July 6, 2016

6 on 6 :: noite


Sou, decididamente, um Ser diurno. É logo pela manhã que estou a explodir de ideias e projectos, normalmente é quando me sinto mais inspirada para escrever no blog. Era um martírio quando terminávamos os trabalhos da universidade pela madrugada fora, o meu cerebro já estava cansado e praticamente desligado e não saía nada de útil daquela cabeça em curto circuito. 

Apesar disso, a noite tem um encanto quase sobrenatural. É quando conseguimos contemplar a Lua e as Estrelas. As fogueiras, acampar no mato, o silêncio. 
Iniciei o tema deste mês bem empolgada mas, no final, tinha apenas metade das fotos. Estava com esperanças de conseguir arrancar grandes fotos no festival MUSA mas deixei-me envolver de uma tal maneira, que não tirei nem-uma-única-fotografia. Não tive opção. Ontem depois do jantar, já no Algarve pronta para embarcar para a Escócia, peguei na canon às 23 horas e fomos dar uma voltinha. Juntas, conseguimos o resto das fotografias que precisava.

O tema Noite pode ser tanta mas tanta coisa! Mas aquilo que me surpreende mais e que considero mais belo é a disparidade entre o negro e as luzes, o jogo de contrastes e a possibilidade infinita de fotografar. Assim, a luz foi o meu objecto principal este mês, foi a minha inspiração mestre.

Estava a brincar com a câmara da minha amiga Susana, que completou trinta anos há dois dias, quando comecei a perceber a potencialidade desta vela. Acho que tirei umas dez fotografias de perspectivas diferentes. 

Fui conhecer o espaço da minha amiga Patrícia na Fábrica 29, mesmo pertinho da Estação de Santa Apolónia e, quando dei por mim, estava deliciada a tirar fotografias, enquanto ela fazia a manutenção das rastas do Nuno. É isso, quando a vontade de fotografar vem ao de cima, o melhor é aproveitar :)


A minha primeira vez nos Santos Populares de Lisboa. Foram noites inesqueciveis e que faço questão de deixar algumas recordações por aqui. 

Ontem, a caminho da praia, para sacar as últimas fotos para o 6 on 6 deste mês. Adoro esta escuridão com aqueles toques de luz, suficientes para iluminar o nosso caminho. 

Todos os meses tento tirar uma fotografia a mim mesma, mas este mês não consegui mesmo. Não vou estar aqui com desculpas, se fosse mais organizada teria o feito. 
Porém, mês de Agosto é mês de fotos tiradas no Reino Unido :) Nós já temos o tema e um desafio extra, ai ai qual será? Aguardem o próximo 6 on 6! 

Mas primeirooooo... vamos clicar nos links das outras magnificas bloggers que fazem parte deste Projecto Fotográfico que me é tão querido e, atenção, já vai a mais de metade do ano!

____________________________________________


Join the conversation!

  1. A última foto agarrou-me mesmo. É daquelas que nos faz imaginar o que estará escondido nas sombras - bom ou mau? :p Sou um ser da noite, é quando funciono melhor, mas digo-te, cara compincha diúrna, que te saíste mesmo bem! (e a primeira foto está top!)!

    Jiji

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada compincha nocturna :))
      A rua da última foto é mesmo obscura, sempre que passo por lá o meu coração bate com mais força 😁

      Delete
  2. Tal como a Joana ADOREI a última fotografia. Muito misteriosa. E a primeira também está super louca! Sou como tu, um ser completamente diurno - é quando consigo trabalhar melhor e me sinto mais criativa e com energia. Vou ver os resultados das outras meninas :p

    Aonde (não) estou

    ReplyDelete
    Replies
    1. Es cá das minhas então Anuxa! Um dia vou conseguir acordar todos os dias as 6h da matina para fazer yoga, meditar e cuidar de mim. Quando são 17h parece que já fizeste tanta coisa... não te dá essa sensação de produtividade? Um dia...

      Delete
  3. Também sou muito mais diurna tal como tu, mas concordo igualmente que a noite traz um certo fascínio. Seguiste a luz e é também ela que mais me atrai na noite :) A primeira foto, o que é? Gira!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Somos tão diferentes e tão iguais Vânia :) a primeira foto veio de umas luzes dentro de uma loja. Tirei algumas fotos mais óbvias mas depois comecei a brincadeira com o tempo é, com um tempo bem lento de 1/10 consegui este efeito.

      Delete
  4. Que belo resultado, Marta! As cores da primeira foto agarraram-me logo, mas a última arrancou-me o maior suspiro. O equilíbrio entre a luz e a sombra está soberbo. Tem muito mistério e, para mim, descreve perfeitamente numa só imagem a definição de "noite". :)*

    Joan of July

    ReplyDelete
  5. As cores da primeira foto estão fantásticas! Tal como as outras meninas, gostei imenso do mistério que a última foto transmite. Para mim a noite é muito isso... Mistério! Tal como tu, gosto do dia e sou uma pessoa diurna :P não quero cá mistérios! Ahah. Também gosto imenso da fotografia das janelas decoradas para os Santos. Tão alegre! :D

    ReplyDelete
  6. Parabéns, Marta! Estou a adorar :) fico com vontade de ver mais! Obrigada por partilhares. Jinh Vans

    ReplyDelete
  7. Eu prefiro fazer as coisas durante o dia, sou bastante mais produtiva, mas adoro a noite, e com ela por vezes vem alguma inspiração e fico a fazer coisas até mais tarde do que devia :) Acho que se pode dizer com segurança que a última foto foi a que agradou mais! A mim também, gostei imenso dessa fotografia. Também gostei muito da da vela, adoro o contraste da luz com o preto.

    ReplyDelete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.