esta menina e moça <3 

6. Escrever mais nos blogs
Estou a falhar imenso, não estou a conseguir organizar-me de forma a escrever pelo menos duas vezes por semana, que seria o meu objectivo mínimo. Tenho tantas ideias escritas no caderno, só tenho de as escrever e editar. A falta de tempo não é desculpa. 

7. Abrir um Canal no Youtube
Vai acontecer sim, mas preciso de mais tempo para praticar. Tenho também de aprender a gostar de ouvir a minha voz :P 

8. Comprar uma carrinha
Este vai para o ano :) Já me reformei da minha vida de mochileira, agora quero viajar com mais conforto e mais em Portugal. 

Com um interior deste estilo :) Fonte: Stern 

9. Escrever um livro
Finalmente estou no caminho! Não, ainda não escrevi uma linha mas aos poucos estou a marinar ideias e o que quero realmente passar com este livro. Talvez só esteja pronto para o final do próximo ano, quando fizer 10 anos de viagens ^_^ 

10. Consumir apenas detergentes e produtos de higiene naturais
Os detergentes podem ser facilmente trocados por um spray com vinagre de cidra e água. Quanto aos produtos de higiene, tenho encontrado muitos nas feiras de artesanato. Estou a utilizar um creme para a cara muito cheiroso e de boa qualidade, continuo a utilizar sabão orgânico para o corpo, só o shampoo é que continuo com dificuldades. Estou neste momento a experimentar um sabão para o cabelo e vou alternando com o shampoo em pó, tenho de fazer um género de "desmame" dos shampoos cheios de químicos e isso pode durar mais de um mês.

11. Fazer exercicio fisico três vezes por semana
Durante Março, Abril e Maio consegui esta proeza, mas em Junho estava a terminar o curso de fotografia e estava com imenso trabalho, por isso desisti do ginásio e depois veio o Verão... já sabem!

12. Comer saudável
Em Junho tornei-me vegetariana, quando a minha mãe fez-me conquilhas e lulas com batatinha e fiquei a olhar para aquilo sem vontade de comer. Decidi ouvir o meu organismo e até hoje não tenho vontade nenhuma de comer animais. Na verdade, até os lacticínios estão a fazer-me impressão, mas daí a tornar-me vegan, vai ser um longo processo.
Ao ser vegetariana alimento-me muito melhor, estou a comer mais legumes do que nunca e descobri que a comida saudavel não tem de ser aborrecida e pode até ser saborosa. Os videos da Made by Choices são em português e mostram receitas básicas e apetitosas!

13. Estar mais offline
Continuo a utilizar a internet muitas horas a fio, ou passo dias e dias sem meter os pés. Quando estou na praia ou num festival ou com pessoas, não quero saber de smartphone e espero continuar assim. Mas, volta e meia, continuo a passar quatro horas colada ao youtube :P

Voltei a escrever cartas e enviar postais durante as minhas viagens. Sabe tão bem aquele tempinho a escrever às minhas amigas antigas, que nem nos vimos uma única vez, mas temos tanto em comum. Escrever é uma terapia, para mim. Escrever para alguém é um prazer. Receber correio é uma alegria inigualável. As coisas mais simples da vida, são as melhores...

Uma foto publicada por ~ • Marta Chan • ~ (@martachantrips) a


14. Fazer trabalho voluntário
Desde que vim da Asia no inicio de Março, que faço voluntariado no Refood Alvalade. Curiosidade: o meu trabalho final do Curso de Fotografia foi uma foto reportagem do trabalho desenvolvido pelo Refood :D

15. Passar mais tempo de qualidade com a minha família. 
Estou a portar-me bem. Tenho ido inúmeras vezes ao Algarve, visito sempre a minha avó que está acamada (vejam A Eterna Espera, um ensaio fotográfico que fiz com a avó Dilia) e vejo a telenovela com os meus pais :) Sempre que fico uma semana no Algarve, passo um dia inteiro com a minha mãe e ela é quem escolhe onde vamos. 

