March 6, 2016

6 on 6 :: movimento

Patinar. Viajar. Correr. Fazer adeus com a mão. Andar de elevador. Brincar. Nadar no mar. Saltar da terceira prancha das Piscinas Municipais. Escrever uma carta. Cozinhar. Dançar até o Sol raiar. Destralhar a casa. Dar pulos de alegria. Cantar até que a voz me doa. Fazer voluntariado. Ir às compras. Conduzir. Fazer malabarismo. Doar roupa que já não precisamos. Beber um chá quente. 

No nosso dia-a-dia estamos em constante movimento. Não paramos. Mesmo deitados no sofá a babar para a almofada estamos a ler um livro, a ver um filme, a falar com o amigo ao telemóvel. Mas movimento não quer dizer apenas o acto de passar de um lado para o outro. Existem grupos de pessoas que se juntam para sensibilizar e mobilizar outras tantas pessoas sobre determinado tema. Esses movimentos podem ser de cariz social, cultural, religioso ou político e são constituidos por cidadãos participativos e activos na sociedade que possuem determinados valores e principios e lutam por eles. Estamos a precisar de mais movimentos em Portugal? Pertences a algum? 

Quando o tema para o nosso querido projecto fotográfico 6 on 6 para o mês de Março foi lançado, sabia que não tinha de me esforçar muito pois quando estamos a viajar, a oportunidade de fotografia de movimento é uma constante. Por isso, para este mês limitei-me a viver o meu dia-a-dia nos países que viajei, tirando muiiiiiitas fotos. Algumas são mais artisticas, outras retratam o quotidiano de países asiáticos. Curiosos? 

A arte de pescar em Inle Lake, em Myanmar. Os homens utilizam o pé para remar em movimentos circulantes. A rede é uma pirâmide maior que a sua altura. Aqui, pescar deixa de ser uma actividade que exige paciência para ser uma arte.

As ruas de Yangon (capital do Myanmar) numa azáfama de pessoas que sobem, descem, param para observar-nos. Os homens que utilizam longyi tradicional como roupa do dia-a-dia. Por favor, não chamem saia, é uma ideia redutora. É o mesmo que chamar farda ao traje académico. Repitam comigo: longyi

Os elefantes a caminho dos passeios turisticos em que pessoas pagam vinte dolares para subir uma colina e ver o maravilhoso pôr-do-sol em Angkor, Cambodja. A exploração animal é um assunto muito delicado que nos toca a todos, afinal de contas somos nós que alimentamos esta actividade. Na mesma, tive de parar a minha bicicleta e apreciar este momento. Os elefantes são seres grandiosos com grande sabedoria. Respect

Banguecoque e as suas gentes activas. A primeira vez que cheguei à Tailândia, há cinco anos atrás, eram 6 horas da manhã e tinha a missão de encontrar um hostel. Pelo caminho ouvi uma música bem relaxante no ar. Nem podia acreditar nos meus olhos quando olhei para o nascer do sol lá ao fundo e um grupo enorme de séniores a praticar Tai Chi, em consonância. Apeteceu juntar-me ao grupo mas estava demasiado vidrada a contemplar tal vislumbre. 

Desta vez, enquanto fazia tempo para o night bus para Chiang Mai fui dar uma volta de barco pelo rio. Quando voltei decidi ficar a relaxar no parque e não é que uma banda filamórnica começou a tocar? Músicas como "Garota de Ipanema" (versão inglesa) ou "I will survive" foram deliciosamente tocadas, enquanto o Sol descia. Assim que terminou, a malta juntou-se e fez uma aula de ginástica. Inspirador!

O Sol a descer lá para os lados do Cambodja. A Natureza presenteia-nos com momentos surreais que podem ser aproveitados para ficarmos connosco mesmos. Para reflectir, para respirar, para fechar os olhos, para agradecer por mais um dia cheio de aprendizagens e aventuras. Imensamente grata, Mãe Natureza!

