March 9, 2017

Dicas para andar à boleia em Marrocos

Quando planeamos a nossa viagem de mochila a Marrocos nem sequer propomos a ideia de andar à boleia, afinal de contas a comunicação social e a sociedade no geral sempre nos disseram o quanto é perigoso viajar em Marrocos, quanto mais entrar num carro de um estranho...

Tudo bem que os transportes em Marrocos são económicos e, de uma forma geral, tirando os lugares turísticos, Marrocos é um país barato para viajar. Mas se pudermos transportar-nos de graça para viajar mais tempo, se podemos conhecer mais marroquinos e partilharmos as nossas culturas, porque não andar à boleia?
Assim que chegámos a Tanger sentimo-nos seguros. Perguntámos a alguns marroquinos que conhecemos por lá se seria uma boa ideia andarmos à boleia em Marrocos ao que todos responderam que é seguro, até à data não tinham ouvido notícias de raptos, roubos ou o que seja. Então do que estávamos à espera? Siga!
Posso vos confidenciar que as 5 semanas a viajar por Marrocos à boleia foram de pura aventura e diversão, nunca sabíamos o que iria acontecer durante e após a boleia.

Aqui ficam algumas dicas para andar à boleia em Marrocos e caso não estejas interessado/a em fazê-lo um dia, lê na mesma para teres uma percepção mais apurada do que é a cultura marroquina :) 

1. Andar à boleia em Marrocos não é fácil... é extremamente fácil. Nunca esperámos mais de quinze minutos por uma boleia. Os marroquinos são um povo interessado noutras culturas, por isso se eles tiverem a oportunidade de estarem perto de pessoas oriundas de outros países, acredita, não vão desperdiça-la.

2. Normalmente é mais fácil para estrangeiros andar à boleia que os próprios marroquinos. Digamos que nós esperamos quinze minutos e os marroquinos esperam meia hora :) Não é assim tão mau. 

3. Muitos dos condutores irão pedir-te dinheiro, especialmente no Norte. Não fiques zangado/a pois faz parte da sua cultura. Se não te interessar dizes "Não, obrigada". Certamente vais conseguir uma boleia sem pagar em breve.

4. A nossa política quando andamos à boleia é nunca pagar. Se damos boleia a alguém na estrada é porque estamos a deslocar-nos para um lugar que iríamos na mesma, logo não pagamos mais nem menos por ter passageiros no carro. Como perdemos muitas oportunidades de boleia (quando um carro parava tanto eu como o Bruno falávamos com o condutor), passámos a dividir-nos: enquanto um falava com o condutor que parava o carro, o outro continuava a pedir boleia.

5. Se auto-caravanas não pararem para te dar boleia não te preocupes, muito raramente eles aceitam boleias. Nós temos esse pensamento que quem viaja em auto-caravana é mente aberta e quer ajudar os outros viajantes mas não é bem assim. Ou são um casal da Terceira Idade que está a fazer o seu percurso e não lhes dá jeito aceitar boleias ou então é porque uma auto-caravana é uma casa móvel e há pessoas que não se sentem à vontade com estranhos em sua casa. Alguém daí tem outra teoria? 

6. Prepara-te: vais viver a hospitalidade marroquina ao rubro! Os condutores vão te convidar para uma pausa para um chá ou café, para dormires na casa deles ou convidam-te para um duche ou almoço com a sua família. Para terem uma ideia, a primeira pessoa que nos deu boleia em Tanger quis oferecer-nos dinheiro! Não é esse o objectivo e negámos, só que ele foi tão insistente que tivemos de aceitar.

7. Normalmente utilizamos o nosso dedo pulgar para cima para pedir boleia certo? Mas em Marrocos eles utilizam dois dedos esticados como mostra a fotografia lá em cima. Mas é óbvio para eles que uma pessoa na estrada com o braço esticado está a pedir boleia :P 

8. Palavras cruciais: Boleia é Autostop e Não tenho dinheiro é Mafish Flus (esta expressão pode vos salvar quando são muito chatos nas medinas a quererem vender-te coisas "à força") 

9. Se o condutor parar o carro no meio do nada não entres em pânico! É a hora da reza. Os marroquinos levam a sério este momento por isso rezam em qualquer lugar que estejam, desde que tenham o seu tapete. Para terem uma ideia há salas de reza em todas as estações de comboio, autocarro ou barco.

10. Se utilizas o google maps para ter uma ideia das distância tem em mente que muitas estradas são nas montanhas (por exemplo: de Marrakech para Ourzazate), por isso demorará mais uma ou duas horas a chegar ao destino.

11. No Sul muitas estradas são desertos autênticos, mas não percas a esperança porque o segundo  ou terceiro carro que aparecer vai levar-te :D

12. Se estás numa grande cidade recomendo ires de autocarro até à vila mais próxima que faça parte da tua rota. O bilhete custa apenas 4 a 7 dirhams. 

13. Andámos uma vez à boleia à noite e correu bem mas é sempre melhor fazê-lo de dia. Aliás esta é uma dica de boleia para o Mundo inteiro, não só em Marrocos. 

Bem é tudo! Espero que com estas dicas para andar à boleia em Marrocos tenha desmistificado alguns estereótipos que temos sobre a cultura marroquina, nomeadamente sobre a segurança.

Quem já foi a Marrocos? Como foi a experiência? Quem se aventuraria a andar de boleia? :)  

Join the conversation!