Como podem ver, os meus planos para 2016 até estão a ser bem sucedidos. Tenho que, definitivamente, dar mais atenção ao meu querido blog, aprender a fazer videos e fazer mais exercício físico. Ainda bem que não fiz planos para leituras, se li 4 livros este ano, é uma sorte *upsss*

Como vão os vossos planos para 2016? Já realizaram muitas coisas?

PS - Gostariam de ganhar um E-Book com 100 pratos apetitosos de Lisboa? AQUI. 

Join the conversation!

  1. É assim mesmo: definir objetivos e concretizá-los. Força nisso! Abraço e boas viagens.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pela força Filipe, ainda faltam 4 meses para conseguir realizar toda esta lista. Yes I can :D

      Delete
  2. Estou certa que vais conseguir, é uma excelente lista!

    Um beijinho,
    Sofia

    http://laprincipessa.pt/

    ReplyDelete
  3. Que planos fantásticos que estabeleceste para ti este ano, Marta! :D Agora até me lembraste de ir fazer um check-up aos meus! ;)

    Quanto ao canal de youtube, se quiseres praticar, em gravar uns vídeos comigo! Ehehehe. Sabes que o meu canal também é recente. Se quiseres, já sabes. ;)*

    Joan of July

    ReplyDelete
    Replies
    1. QUEROOOOOOOOOOOO!! Quero quero! Vamos fazer uns videos bem humor negro e dar umas valentes risadas :D Será que iriamos ter muitos haters? hahaha

      Deixa lá no teu blog esse check up, adoro ler este tipo de publicação #cuscaassumida

      Delete
  4. Minha querida, onde tiraste esse curso de fotografia? Fiquei muito interessada e adorava saber mais :) canais do youtube bons para seguir também se aceitam sugestões! Um beijinho enorme

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sarita, o curso tirei no CENJOR, é uma parceira com o centro de emprego, inserido no programa vida ativa. Vale muito a pena!
      Quanto aos canais do youtube, tal como nos blogs, gosto de vários estilos. Alguns dos que sigo mais assiduamente:
      Ana Paula Buzzo
      Moce dum Cabreste
      Elise Buch
      Marimoon
      Made by Choices

      Espero que gostes <3

      Delete
  5. Não fiz planos, nunca faço. É como com as viagens, vou ao sabor do vento. :) Quanto ao aparelho, não te preocupes, estranha-se e depois entranha-se. Dói mais nos primeiros dois meses, depois esqueces-te dele. E quando tiveres os dentes que queres vais ver que valeu a pena. :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Como consegues não ter planos anuais? Ficaria taoooo desorientada :P
      Neste caso é para evitar futuros problemas com os maxilares, mas acho que vou gostar de ver os meus dentinhos direitos, finalmente! Passar a língua e estão todos alinhados :D

      Delete
  6. Também fiz uma lista com planos para 2016, mas escrevi num papel e confesso que há muito tempo que não olhava para ela (o teu post fez-me lembrar disso e já fui espreitar). Fiz algumas coisas que estão na lista, mas outras já não fazem sentido - por vezes, a vida muda e os nossos objectivos mudam também. De qualquer das formas, acho que vou começar a tornas a minha lista pública porque é como dizes: "parece que assim tenho uma responsabilidade acrescida."

    O teu ponto 6 também é algo que eu tenho de melhorar. Queria conseguir publicar uma vez por semana, mas não tem andado fácil. Eu sei que é só uma questão de organização, mas há sempre tantas coisas para fazer :o Enfim, irei conseguir, eu sei que sim :) Achei muito interessante a ideia da carrinha. Também não me importava de arranjar uma e andar com ela a percorrer a estradas de Portugal (e do mundo). Adoro o blog Made by Choices! Tem sempre coisas tão boas! Já experimentei fazer algumas receitas, que correram bastante bem.

    ReplyDelete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.