April 26, 2016

Oficialmente estudante de fotografia

Estava em pulgas para contar-vos a grande novidade: entrei num Curso de Fotografia! WOOHOO! Sabem quando querem muito uma coisa mas vão adiando, adiando até não dar mais? É precisamente o lado menos bom de viajar a tempo inteiro, como não paramos num mesmo sítio durante muito tempo, acabamos por não conseguir realizar certos desejos. Agora que estou a morar em Lisboa não haviam desculpas e este ano tinha mesmo de frequentar este curso. 


Iniciou há apenas uma semana e eu não caibo em mim de felicidade. Nunca pensei que antes de pressionarmos no botão existem tantos pormenores a ter em conta, é o ISO, o diafragma ou o tempo e depois verificar se o foco está correcto, pufff... até que consiga alinhar isto tudo já o momento passou e a ideia da fotografia inicial esvoaçou. Com o tempo e prática vamos lá, porém, até lá, há que lidar com as frustrações frequentes :P


Admito que os dois primeiros dias de aulas foram massacrantes, dentro de uma sala de aula, entre quatro paredes, sem uma única janela, apenas luz artificial durante quatro horas com um intervalo de quinze minutos. Pensei que não iria aguentar mas ao terceiro dia já estávamos lá fora a praticar o que tínhamos aprendido nos primeiros dias e aí fiquei novamente radiante. 

Os trabalhos de casa são altamente viciantes e espero que o meu primeiro trabalho em analógico a preto e branco tenha ficado giro para poder partilhar convosco :) A fotografia analógica deixa-me com borboletas na barriga, por mais consciência que tenhas das fotografias tiradas, não podes revê-las num ecrã e terás de esperar até serem reveladas. E adivinhem? Somos nós quem o irá fazer! Aliás, iniciamos hoje e nunca pensei que fosse um processo tão demorado. Mas aquele quarto escuro, o cheiro dos líquidos, os materiais encantam-me de tal forma que só me apetece passar o dia inteiro a fotografar para depois revelar.


Se tiverem interesse, posso fazer publicações com dicas de fotografia, mais lá para a frente, quando for uma pro :D Gostariam?

* As minhas fotografias desta publicação foram tiradas pela Ana Luísa no Angkor Wat.

Join the conversation!

  1. Que bom Marta! Eu fiz um curso há uns anos, também aprendi a revelar, adorava aquilo! Como o processo é moroso faz com que se desenvolva uma outra relação com as fotografias. Não há nada de automático, tudo envolve espera, trabalho, paciência. Apaixonei-me pelo analógico desde aí e não vejo a hora de ter uma casa com condições para montar um quarto escuro! Aproveita bem e vai mostrando os trabalhos! :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. E será que tens alguns trabalhos para mostrar? Já nem sei para que lado me virar, agora quero comprar uma boa câmara analógica e mais lentes para a digital :P é um hobby divertido mas igualmente carote.

      Delete
  2. O meu pai quando era adolescente aprendeu e montou um pequeno estúdio de fotografia a preto e branco numa das casas de banho da casa dos meus avôs. Infelizmente nunca o voltou a montar e ainda não me ensinou o que sabe (está na altura de o espicaçar). Não sei se já te contei que a fotografia (agora digital) é uma espécie de hobbie cá de casa. Somos capazes de estar no mesmo sítio e tirar fotografar coisas completamente diferentes - cada um com sua sensibilidade e estética.

    Espero que continues escrever as tuas aventuras no mundo da fotografia, estou com curiosidade para as ler.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não fazia ideia dessa vossa dinâmica familiar com a fotografia :)
      Como gostaria de ter um quarto escuro para revelar fotografias em casa, aquela magia de ver os traços a aparecerem lentamente no papel <3

      Delete
  3. Go giiiirl :D Ah pá que inveja, gostava tanto de me meter numa aventura dessas - o analógico é um mundo desconhecido para mim!

    Jiji

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai jiji mete te sim, vais adorar, é a tua cara filha! :D

      Delete
  4. Boa!!!! Adorava saber as dicas, sim sim sim!!!!:) Mostra os resultados, adorava ver os teus trabalhos :) Vans P.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Partilho sim, mas vocês têm de prometer que vão ser honestos e dar me dicas para melhorar.

      Delete
  5. Siiim! Adorava conhecer as tuas dicas, Marta. E estou tão feliz por ti, por estares a tirar o curso que querias! :D

    Por falar nisso (Fotografia), posso ter um desafio para ti em breve. Temos que combinar alguma coisa! ;)

    Joan of July

    ReplyDelete
    Replies
    1. Claro que queres saber as minhas dicas, a tua sede de saber fala alto :D ainda vamos fazer coisas bem giras juntas <3

      Delete
  6. Que bom :)... Eu adorava fazer um curso, mas por vezes quando olho para os workshops ja sinto que sao bastante basicos :P

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha opa se soubesses o que me RI com o teu comentário. Um dos formadores farta se de gozar com esses workshops, eles diz que qualquer um de nós já está apto para dar um desses workshops :P pois um curso é outro nível ;) faz um curso! Não faças como eu que demorei dez anos até frequentar um!

      Delete
    2. Pois. Eu bem quero fazer o curso, mas agora acho que me vou focar no meu doutoramento.

      Delete
  7. Que incrível! Eu trabalho profissionalmente com fotografia há alguns anos, mas nunca fiz curso completo assim, deve ser muito legal. :) Bom curso! <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não é completo na realidade hehe o curso até se chama bases fotográficas mas há mais 3 cursos a seguir a este e espero conseguir frequentar todos :)

      Delete
  8. Fiz há muitos muitos anos, um curso de fotografia ainda não existiam quase nenhumas máquinas digitais. Lembro-me bem dessa sensação de não saber o que ia sair dali ;P

    Como sabes, fiz à pouco tempo um curso de fotografia, relembraram-me o básico e ensinaram-me a parte digital do assunto. O que falta mesmo é comprar uma boa máquina para tirar fotografias "WoW"! Assim que o fizer quero praticar muito e também saber as tuas dicas ;)

    Embarca no Eléctrico 28 e vem descobrir o melhor de Lisboa!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Continua a praticar anuxa, não o deixes de fazer mesmo com a tua câmara compacta. Assim qd tiveres a câmara wow só tens de treinar a técnica, mas o olho, a prespectiva, o conceito já o terás pois já praticante muito e és uma pro :D

      Delete
  9. Também ando há muito tempo para fazer um curso de fotografia, mas queria fazer dois, na realidade: um de fotografia analógica e outro de fotografia digital.

    Aproveita bem o curso, e espero ver dicas e fotografias por aqui :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. O que estou a tirar tem as duas vertentes: analógica e digital. Não podia ser de outra forma, temos de começar pela raíz até os tempos mais remotos.
      Tira masé esse curso Catarina :)

      Delete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.