  1. Adorei esta publicação sobre Marrocos, sinceramente. Achei muito interessante saber estas curiosidades sobre a sua cultura e é sempre útil saber de alguém com experiência estas dicas :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. É uma cultura bastante diferente da nossa Inês, por isso achei tão interessante =)

      Delete
  2. Nunca fui a Marrocos mas deve ser um lugar fascinante. Confesso que não me aventurava, sou demasiado mariquinhas :P

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quando experimentares uma vez não queres mais, diversão e factor surpresa garantidos hehe
      Marrocos é realmente fascinante mas também retira nos muita energia, é o dia inteiro a regatear preços, até o pão na padaria (!!)

      Delete
  3. Nunca fui a Marrocos mas tenho imensa vontade de ir! :)

    A Marca da Marta

    ReplyDelete
  4. Que experiência diferente no Marrocos. Ainda não conheço, mas tenho vontade. Vou lembrar dessas dicas para a minha viagem.

    ReplyDelete
  5. Nao sabia dessa facilidade e do fato de ser comum essa prática no Marrocos. Excelente post! Muito informativo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. É sim. Eu diria que juntamente com Belgica, Holanda e Alemanha, são os países mais fáceis de andar à boleia.

      Delete
  6. Quem diria que em Marrocos fosse tão simples conseguir uma boleia. Dicas preciosas aqui, essencialmente a de não entrar em pânico se o motorista parar para rezar, rsrsr.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha Naiara agora rimos mas na altura engolimos em seco até percebermos o que realmente estava ali a passar-se.

      Delete
  7. Que legal! Não sei se teria coragem mas achei interessantíssimo acompanhar esse post de vocês! Que show!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não é uma forma de viajar comum e a grande maioria dos viajantes não o faria, mesmo assim insisto: experimentem uma vez na vida. E em Marrocos seria mesmo bom!

      Delete
  8. que experiência única Marta, eu como sou bem medrosa não sei se pediria carona, mas pelo jeito não é tão complicado assim, se estivesse acompanhada de mais alguém até o faria!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois eu não gosto de apanhar boleia sozinha, tinha o meu Bruninho comigo para me proteger ^_^

      Delete
  9. Acho que não teria coragem. Após seu relato parece seguro e interessante conhecer pessoas e trocar experiências, mas ainda assim teria medo. Mas imagino que vocês aprenderam muito . :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ir a medo não é recomendado, pois é aí que tudo de mal acontece, é lei da atracção. Aprendemos tanto sobre a cultura marroquina!

      Delete
  10. Não sabia dessa facilidade de usar carona! E vocês usaram até durante a noite!Que danadas! Muitas histórias para contar não é mesmo? Beijos!

    ReplyDelete
  11. Olá! Eu não me aventuro a andar de boleia... em nenhum lugar!
    Mas de facto já "dei" (ia com motorista) boleia em Marrocos. Principalmente no interior, é muito normal andarem pela bermas de estradas de terra e a pedirem boleia. Paramos para trazer uma senhora de idade que ficou muito grata :D Apesar de não perceber nada do que ela dizia (pelo árabe e falta de dentes) deu para ver que é uma querida :D Boas viagens!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fizeram a boa acção do dia :) e nós que queremos retribuir ao Universo todas estas boleias e mais algumas e praticamente nunca encontramos ninguém a pedir boleia...

      Delete
  12. Ótimo saber dessas dicas e curiosidades sobre as caronas! Especialmente de um país com uma cultura tão diferente.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uma cultura bastante rica, arriscaria dizê-lo.

      Delete
  13. adorei o seu texto, não sabia que era tão facil pedir carona por lá (demorou um pouco pra descobrir q boleia é carona no BR) e fico feliz que colocou a foto (não sabia o que era o dedo pulgar). como q pode né, a mesma lingua e tantas diferenças!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. hahahah Angie! É um filme do caraças às vezes, é português mas há muita diferença, na giria então quase que é preciso um dicionario :D O mais importante aqui é quando um português e um brasileiro não se entendem jamais desistirem e começarem a falar em inglês, isso sim, seria o descalabro (conheces esta palavra? :P)

      Delete
    2. Hauehaue QQ tá acontecendo meodeos wtf

      Delete
  14. Eu até consigo perceber que algumas pessoas tenham medo de andar à boleia (ou de dar boleia, na realidade), porque não se conhece a pessoa, mas não é um medo um bocado irracional? Afinal de contas, qual é a probabilidade de o condutor que parou ser um assassino ou alguém que te quer raptar? Eu diria que é bastante baixa. Ou então sou eu que sou um bocado inconsciente, pronto. Eu sei que há países mais perigosos do que outros, mas sei lá, parece-me mais medo do desconhecido do que propriamente um medo justificado por provas concretas e irrefutáveis. Eu acredito que, na sua maioria, as pessoas são genuinamente boas.

    Falando de Marrocos em particular... Bem interessante, essa tua experiência! Adoro conhecer as particularidades de cada país, até em coisas simples como quais os dedos que se utilizam para pedir boleia ;)

    Mundo Indefinido

    ReplyDelete
  15. Parece realmente muito interessante. Adoramos aprender sobre viagens e afins e por aqui já aprendemos muito, por isso já te começámos a seguir.
    Achamos que íamos ter muito medo de pedir boleia, mas é uma aventura muito especial!

    ReplyDelete
  16. Eu quero muito ir a Marrocos! E as tuas dicas são preciosas :) Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ReplyDelete

Grata por comentares, adoro saber o que passa pela tua mente.

© Viver a Viajar.