Stencil encontrado nos murais de Chiang Mai (Tailândia). Esta menina podia ser eu. Quase sempre com um vestido e a dançar livremente ao sabor do vento, movendo cada parte do corpo: as pernas, os braços, as mãos, as ancas, a cabeça, os pés, os joelhos, os ombros, as costas. A dança tem este poder em mim, de me sentir eu, livre de preconceitos. De levar-me para outros mundos, de me deixar ir, de me perder para depois me encontrar.

Vamos espreitar o que as outras bloggers talentosas nos reservaram para este mês? 


__________________________________________________

Temas Anteriores do Projecto Fotográfico 6 on 6: 


Join the conversation!

  1. Que fotos maravilhosas, Martinha! E que inveja boa dessa tua viagem! Adooooro a primeira foto. Parece que apanhaste a alma do senhor a olhar para ti :)

    Jiji

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tens de passar essa inveja boa para a realidade :P Vá moça, faz masé as malas, upa upa!

      Delete
  2. Amei as fotos <3 Essa primeira está incrível!

    ReplyDelete
  3. Que maravilhosas imagens e que belas palavras! Obrigada pela partilha que fazes aqui!
    Beijinho e boa semana*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico feliz que este post te tenha inspirado de alguma forma ^_^ Beijoca*

      Delete
  4. Eu sabia que ia haver fotos da viagem, nem poderia ser diferente :) Lindas. A primeira, talvez por ser a preto e branco (e eu tenho sempre um fraquinho por essas), está brutal. Acho que este tema não era tão atractivo para nós como foi o último, mas acabámos todas por conseguir óptimos resultados. :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também adoro fotografias a preto e branco, por um lado remete-nos para o antigo e por outro, fica ali um mistério no ar.

      Eu adorei este tema mas foi bem mais facil do que o Feminino, por exemplo.

      Delete
  5. Estava curiosa com o resultado deste mês, particularmente com as tuas porque já calculava que fosses apresentar fotografias de viagem. Adorei a primeira, mas mesmo. E a do sol é lindíssima. Ahh estou desejosa de ver mais coisas sobre a tua aventura :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aiiiii Ana tenho tanta mas tanta coisa para partilhar que preciso de uma ajudante pessoal ^_^ está atenta filha, eles vão estoirar a qualquer momento!

      Delete
  6. Mulher, tu andas por sítios maravilhosos! Que fotos bonitas :) adoro a primeira e a dos elefantes. Parece que os bichinhos estão numa azafama para chegar ao seu destino. E, tal como tu dizes, são animais com imensa sabedoria. Admiro-os imenso :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bota maravilhoso nisso e isto são só meras fotos :D Elefantes são o amor, quero ter um!!

      Delete
  7. Da próxima vez, leva-me contigo! <3
    Um beijinho enorme, minha irmã do vento

    ReplyDelete
    Replies
    1. A sério que queres viajar comigo Joaninha? Eu adorava *sorriso grannnnde*

      Delete
  8. Babei com as tuas fotos, Martinha... Estava com muita vontade de vir cá cuscá-las para poder ver mais um bocadinho dessa tua viagem fantástica.
    Acheo o longyi bem fashion se queres que te diga. :D E aquela foto da pesca? LINDA! É daquelas que imprimia e pendurava cá em casa se tivesse sido eu a tirá-la numa viagem minha. ;)
    Quero ver mais e ler mais sobre as tua viagem e tenho saudades dos teus blogs, ou melhor, de actividade nos teus blogs. Agora só falta o Shanti. :D**

    Joan of July

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu é que fiquei babada com as tuas palavras Cat ^_^ E olha, tens permissão de imprimir e enquadrar a foto da pesca para a tua casita nova :D

      Fica atenta, os posts estão chegando garota!

      Delete
  9. Adorooooo a primeira! Gosto mesmo! Foto com ar clássico sabes? Muito bem :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Clássico tipo Antigo? Orbigada Inês, beijinhos*

      Delete
  10. Opa as fotos estão espetaculares, quem me dera a mim... Beijinhos.

    ReplyDelete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.