March 6, 2017

Great Ocean Road em Melbourne

Durante a minha viagem de mochila às costas sozinha pela Ásia, resolvi fazer uma passagem pela Austrália e finalmente conhecer a cidade e casas que os meus primos moram. Não tinha intenções de ficar muito tempo mas a verdade é que estava a precisar duma pausa das viagens constantes, pois é, deslocar dum sítio para o outro de 4 em 4 dias, por vezes menos tempo ainda, cansa meus amigos.

Em Melbourne vi-me na moradia dos meus primos com muitas árvores à volta, sossego e finalmente tinha um frigorífico à minha disposição, um quarto só para mim e uma televisão enorme. Isto era um verdadeiro luxo naquele momento e gostei tanto do conforto e da cidade que fiquei cinco semanas por lá. Podia ter visitado Sydney ou a Tasmânia, mas não, fiquei-me por ali mesmo :)


Durante a minha estadia em Melbourne, de vez em quando combinava encontros e idas a eventos com a malta do couchsurfing. Um casal que tinha carro estava à procura de mais duas ou três pessoas para passarmos uns dias na Great Ocean Road, em modo road trip. Os amigos da minha prima já me tinham dito que tinha mesmo de visitar este lugar, pois ao longo desta estrada encontramos praias maravilhosas com água cristalina tal e qual como o mar caribe. Só que não tinha carro e, sinceramente, não me sentia à vontade conduzir em Melbourne, pois era o lado contrário, como no Reino Unido ou na Jamaica.

Então fiquei super feliz que este casal me tenha aceitado na sua road trip e mais um rapaz se juntara a nós. Estava um dia radiante, daqueles bem solarengos de céu azul vibrante. Já tinha ido ao supermercado fazer as compras de comida e bebida, a prima emprestou a tenda e estava pronta para a grande aventura. Nem tinha passado meia hora, o carro fez um barulho estranho e deixou de andar. Mesmo assim do nada. O casal ficou nervoso, estavam meio desamparados, afinal de contas o carro estava a funcionar na perfeição nos últimos tempos. Não tivemos outra solução a não ser pedir um reboque e voltar para casa.

Nem vale a pena dizer que fiquei triste e frustrada, a minha cabeça já estava lá. Vá lá que os meus primos são uns queridos e disseram-me que antes de ir embora iríamos passar um dia inteiro à Great Ocean Road. Yuppieee!



E assim foi, num Domingo cheio de Sol lá fomos nós para a nossa mini road trip. Não iriamos acampar, nem sequer explorar o Great Ocean Road afincadamente mas estava imensamente grata por esta oportunidade de passar um dia inteiro numa das highlights dos arredores de Melbourne. 

Foi um dia maravilhoso, mesmo com tantas famílias e turistas pelo caminho o meu coração estava a dar pulinhos de alegria. Nascida e criada no Algarve, a minha relação com o mar é demasiado forte e se ficar umas semanas sem o ver acabo por ficar desamparada, cabisbaixa e com muitas saudades.

Também têm esta fixação por vans? Devo ter umas mil fotografias de vans e autocaravanas das minhas viagens! Sonho com o dia que vou ter a minha própria van e juntas iremos explorar esses lugares escondidos do nosso planeta, especialmente aqueles lugares que têm poucas pessoas ou que parecem que ficaram esquecidos.

Estas rochas são chamadas de Twelve Apostles, só que hoje em dia são mais as Eight Apostles. Espero bem que não cheguem ao pontos de Three Apostles!

Esta é a minha prima Lena. Nasceu em Portugal mas aos 7 anos de idade a família emigrou para Melbourne. Quando a prima Lena e o primo Marcelo estavam na casa dos vinte anos, os seus pais voltaram para Portugal mas os irmãos permaneceram na Australia. De dois em dois anos visitavam a família no Algarve :)

A prima Lena ofereceu-me este biquini com a bandeira da Austrália, muito giro não acham? 

Encontrámos um verso de Luis de Camões em português! Admito que fiquei com as lágrimas nos olhos e orgulhosa dos nossos poetas :)

Gostaram de conhecer a Great Ocean Road? Se pudessem ir à Austrália onde iriam? 

Join the conversation!

  1. Camões na Austrália, que máximo :) É daqueles sítios que acho que só conhecerei daqui a muitos anos, de tão caras que são as viagens para lá! Também a curiosidade ainda não é imensa, quando quiser muito certamente arranjo forma. Também adooro vans. Gostava de ter uma. Um casal vizinho meu andou a renovar uma o ano passado, aqui mesmo, na rua junto aos prédios. Sempre que os via a trabalhar nela passava por lá e espreitava! Estavam a fazer tudo sozinhos, o interior todo em madeira, estava a ficar espectacular. Entretanto tiveram um problema, alguém passou bêbedo a conduzir pela rua e espetou-se na van deles :( desde então que não percebi o que aconteceu e não os vi muitas vezes. Não sei se entretanto conseguiram recuperar e seguiram pela Europa ou se desistiram da ideia. Mas tive pena, andava a ganhar coragem para lhes pedir para fazer um post sobre eles e a sua van lá para o blog. Enfim, na minha imaginação eles recuperaram e seguiram viagem :)
    Oh Marta, eu imagino-te MESMO com uma van dessas, toda decorada por ti. Tens de investir nisso :p

    Aonde (não) estou

    ReplyDelete
  2. É tão bom passar por aqui e... simplesmente, viajar! 💕

    Os textos, as imagens e toda a partilha envolvente, fazem-me mesmo viajar e... gosto tanto! 😊

    Bem haja,
    beijitos!

    ReplyDelete
  3. A Austrália está nos meus planos brevemente incluindo carrinhas e tudo hihihih

    ReplyDelete
  4. Opá que fotos lindas! Dás-me vontade de ir viajar já pelo mundo todo ahah :)

    Beijinhos,
    Shades of a Girl

    ReplyDelete
  5. Adorava ir à Austrália, não sei ainda bem visitar o quê em concreto!
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ReplyDelete
  6. Que fotos lindas! Adorava ir à Austrália! :)

    A Marca da Marta

    ReplyDelete
  7. É tão bom "viajar" contigo Marta, mesmo sem saír do lugar!
    beijinho e obrigada por tanta partilha.

    ReplyDelete
  8. Que imagens mais coloridas! E que peripécia! É terrível quando entramos em modo viagem e depois os planos nos saem furados e não conseguimos concretizar. Ainda bem que tiveste uma oportunidade mais tarde, e em família, o que é sempre tão bom!

    ReplyDelete
  9. Eu não tenho uma paixão enorme por vans em particular, mas gosto imenso de todo o tipo de veículos que se possam personalizar, seja uma pão-de-forma ou um jeep :D Um dia também irei ter um, e partirei por aí a desbravar o mundo eheh Em relação à Austrália... Acho que não está para breve, mas tenho alguma curiosidade. Mas acho que mais depressa irei à Nova Zelândia :P É pena que não tenhas explorado toda a Great Ocean Road, mas teres dito esse bocadinho já foi bom, não é?

    Mundo Indefinido

    ReplyDelete
  10. Quero tanto ir à Austrália! Ainda havemos de ir as duas de mochila às costas para um destino lindo qualquer :) O que achas? beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho uma ideia excelente! Estou sempre à procura de malta para mochilar comigo =)

      Delete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.